TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inicio da Tela de um sistema para Restaurante

Por:   •  22/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RESTAURANTE

Com base nos objetivos descritos no manual do PIM-II disponível no AVA BB, desenvolvemos uma ideia para solucionar os problemas de perda e desencontro das informações dentro do restaurante e a comunicação entre eles também.

Muitas empresas nos dias de hoje, ainda não conseguem ter controle absoluto das informações em uma única tela ou sistema, sejam por ter galpões de armazenamento fisicamente e geograficamente separados e consequentemente sistemas separados, seja por falta de organização das informações, seja por falta de procedimento dos setores envolvidos no estoque, em qualquer uma das opções a empresa tende a não conseguir criar uma regra de negócio eficiente quando necessário. Alguns dos setores mais afetados nesse processo3 são Compras, Almoxarifado, Financeiro e Contabilidade. Compras porque faz um pedido de compra divergente (para mais ou para menos) da necessidade ou demanda. O almoxarifado porque ao liberar o material para consumo, percebe que a quantidade comprada não atende ou não sobra nada para a formação de um estoque de segurança. o Financeiro porque os recursos disponibilizados (fluxo de caixa) tendem a ser utilizados nas compras emergenciais para atender um estoque mal administrado e consequentemente gerando desequilíbrios nas contas. Esses são apenas alguns dos problemas gerados em um controle desorganizado das informações da empresa.

Esse sistema, já nasce com a premissa de trabalhar em modo multi-empresas a fim de poder agrupar as informações lançadas de todas as empresas ao final de uma semana ou um mês e gerar planos e regras de negócio essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa e em qualquer ramo.

As telas criadas foram criadas com base nos processos de funcionamento de um restaurante que se entende por:

1. Controle de Colaboradores (RH e DP).

2. Compras e Suprimentos (Compras).

3. Controle do Estoque (Estoque e Custos).

3. Controle do Restaurante (Controle do Restaurante).

4. Controle Financeiro (Financeiro).

TELA DE LOGIN1

Essa tela tem a função de controlar os acessos às informações registradas no sistema como Cadastro de Produtos, Cadastro de Colaboradores, Saldos Financeiros, etc. Nela são necessárias três informações (Usuário, Senha e Empresa que é a filial do restaurante que se quer acessar) conforme a imagem 1 e 2:

As filiais poderão ter acesso umas às informações das outros se o gerente criar um usuário para isso caso contrário, todos os cadastros e as operações realizadas serão registrados em nome da filial selecionada nessa tela.

Com essa ideia de controle de acesso às informações, criamos também níveis de acesso por usuário evitando que quem tenha acesso às informações, não tenha acesso irrestrito às mesmas como, por exemplo, um garçom acessando as informações de faturamento do restaurante.

Após acessar o sistema, o usuário se depara com uma tela que chamamos de Principal, onde se encontra informações de data/hora, usuário atual do sistema, terminal de acesso, filial atual e os módulos que o mesmo tem acesso conforme mostrado na Imagem 4.

Os módulos disponibilizados nesse sistema são:

1. RH e DP

Esse módulo é responsável pelo controle de colaboradores da filial atual. Nesse módulo é possível registrar, demitir, realizar folha de pagamento, controlar as faltas e atrasos dos colaboradores cadastrados bem como verificar e transferir colaboradores entre as filiais, controle de comissões do restaurante e controle de usuários do sistema.

Conforme mostrado na Imagem 5, vemos a tela de controle do módulo e será por onde o usuário terá acesso às funções necessárias.

1.1 Cadastros de Colaboradores

Na tela de cadastros, temos a opção Colaboradores que serve para gerenciar os colaboradores cadastrados e cadastrar novos colaboradores. As Imagens de 6 até 12 mostram as informações que são possíveis gerenciar.

Nessa tela (Imagem 6), é possível realizar uma pesquisa para filtrar a lista de colaboradores utilizando palavras inteiras como nome completo ou setor, caso tenha um número elevado de colaboradores. Também é possível pesquisar apenas com o início de palavras como Cami (de Camila) e o sistema localiza tudo que começa e termina com Cami.

Na Imagem 7, é a tela que mostra o cadastro do colaborador com diversos campos à preencher e separados por Abas/Guias para facilitar a organização das informações. Com isso, teremos todas as informações possíveis, disponíveis a poucos cliques e principalmente, não tendo mais a necessidade de conferir e/ou verificar o arquivo físico que, em muitas empresas, não são mantidos no mesmo prédio.

1.2 Cadastro de Usuários/Acesso

Podemos observar aqui que, é possível o controle de usuários que acessam o sistema e controlar também os níveis de acesso ao sistema conforme as Imagens 12 e 13, respectivamente.

Nessa tela, é possível realizar uma pesquisa para filtrar a lista de usuários utilizando palavras inteiras como nome completo ou usuário, caso tenha um número elevado de usuários. Também é possível pesquisar apenas com o início de palavras como Cami e o sistema localiza tudo que começa e termina com Cami.

Na imagem 13, na coluna Módulos, são os módulos que o usuário tem acesso. Na coluna Tipo de Acesso é onde se define qual o nível de acesso do usuário ao respectivo módulo. Exemplo: Esse usuário tem os acessos de Compras, RH e DP e Vendas com nível de acesso 0, que é somente leitura das informações e nos módulos Controle do Restaurante e Estoque e Custos tem o nível de acesso 1 que permite a inclusão/alteração de algumas informações. Abaixo segue uma definição dos tipos de acesso:

Tipo de acesso 0: é definido como um usuário que tem acesso apenas de visualização das informações não sendo possível nenhum tipo de cadastro e não tem acesso às informações gerenciais.

Tipo de acesso 1: é definido como um usuário que tem acesso a visualização das informações, é possível realizar cadastros no módulo em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com