TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação de um Sistema de Informação e de um Banco de Dados

Por:   •  15/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.218 Palavras (21 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 21

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

 Cursos Superiores de Tecnologia

Implementação de um Sistema de Informação e de um Banco de Dados

2018

Implementação de um Sistema de Informação e de um Banco de Dados

Projeto apresentado para obtenção de nota na disciplina Projeto integrado multidisciplinar, da Unip-Universidade Paulista, do curso Tecnologia da informação-2ºSemestre.

2018

Resumo

 A tecnologia da informação é mais do que um conjunto de hardware e software, envolve também gestão de pessoas, administração e a organização como um todo. O objetivo geral deste artigo é expor as principais dificuldades e benefícios do uso da tecnologia da informação como ferramenta gerencial e busca de melhores resultados, para isso foi realizado um estudo de caso na Casa de Detenção de Cacoal – RO. A metodologia adotada foi a pesquisa descritiva e exploratória, realizada com métodos dedutivo e abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, realizada com o diretor administrativo e colaboradores da Casa de Detenção de Cacoal – RO. Verificou-se que os principais fatores que influenciam na implantação foram: a falta de conhecimento dos servidores em relação a software de gerenciamento de informação, a ausência de um bom treinamento para os servidores que manuseiam o sistema, hardwares ultrapassados, resistência a mudança de rotinas, entre outros.

PALAVRAS CHAVE: Tecnologia da informação. Casa de Detenção. Sistema gerencial.

ABSTRACT


Information technology is more than a set of hardware and software, it also involves people management, administration, and the organization as a whole. The general objective of this article is to expose the main difficulties and benefits of the use of information technology as a managerial tool and search for better results. A case study was carried out at the Cacoal - RO Detention House. The methodology adopted was descriptive and exploratory research, carried out using deductive methods and a qualitative approach. The technique of data collection was the semi-structured interview, carried out with the administrative director and collaborators of the House of Detention of Cacoal-RO. It was verified that the main factors that influence in the implantation were: the lack of knowledge of the servers in relation to information management software, the absence of a good training for the servers that handle the system, hardware exceeded, resistance to change of routines , among others.

KEY WORDS: Information technology. House of Detention. Management system.

Sumário

  1. INTRODUÇÃO5
  2. DESENVOLVIMENTO6

Conclusão 21

Referências Bibliográficas22

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo uma era de acelerado crescimento tecnológico que trouxe e ainda está possibilitando inúmeras mudanças no cenário social, político e principalmente econômico. Devido ao grande e crescente volume de informação que as empresas possuem, surgiu a necessidade do Sistema de informação. As grandes organizações logo perceberam esse recurso e se adaptaram utilizando do processamento de informação no alcance de mais eficiência em seus negócios, modificando toda a sua rotina organizacional.

Os sistemas de informação têm papel fundamental e cada vez maior em todas as organizações de negócios. Sistemas de informação eficazes podem ter um impacto enorme na estratégia corporativa e no sucesso da organização. As empresas de todo o mundo estão desfrutando de maior segurança, melhores serviços, maior eficiência e eficácia, despesas reduzidas e aperfeiçoamento no controle e na tomada de decisões devido aos sistemas de informação (DALFOVO et al., 1999).

Devido ao cenário de grandes concorrências advindo do poder das grandes empresas sobre o comércio, o negócio de pequeno porte enfrenta dificuldade para manter-se no mercado.

Assim, a necessidade de um planejamento estratégico voltado a processos sistematizados nasci de modo a garantir competitividade entre as empresas. Para tanto, é necessário observar, como condição de eficiência da ação, alguns quesitos de qualidade, proteção e confiabilidade de suas informações. Garantir mudanças e implementação da gestão focada nos aspectos tecnológicos são importantes ferramentas estratégicas que, operado por profissionais especializados, com estudos no mercado e que desenvolvam um sistema adequado ao seu ramo, assumem nesse contexto grande relevância.

Existem vários tipos de Sistemas de Informação que são utilizados de acordo com os objetivos e particularidade que cada empresa necessita.

OBJETIVO GERAL

A empresa estudada é uma empresa que está a 25 anos no mercado, possui várias franquias espalhadas pela região de são Paulo. Está em busca de estar entre os líderes no ramo de cafeteria a princípio em São Paulo, fazendo o uso de planejamento estratégicos que visem esse alcance dos objetivos a longo prazo, proporcionando qualidade, conforto e mantendo os princípios que a tornaram referência em qualidade. Nota-se a necessidade de implemento do sistema de informação um dos meios para alcançar tais objetivos.

OBJETIVOS ESPECIFICO

Analisar qual o investimento necessário para implantar o negócio;

  • Manter o controle operacional da empresa
  •  Fazer um controle rígido de caixa, de forma que o proprietário pode delegar esta função a funcionários
  • A integração dos processos internos e até os externos evita o retrabalho e dá maior confiabilidade e ganho de tempo
  • Sistema customizável, e durante a implantação se adequar às características da empresa do cliente

JUSTIFICATIVA

Este projeto visa apresentar estudos e analise de viabilidade da implantação de uma cafeteria na cidade de são Paulo, bem como, compreender os aspectos relevantes para a implementação do sistema no negócio de café da especifica empresa, que seja possível a este cumprir sua finalidade e atingir seu objetivo geral com eficiência.

Buscamos a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Matemática Aplicada, Sistemas de Informação, Administração de Banco de Dados e Ética e Legislação Profissional e apresentar um projeto de implementação de um banco de dados e de um sistema de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (318.4 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com