TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação de um Sistema de Gestão e Banco de Dados

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.758 Palavras (24 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO E DE UM BANCO DE DADOS

CAFETERIA ESSÊNCIA E SABOR DO CAFÉ

Polo Bom Retiro

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO E DE UM BANCO DE DADOS

CAFETERIA ESSÊNCIA E SABOR DO CAFÉ

Nome: Michel Lisboa Castilho de Brito

RA: 1628319

Polo Bom Retiro

2018

RESUMO


Sumário

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        A CAFETERIA ESSÊNCIA E SABOR DO CAFÉ        8

3.        SISTEMAS DE GESTÃO        10

3.1        VANTAGENS DE UM SISTEMA DE GESTÃO        11

3.2        DESVANTAGENS DE UM SISTEMA DE GESTÃO        12

3.3        FATORES QUE IMPLICAM NO SUCESSO        13

3.4        ANÁLISE E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO        15

3.5        TEMPO DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO        16

3.6        CUSTO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO        18

4.        BANCO DE DADOS        21

4.1        MODELOS DE BANCOS DE DADOS        22

5.        REGULAMENTAÇÃO SOBRE O USO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        25

6.        PROJETO DE BANCO DE DADOS        26

7.        SISTEMA DE GESTÃO DE CAFETERIA (SGC-Click)        27

7.1        RECURSOS DO SGC-Click        28

8.        CUSTOS PARA DESENVOLVIMENTO        30

9.        CONCLUSÃO        32

10.        REFERÊNCIA        33

 


  1. INTRODUÇÃO

        O objetivo deste trabalho é apresentar a implementação de um banco de dados e um sistema de informação, visando aplicar os conhecimentos adquiridos nas matérias de Matemática Aplicada, Sistemas de Informação, Administração de Banco de Dados e Ética e Legislação Profissional, para a Cafeteria Essência e Sabor do Café.

        Desde a sua fundação em 1993 a Cafeteria Essência e Sabor do Café tem como valores o amor, a inovação, a simplicidade e a fé. Seu início foi bem comum como de muitos empresários, contando com apenas uma unidade de negócio que media 40 metros quadrados, com seu público-alvo centrado em pessoas que trabalhavam e/ou residiam na região da Avenida Paulista, que a princípio atendia a demanda.

A Cafeteria teve sua matriz fundada em plena Avenida Paulista, mais precisamente no bairro da Bela Vista, situada na cidade de São Paulo, mundialmente conhecida e centro financeiro do país, hoje tem mais 19 unidades comerciais e busca atender a seus clientes com os melhores, produtos, preços e atendimento.

Com o passar do tempo e o crescente consumo do café, os proprietários desejaram abrir novas unidades, visto que seus concorrentes também expandiam e começavam a criar suas redes de cafeterias. Conseguiram alcançar seu objetivo, atualmente contam com 19 unidades espalhadas pela capital paulistana, todas com layout e estrutura padronizadas, medindo 150 metros quadrados e contando com a colaboração de aproximadamente 34 funcionários por unidade, revezando-se em turnos.

A Essência e Sabor do Café busca sempre uma melhoria contínua e está sempre atenta as necessidades de seus clientes, portanto, todas as suas unidades são adaptadas para atender pessoas com deficiência, possuindo infraestrutura adequada a cadeirantes, além de cardápios em braile. Mantendo treinamento constante de todos os funcionários com a linguagem brasileira de sinais.

Com a implantação de um banco de dados e um sistema de informação a Cafeteria Essência e Sabor do Café poderá ter uma melhor gestão, visto que, todos os dados coletados através de seu sistema, garantirá ao gestor de cada uma de suas unidades de negócio, uma melhor visualização do desempenho financeiro e também uma melhor administração de seus recursos materiais e o seu capital intelectual.

Amor, inovação, simplicidade e fé são os valores referendados pela Cafeteria Sabor e Essência do Café.

Os valores que os levaram ao sucesso foram a qualidade, a organização, o espaço, a higiene, o sabor e o atendimento e que são prezados até hoje desde a sua fundação.

A idealização do presente trabalho, tem por objetivo demonstrar um projeto de implementação de um sistema de informação, junto com um banco de dados relacional. O projeto apresentado seria uma forma que vai de encontro ao desejo dos proprietários, que é estar entre os líderes no ramo de cafeterias em São Paulo. A longo prazo, almejam levar a todo Brasil a qualidade e o conforto, mantendo os princípios que os tornaram referência de qualidade em cafés.

Eles afirmam que sua missão é proporcionar uma sinfonia de sabores nos paladares, oferecendo uma vasta experiencia de altíssima qualidade, transpassando os sentimentos despertados pelo café, além de transmitir a cada momento da degustação uma experiencia empírica conectada ao relacionamento com a vida.

  1. A CAFETERIA ESSÊNCIA E SABOR DO CAFÉ

Fundada em 1993 na cidade de São Paulo em plena Avenida Paulista, em um Brasil Pré-Real (moeda brasileira adotada a partir de 1º de Julho de 1994), a Cafeteria Essência e Sabor do Café, contava apenas com uma unidade e que buscava atender o público circulante da região do bairro da Bela Vista, da capital paulista, que compunha-se principalmente por trabalhadores próximos e que transitavam diariamente por ali e também um público um pouco menor em volume mas de assíduos apreciadores de um bom café , que eram os moradores locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (354.7 Kb)   docx (232.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com