TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO LINGUÍSTICA

Seminário: INTRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO LINGUÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Seminário  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

OBJETIVOS

 compreender o que são programas de computador;

 diferenciar hardware de software;

 conhecer os principais componentes dos computadores e suas funcionalidades;

 conhecer a linguagem dos processadores;

 diferenciar tradutores e interpretadores;

 compreender como é feita a escolha de uma linguagem de programação;

1. O que são programas de computadores

Computadores são máquinas capazes de realizar uma infinidade de tarefas em uma velocidade e precisão muito melhor do que nós humanos.

Atualmente, eles estão presentes nos mais diversos segmentos:

• indústria;

• negócios;

• telecomunicações;

• medicina;

• e na vida pessoal de bilhões de pessoas.

Na era em que estamos, seria incogitável viver sem essas poderosas máquinas. Porém, os computadores não conseguem fazer nada sozinhos, eles precisam ser orientados para executar qualquer tarefa.

O conjunto de orientações dadas ao computador, para que o mesmo execute uma tarefa específica, é chamado de programa de computador ou software.

2. Hardware X Software

O hardware é a parte física do computador. É composta pelos componentes elétricos, eletrônicos, chips, enfim tudo o que é físico no computador.

Já o software é o que não é palpável, ou seja, a imensa cadeia de instruções que faz com que o computador seja uma ferramenta útil.

3. Componentes de um computador

Figura 1: Componentes de um computador

Fonte: TI na net. Disponível em: <http://tinanet2011.blogspot.com.br/2011/04/1-mostre-graficamente-os-principais.html>. Acesso em 12 jan 2013.

O hardware de um computador é composto por vários componentes e cada um tem uma responsabilidade.

Os componentes de entrada/saída tem a função de comunicar o computador com o usuário e o usuário com o computador.

A memória secundária serve para armazenar grandes quantidades de dados e evitar que estes se percam com o desligamento do computador.

A CPU (Unidade Central de Processamento) é o cérebro do computador. Ela é a responsável por organizar todas as funções executadas pelo mesmo. Cabe a CPU executar as instruções dadas pelos programas de computador. Para executar os programas, o processador utiliza a memória RAM para armazenar as informações necessárias a execução dos programas.

4. Linguagem do processador

O processador é um circuito eletrônico digital. Deste modo, ele consegue processar informações apenas compostas por bits, ou seja apenas 0 e 1.

Isto se aplica também as instruções dadas nos softwares. Para que o processador possa entender, as instruções devem ser passadas em linguagem de máquina, apenas contendo números binários.

Os primeiros computadores criados eram programados apenas utilizando linguagem de máquina. Para inserir as instruções nestes, era necessário uma grande quantidade de pessoas que percorriam a gigantesca máquina acionando ou desligando interruptores.

Era um processo muito demorado e sujeito a muitos erros. Por esse motivo, surgiram as linguagens de programação, que são mais próximas as linguagens humanas.

5. Interpretadores e Compiladores

Para que os processadores possam executar as instruções escritas em linguagens de programação, é necessário traduzir as instruções para a linguagem de máquina.A tarefa de conversão é feita por um programa de computador que recebe as instruções de alto nível e as converte para instruções binárias. Existem alguns métodos para efetuar o processo de tradução. Os mais conhecidos são citados abaixo:

• Interpretador: Quando um interpretador é utilizado para efetuar a conversão, o mesmo vai percorrendo as instruções e à medida em que vai interpretando cada instrução, vai traduzindo para o processador, que então executa cada ação correspondente. Em cada execução do programa é necessário o uso do interpretador. O uso de um interpretador torna a execução do programa mais lenta.

• Compilador: Utilizando um compilador, as instruções das linguagens de programação geram um outro código em linguagem de máquina. A execução do programa é feita com o arquivo compilado, não sendo mais necessário o uso do compilador. A execução de programas compilados é mais rápida, porém, o programa deve ser compilado para cada tipo de processador e de sistema operacional.

6. Linguagens de programação

Uma linguagem de programação é um meio padronizado de escrever instruções para um processador. Existem uma infinidade de linguagens de programação e cada uma delas, foi construída com um propósito diferente.

A escolha de uma linguagem de programação deve estar condicionada ao tipo de problema que se quer resolver. Segundo LUZ (2009), a escolha de uma linguagem de programação deve ser guiada por alguns princípios:

Partindo do princípio de que uma linguagem deve facilitar a comunicação com outras pessoas e ajudar você a expressar seu conhecimento, vamos entrar no contexto do desenvolvimento de software e colocar em discussão um tema que gera muita confusão, acaba com longas amizades e até destrói casamentos.

Qual a melhor linguagem de programação?

Achar uma resposta para essa pergunta muitas vezes passa por encontrar todo tipo de argumento para defender a linguagem que você usa – o que pode ser um grande erro se fechar seus olhos para tecnologias que podem torná-lo um programador melhor.

O objetivo de uma linguagem de programação é permitir que um programador possa resolver problemas computacionais criando um conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com