TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à informatica

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.715 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DO NOROESTE FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS, BIÓLÓGICAS E DA TERRA

CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

DISCIPLINA: INFORMÁTICA EDUCATIVA II

MATHEUS MARINELLE NACIF

RAFAELA MARCHITO DELGADO

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

“Material elaborado por Matheus Marinelle Nacif e Rafaela Marchito Delgado, acadêmicos de Computação no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a orientação da Prof.ª Geórgia Gomes “Informática Educativa II”.

O QUE É INFORMÁTICA?

A informática é a ciência que estuda a análise da informação através do computador. Este conceito é amplo em razão de que o termo informática é um campo de estudo bastante abrangente.

O QUE É COMPUTADOR?

O computador é uma máquina que processa informações eletronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas.

HISTÓRIA DA INFORMÁTICA

A informática teve seu inicio na história quando o matemático e filósofo francês Blaise Pascal cria a primeira calculadora do mundo baseado em seus algoritmos. Isso tudo começou no ano de 1642 com a invenção da primeira calculadora de algoritmos, a partir daí iniciou várias pesquisas sobre o assunto. Em 1847 o matemático ingles George Boole cria o sistema binário (0 e 1), possibilitando a criação de processadores que operava interpretando a sequência de 0 e 1 convertendo em informações essa façanha foi realizada pelo norte-americano Herman Hollerith fundador da Tabulating Machine Company, precursora da IBM, ele foi o criador de um processador de dados eletromecânico conhecido como cartão perfurado.

O primeiro computador surgiu em 1931 desenvolvido por Vannevar Bush através de uma pesquisa realizada em um centro de ciência e tecnologia, nos Estados Unidos. Realizava funções muito restritas, porem estava muito além do seu tempo. O sistema analógico possibilitava criar sequências numéricas infinitas, mas o deixava muito vulnerável a erros, a solução foi usar o sistema binário de George Boole.

O computador teve uma importância muito grande durante a segunda guerra mundial, onde Estados Unidos usou computadores para calcular o curso de mísseis e para codificar mensagens secretas.

Alguns anos depois em 1946 foi criado o ENIAC (computador integrador numérico electrónico), criado pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, pesava cerca de 30 toneladas, 170m², 18k de válvulas e  sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo.

[pic 3]

Os avanços da informática e das tecnologias começaram a partir da corrida espacial entre União Soviética e Estados Unidos, porque nos anos 60 foi criado um centro de pesquisas e tecnologias avançada, conhecido como o ARPA. Foi através do projeto ARPA que hoje nós podemos usufruir do acesso á internet, que pertenciam aos centros destinados á comunicação, para a guerra, e também eram utilizadas para desenvolvimento de pesquisas em universidades nos EUA. Ainda assim com esses grandes avanços todo trabalho com os equipamentos de informática eram manuais, não existia acesso ao menos que usuário fosse qualificado para sua utilização, apenas pesquisadores e professores possuíam esse conhecimento, o acesso a esses equipamentos eram muito restritos.

Baseando nessas dificuldades de utilização e manuseio dos equipamentos de informática nos anos 70 a empresa conhecida como Xerox, desenvolveu o dispositivo mouse e uma interface gráfica para os sistemas de computadores. O mouse ainda é muito utilizado nos dias de hoje, porque dependemos dele para realizar as maiorias das funções e localizar as informações em nossos computadores. Já a interface gráfica e a maneira como vemos a tela de um computador, com janelas, ícones e vários aplicativos instalados. Porém nem sempre foi assim, para utilizar os programas no computador, antes dessas ilustres criações da Xerox, eram realizados comandos, diretamente na base de dados do computador.  Foi uma grande evolução da informática, a criação do mouse e da interface gráfica para a utilização dos computadores.

Em meados dos anos de 1975 surgiu no mercado da informática a empresa Microsoft, com seus fundadores Bill Gates e Paul Allen. A empresa Microsoft tinha como objetivo disponibilizar para outras empresas e pessoas físicas um sistema operacional, onde qualquer pessoa pudesse operar um computador e realizar tarefas simples como trabalhar com software de escritório e acessar a internet.

Nesta mesma época também surge no mercado da informática dois outros personagens, muito conhecidos atualmente, os famosos Steve Jobs e Steve Wosniack, esses desenvolveram o primeiro computador pessoal chamado de Apple.

Em meados de 1983 surgiu empresa IBM, em parceria com a Microsoft lançaram no mercado o computador IBM PC, um computador pessoal que utilizava o sistema operacional chamado de MS DOS 2.0.

Desde o começo os computadores da Apple tinham custos elevados e eram destinadas para um publico alvo diferenciado e a Microsoft tinha como finalidade levar seus equipamentos para uma grande quantidade de pessoas, com preços mais razoáveis e acessíveis atendendo todo o tipo de público.                                                                                                   Nos dias de hoje existem diversas marcas e várias empresas que dominam a área de informática pelo mundo todo, no entanto as empresas precursoras Apple e Microsoft, ainda dominam o mercado de computadores e eletrônicos pessoais.

[pic 4]

Atualmente podemos efetuar varias funções e atividades através de computadores e celulares móveis.

DIVISÃO DO COMPUTADOR

Os componentes do computador se dividem em duas partes principais: Hardware e Software.

HARDWARE

         É a parte mecânica e física da máquina, são componentes eletrônicos e peças.

O computador está organizado em 3 Unidades:

1.        Unidade de Entrada:

 Tem como função ler e transferir dados.

Exemplos de dispositivos de entrada: Teclado, Mouse, Microfone, Scanner, Disquetes, CDs.[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (725.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com