TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de Cardápio Eletrônico

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

Alexandre Vieira dos Santos

Annanda Stephanie Amorim de Oliveira

Martinho Alexandre de Oliveira

Implementação de Software Livre

Cenário

A Autos Carros Ltda. é uma empresa do ramo de venda veículos situada na cidade de Uberlândia. Foi fundada em 1987 por dois irmãos, e começou a atuar com 3 funcionários em um pequeno galpão na periferia da cidade. Com o passar do tempo, a empresa foi ganhando reconhecimento pela qualidade de seus serviços, e conquistando cada vezes mais o mercado automobilístico da cidade e região. Hoje a empresa possui uma grande sede na zona central da cidade e possui aproximadamente 100 funcionários.

A empresa possui uma estrutura de TI (Tecnologia da Informação) contendo cerca de 50 estações de trabalho usando S.O. (Sistema Operacional) Microsoft Windows e a suite de aplicativos para escritório Microsoft Office. O pacote do Office contem aplicativos que dão suporte ao escritório, como o Word que é um editor para produção de textos; o Excel que é um aplicativo de planilhas eletrônicas; o PowerPoint que é usado para criação, edição e apresentação de slides; e o Outlook é usado como correio eletrônico. Já para acessar páginas na internet a empresa utiliza o navegador Internet Explorer.

Além dessas aplicações de uso geral para o escritório, praticamente todos os funcionários da empresa que utilizam computadores em suas atividades, usam também o ERP (Enterprise Resource Planning, em inglês, ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, em português), que foi adquirido de uma empresa especializada em TI Empresarial. Esse ERP é usado para gerenciar praticamente todas as áreas e processos da empresa, como Folha de Pagamento, Registro de Ponto, Contas a Pagar e Contas a Receber, Contabilidade, Gerenciamento de Estoque, Pedidos de Compras e Pedidos de Vendas.

Um dos proprietários da empresa, toma conhecimento de que as licenças dos softwares utilizados na empresa expiraram há algum tempo e não foram renovadas. Afim de evitar riscos desnecessários ele busca regularizar a situação o quanto antes, porém ao verificar o preço das novas licenças, ele acha bastante caro. Conversando sobre o assunto com um amigo, dono de uma conceituada construtora, fica sabendo que a empresa dele está utilizando Softwares Livres como alternativa aos Softwares Proprietários, e que isso está lhe economizando um bom dinheiro, mas ele lhe faz um alerta de que alguns aspectos devem ser ponderados antes de fazer uma transição como essa. Interessado em saber mais sobre os tais Softwares Livres e empolgado com a possibilidade de economizar um valor tão relevante, o sócio da empresa vem ao meu encontro e solicita que eu faça uma análise de viabilidade, para verificar a possibilidade de substituir algumas, ou até mesmo todas, as aplicações utilizadas atualmente na empresa por Softwares Livres.

Análise de Viabilidade

Resolvi começar a análise de viabilidade para implementação dos Softwares Livres com o Sistema ERP e com o Sistema Operacional pois seriam os mais críticos na transição e provavelmente seriam os pontos chaves para para tomarmos a decisão de substituir ou não as demais aplicações usadas atualmente.

  • ERP (Enterprise Resource Planning)

Pesquisando por soluções de Software ERP Livre, encontrei alguns sistemas como o “FREDOM ERP”, mas que não atraíram muito meu interesse, pois apesar da aquisição desses sistemas serem em sua maioria gratuitos, o custo do suporte deles costumam ser igual ou até mesmo maior do que o ERP que já possuímos, e como já havíamos pago pela aquisição do atual ERP só faria sentindo mudar se fossemos economizar no suporte e manutenção do sistema. Além disso seria bem caro migrar toda nossa base de dados para um novo sistema.

O sistema ERP usado atualmente pela empresa é um aplicativo desenvolvido  em Java voltado para Web e é executado através do navegador Internet Explorer. Ao entrar em contato com a empresa fornecedora do sistema fui informado que como o sistema foi desenvolvido em Java, que é uma tecnologia multi-plataforma, e se trata de uma aplicação em ambiente Web não teríamos problemas em mudar o sistema operativo de nossas estações de trabalho e que o suporte necessário para esse tipo de mudança já estava previsto no contrato firmado entre nossas empresas.

Baseado nessas informações, decidi que aconselharia a mantermos nosso ERP atual pois a migração para um ERP Livre não nos beneficiaria em nenhum ponto que valesse a pena arriscar uma troca de um ponto tão fundamental em nossa empresa.

  • Sistema Operacional

O sistema operacional seria outro ponto chave para nossa decisão final. Atualmente usamos em nossos desktops o S.O. Windows XP, que já é um sistema antigo e não é mais suportado pela Microsoft, a criadora do sistema. E como já havia sido verificado por um dos sócios da empresa, a aquisição de novas licenças para nossas estações de trabalho ficaria bem dispendiosa.

Buscando alternativas em sistemas operacionais livres, encontrei várias distribuições e versões do S.O. Linux, como a Mandriva, Oracle, SUSE e Red Hat Enterprise, porém a distribuição mais popular para desktops em ambientes empresariais é o Ubuntu. Qualquer uma delas poderá fornecer mais segurança e estabilidade, do que o Windows XP.

Como não teria nenhum custo para aquisição, e boa parte das configurações e do suporte ao novo sistema operacional poderia ser feita pelos próprios profissionais de TI de nossa empresa, o Linux se tornou uma opção muito viável para nossa empresa, mesmo sabendo que haveria certa dificuldade por parte dos nossos usuários, mas nada que não pudesse ser resolvido com um pouco de treinamento fornecido pelo pessoal da área de TI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com