TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTÓTIPO DE UMA TELA - SISTEMA DE OUVIDORIA

Por:   •  17/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.444 Palavras (14 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]



[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        PROTÓTIPO DE UMA TELA - SISTEMA DE OUVIDORIA        5

3.        SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL        6

3.1        SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: OPERACIONAL        7

3.2        SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: GERENCIAL OU TÁTICO        7

3.3        SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: ESTRATÉGICO        7

4.        SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL        8

4.1        A IMPORTÂNCIA DO SIG PARA AS EMPRESAS        9

5.        CÓDIGO DE CÉSAR, SIFRA DE CÉSAR OU TROCA DE CÉSAR        11

6.        PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL DESENVOLVIDOS POR UNIVERSIDADES DO ESTADO DE MATO GROSSO        13

6.1        UNEMAT (EAD) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA        13

6.1.1. CURSOS OFERECIDOS        14

6.2. UFMT (EAD) EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA        15

6.2.1. CURSOS OFERECIDOS        16

7. CONCLUSÃO        18

8. BIBLIOGRAFIA        19



  1. INTRODUÇÃO

Utilizando os conceitos de IHC que adquiri neste primeiro semestre, apresentei um protótipo de uma tela de sistema, a ilustração mostra parte de um sistema para controle de ouvidoria.

Será apresentado detalhes sobre os sistemas de informações gerenciais e operacionais (SIG e, que atualmente muitos administradores gerenciam suas empresas de forma simples sem planejamento que acarretam decisões equivocadas e erradas, logo geram prejuízo para a empresa e levam ao caos administrativo.

Para ajudar o gestor existe o SIG (Sistemas de Informações Gerenciais). Oliveira (2008) define os sistemas de informações gerenciais como processos utilizados para transformar dados em informações que auxiliem no processo decisório da empresa.

O objetivo geral deste trabalho é apresentar de forma resumida o funcionamento e aplicação prática de um sistema de informação gerencial e também de um sistema de informação operacional.

Pretende-se demonstrar os ganhos em termos de velocidade na obtenção de indicadores, na avaliação destes e na aplicação de medidas para a obtenção das metas estipuladas além de apresentar se houve o retorno financeiro gerado pela utilização do sistema, justificando a implantação do sistema e sua manutenção.

Ainda falando de tecnologia, através de pesquisas realizadas em duas universidades, foi possível demonstrar que através da EAD, estas universidades conseguiram resgatar e reintegrar novos alunos, estes por algum motivo, não tiveram oportunidade de ingressar em uma universidade, seja por questões econômicas ou sociais.


  1. PROTÓTIPO DE UMA TELA - SISTEMA DE OUVIDORIA

Usando os conceitos de interface em IHC que adquiri neste primeiro semestre, procurei desenhar uma ilustração de um sistema para controle de ouvidoria, nesse caso o denominei de SIS OUVIDOR. No desenho apresentado abaixo, procurei criar uma interface simples e intuitiva, uma vez que nosso suposto sistema, visa gerenciar chamados de uma ouvidoria, podendo registrar, alterar, excluir, realizar consultas, efetuar trâmites, imprimir relatórios e também realizar alguns ajustes e parâmetros no sistema.

[pic 12]

Figura 01: Tela Inicial do Sistema.

[pic 13]

Figura 02: Tela para Inserir os Chamados.

  1. SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL

Os sistemas de informação podem ser classificados de acordo a informação que será processada. Desta forma, a classificação dos sistemas de informação geralmente é feita de acordo com a pirâmide empresarial, composta pelos níveis estratégicos das organizações.

[pic 14]

A pirâmide empresarial é composta pelos seguintes níveis estratégicos:

[pic 15]

  1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: OPERACIONAL

Formado por operações rotineiras; normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída.

Exemplos: formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.

  1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: GERENCIAL OU TÁTICO

Formado por operações de apoio na tomada de decisões. Tem função gerencial e trabalha com informações agrupadas.

Exemplos: Total de produtos vendidos, índice de cobertura de clientes, volume de vendas no mês. Relatórios analíticos e sintéticos.

  1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: ESTRATÉGICO

Formado por operações estratégicas; apóia a alta diretoria filtrando as informações fundamentais e altamente estratégicas.

Exemplos: Projeção de vendas para o mês seguinte; Fluxo de caixa; Lucro efetivo por produto; Comparativo de desempenho da empresa, segmentos ou produtos.

Um sistema poderá estar relacionado com mais de um dos níveis acima. Um exemplo disso é um grande sistema bancário, nesse caso teremos:

Operacional: caixa, caixa eletrônico, abertura de conta.

  1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Atualmente vemos um cenário de grande competitividade entre as empresas nos mais diversos segmentos e para que possam obter êxito nessa acirrada disputa em busca de resultados cada vez mais ambiciosos. Além da manutenção e da satisfação de seus clientes, as empresas são obrigadas a lançar mão da utilização de ferramentas de otimização do gerenciamento das informações disponíveis em suas bases de dados, possibilita os executivos e gestores tomar suas decisões com base em informações atuais e fidedignas. Diminuindo então significativamente o tempo de resposta aos diversos comportamentos do mercado e da própria empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (438.5 Kb)   docx (251.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com