TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações Tecnologicas

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 9

Inovação em Tecnologias Aplicadas a Sistemas de Informação – Exercícios De Fixação.

Questionário 02 – Parte Teórica (aulas 02 e 03)

Observe o gráfico abaixo:

Mediante à análise do gráfico acima podemos afirmar que:

a. Em relação às exportações de commodities, grande parte delas acontecem no Brasil devido a investimentos em alta tecnologia.

b. No que tange aos produtos manufaturados de alta tecnologia, o Brasil se encontra bem aquém em relação ao resto do mundo.

c. No que tange aos produtos manufaturados de baixa tecnologia, o Brasil se encontra bem além em relação ao resto do mundo.

d. No que tange aos produtos manufaturados de média tecnologia, o mundo se encontra bem aquém em relação ao resto ao Brasil.

e. Nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.

Observe o gráfico abaixo e, em seguida:

Mediante à análise do gráfico acima podemos afirmar que:

a. No que diz respeito às implementações de inovações tecnológicas significativas, as indústrias brasileiras se encontram equiparadas com a média dos países desenvolvidos como Alemanha e Bélgica

b. Mais da metade das indústrias brasileiras implementaram inovações tecnológicas significativas, equiparando-se, assim, a países desenvolvidos como Alemanha e Bélgica.

c. Menos da metade das indústrias brasileiras implementaram inovações tecnológicas significativas, equiparando-se, assim, a países desenvolvidos como Alemanha e Bélgica.

d. Menos da metade das indústrias brasileiras implementaram inovações tecnológicas significativas, o que equivale a quase a metade das implementações realizadas por países desenvolvidos como Alemanha e Bélgica.

e. Nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.

03. Analise as assertivas abaixo:

I - A capacidade tecnológica de uma empresa está inserida em sua força de trabalho. Empregados capacitados são considerados um recurso-chave de uma empresa inovadora. Sem trabalhadores capacitados a empresa não conseguirá dominar novas tecnologias e, muito menos, inovar.

II – A inovação tecnológica aumenta os custos diminuindo as margens de lucro em relação aos preços vigentes propiciando desvantagens de custo sobre seus concorrentes.

III - A capacidade de inovação consiste exclusivamente de um parque tecnológico bem equipado, pois o ativo tecnológico é o fator principal que diferencia a empresa em relação a seus concorrentes.

De acordo com as assertivas acima, podemos afirmar que:

a. somente a alternativa III está correta.

b. somente as alternativas II e III estão corretas.

c. somente as alternativas I e III estão corretas.

d. somente a alternativa II está correta.

e. somente a alternativa I está correta.

Inovação em Tecnologias Aplicadas a Sistemas de Informação – Exercícios De Fixação Pag. 3

04. No que tange às estratégias adotadas na implantação, melhoria e na manutenção dos processos de inovação tecnológica, denominamos ___________________ o tipo de estratégia no qual são contratados profissionais bem qualificados e pesquisadores, porém o processo ocorre de forma mais conservadora, sendo que se aproveitam inovações já implementadas e, consequentemente, já testadas. Seu departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) geralmente se utiliza de ações oriundas de concorrentes para possíveis implementações, com o intuito de minimizar os riscos de sua inovação.

a. Estratégia Tradicional

b. Estratégia Inibidora

c. Estratégia Ofensiva

d. Estratégia Defensiva

e. Estratégia Dependente

05. No que tange às estratégias adotadas na implantação, melhoria e na manutenção dos processos de inovação tecnológica, denominamos ___________________ o tipo de estratégia no qual as empresas não buscam atingir o primeiro lugar, conformando-se com posições intermediárias. São fortes na área de engenharia e desenho de produção com grande capacidade de imitar e aprender como (Know-how). Por isso, eles têm baixos custos de produção e desenvolvimento.

a. Estratégia Oportunista

b. Estratégia Inibidora

c. Estratégia Ofensiva

d. Estratégia Tradicional

e. Estratégia Dependente

06. No que tange às estratégias adotadas na implantação, melhoria e na manutenção dos processos de inovação tecnológica, denominamos ___________________ o tipo de estratégia no qual o perfil é de empresas terceirizadas, ocupando nichos específicos deixados pelas empresas. Elas são extremamente conservadoras e de perfil robusto.

a. Estratégia Oportunista

b. Estratégia Inibidora

c. Estratégia Ofensiva

d. Estratégia Defensiva

e. Estratégia Dependente

07. No que tange às estratégias adotadas na implantação, melhoria e na manutenção dos processos de inovação tecnológica, denominamos ___________________ o tipo de estratégia utilizado por um pequeno número de empresas, as quais procuram o perfil de liderança com capacidade de inovar e concorrer. Seu departamento de pesquisa e desenvolvimento é visto como um setor de extrema importância. Buscam sempre profissionais altamente qualificados e pesquisadores para suas posições estratégicas de inovação.

a. Estratégia Oportunista

b. Estratégia Inibidora

c.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com