TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalando e Configurando o Pacote do Servidor DHCP

Por:   •  11/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Slide 6 - Primeiro usamos o comando apt-get install isc-dhcp-server que vai fazer o download e instalar o pacote DHCP.

Slide 7 - O terminal vai tentar iniciar o serviço DHCP mas vai falhar, porque ainda não tem nenhum escopo (que é uma faixa de endereços IP) DHCP criado. Os pacotes estão instalados, mas o DHCP ainda não está funcional.

Slide 8 - Usamos o comando nano /etc/network/interfaces para configurar a rede.

Slide 10 - Mudamos inet dhcp para inet static, ou seja, vai gerar um endereço IP estático. Depois configuramos o endereço utilizando os parâmetros address para escolher o endereço IP do servidor DHCP,  netmask para configurar a máscara de subrede, network para configurar a rede e broadcast. Essas configurações servem para colocar um IP fixo no futuro servidor DHCP.

Slide 11 - Usamos o comando nano /etc/dhcp/dhcpd.conf para abrir o arquivo de configuração do arquivo DHCP. Nesse arquivo vamos criar os escopos e configurar as opções gerais do DHCP.

Slide 12 - O comando ddns-update-style none faz com que atualizações dinamicas de ddns são sejam aceitas. O comando option domain-name serve pra configurar o nome do seu domínio. O comando domain-name-servers serve pra configurar os nomes dos seus servidores de dns. Default-lease-time e max-lease-time são os comandos que vão configurar o tempo de concessão(tempo durante o endereço IP pode ser usado) mínimo e máximo do endereço IP.

Slide 14 - Nos tiramos o sustenido antes do authoritative tornando o servidor DHCP o servidor oficial da sua rede.

Slide 16 - Agora fazemos as configurações de sub-rede. Colocamos nosso endereço de rede, que vai ser o endereço do escopo, em subnet e nossa máscara de rede em netmask. Em range nós vamos colocar a quantidade de endereços IP que vão ser distribuídos pelo DHCP. Acrescentamos a opção option subnet-mask que é a mascara de sub-rede. Acrescentamos option broadcast-address para configurar o endereço de broadcast da rede. Pronto, está criado o escope.

Slide 17 - Com o comando dhpcd –t checamos a sintáxe para ver se há algum erro  sintático.

Slide 18 - Usamos o comando nano/etc/default/isc-dhcp-server para especificar quais interfaces de rede irão responder a solicitações de DHCP.

Slide 20 - Colocamos a interface que vamos usar entre as aspas após INTERFACES.

Slide 21 - Usamos o comando service isc-dhcp-server start para iniciar o servidor. Usamos o comando service isc-dhcp-server status para conferir se o servidor DHCP está rodando. O servidor DHCP está, basicamente, pronto e oferecendo endereços IP na rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com