TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência das Inovações Tecnológicas para Ciclistas no Município de Porteirinha

Por:   •  24/11/2018  •  Artigo  •  2.687 Palavras (11 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 11

Influência das Inovações Tecnológicas para Ciclistas no Município de Porteirinha

RESUMO

Essa pesquisa discute a influência da tecnologia aliada ao ciclismo como esporte. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da tecnologia aliada ao ciclismo e investigar se no município de Porteirinha os ciclistas utilizam alguma tecnologia para melhoria do desempenho. Essa pesquisa caracteriza-se como descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Através da pesquisa bibliográfica percebe-se que a tecnologia é uma grande aliada do ciclismo enquanto esporte e essas inovações tecnológicas trouxeram uma grande evolução para esta modalidade de esporte e suas competições.

Palavras-chave: Ciclismo. Tecnologia. Esporte.

ABSTRACT

This research discusses the influence of technology allied to cycling as a sport. The objective of this research is to analyze the influence of technology allied to cycling and to investigate if in the municipality of Porteirinha the cyclists use some technology to improve performance. This research is characterized as descriptive, exploratory and with a qualitative approach. Through bibliographic research it is noticed that technology is a great ally of cycling as a sport and these technological innovations have brought a great evolution to this modality of sport and its competitions.

Keywords: Cycling. Technology. Sport.

1. INTRODUÇÃO

A cada dia a tecnologia tem estado cada vez mais presente na vida das pessoas já que é muito comum vermos tecnologia em toda parte. Essa evolução na tecnologia transformou a dinâmica da vida do homem, nos esportes não tem sido diferente e ela se tornou uma verdadeira aliada dos esportistas visto que proporciona melhoria do desempenho dos atletas.

A adesão da tecnologia nos esportes se deve entre tantos outros fatores ao intuito de melhorar a performance dos praticantes de esportes para competir até mesmo a nível internacional. Com isso, os investimentos em tecnologia são bem aceitos por organizações esportivas que procuram vantagens na hora de competir.

Apesar de toda essa evolução da tecnologia, não são encontrados muitos estudos científicos que abordem a questão da tecnologia aliada ao esporte, daí a necessidade de fazer esse estudo.

O objetivo desse trabalho é analisar a influência da tecnologia aliada ao ciclismo e investigar se no município de Porteirinha os ciclistas utilizam alguma tecnologia para melhoria do desempenho.

A metodologia de pesquisa tem como base a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo realizada com um grupo de ciclistas no município de Porteirinha.

Esta pesquisa possibilita ainda ampliar os conhecimentos sobre o assunto e serve como base teórica para outras pesquisas, além de contribuir para melhoria da sociedade e do esporte.

2. DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento explora a relação entre a tecnologia e o ciclismo, esporte praticado através do uso da bicicleta.

2.1. Aspectos Tecnológicos No Mundo Moderno

Os atletas da era digital têm um grande arsenal tecnológico a seu favor. Vários softwares que ajudam no desempenho dos atletas, mostrando até que ponto conseguem chegar e também no tratamento de lesões que levariam meses para estar curadas completamente e cujo tratamento, com a ajuda da tecnologia, dura somente algumas semanas. A tecnologia é frequentemente utilizada em diversos tipos de esportes e no ciclismo, que é o foco deste estudo não é diferente.

2.2. Ciclismo

Andar de bicicleta é algo que a maioria das crianças aprende a fazer tão logo surge o interesse e muitos levam para a vida adulta, seja no meio urbano como meio de transporte ou como prática de esporte. Mas o ciclismo é muito mais do que apenas andar de bicicleta, sendo considerado um dos esportes mais populares do mundo.

Ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta onde o objetivo dos participantes é chegar primeiro a num certo ponto ou fazer um percurso definido no menor espaço de tempo possível.

O ciclismo é uma excelente opção para quem gosta de aventura, ar livre, adrenalina e exercício físico na natureza. O ciclismo inclui competições de pista, de estrada, mountain bike, ciclismo urbano ou bicicross, entre outras. Todavia, é um esporte que exige que sejam utilizados os equipamentos de proteção corretos para garantir a segurança do ciclista e para evitar aborrecimentos desnecessários.

                                             O ciclismo é conhecido pelo mundo todo, e teve sua prática essencialmente esportiva, separada do uso da bicicleta como diversão ou transporte, iniciada em meados do século XIX na Inglaterra, onde a prática esportiva do ciclismo gerou aperfeiçoamentos na fabricação do veículo possibilitando o alcance de maiores velocidades (MARTINS et al., 2016).

Conforme Martins (et al., 2016), “acredita-se que a bicicleta tenha vindo para o Brasil juntamente com a chegada dos imigrantes europeus entre o final do século XIX e o início do XX”. De acordo com Melo e Schetino (2009, p. 112 citado por Carli, 2012, p. 1-2) ”a bicicleta foi sendo incorporada de inúmeras formas pelos usuários: como meio de transporte, lazer, competições e situações de contemplação da natureza”.

Ainda segundo com Martins (et al., 2016) “o ciclismo como forma de competição, começou a ser praticado em 1892 no Brasil, quando foi construído o Velódromo Nacional no Rio de Janeiro”.

                                             A bicicleta ganhou lugar na prática esportiva no momento em que teve seus mecanismos aperfeiçoados e foi ganhando mais velocidade até que foi incorporada à prática do ciclismo. No início, era usada como forma de diversão e lazer e apenas depois foi incorporada como meio de competição e transporte (MELO; SCHETINO, 2009, p.116 citado por CARLI, 2012, p. 2).

Segundo a Organização das Nações Unidas (1987) “o planeta compreende mais de 420 milhões de ciclistas, sendo que cerca de 97% das pessoas utilizam a bicicleta como meio de transporte e 3%com finalidade esportiva ou educativa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com