TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAP – Linhas Aéreas da Paz – IMPLEMENTAÇÃO ERP E BANCO DE DADOS INTEGRADO

Por:   •  12/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.125 Palavras (21 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 21

PIM III PROJETO MULTIDISCIPLINAR

LAP – Linhas Aéreas da Paz – IMPLEMENTAÇÃO ERP E BANCO DE DADOS INTEGRADO

São Paulo
2015


PIM III PROJETO MULTIDISCIPLINAR

LAP – Linhas Aéreas da Paz – IMPLEMENTAÇÃO ERP E BANCO DE DADOS INTEGRADO

Projeto integrado multidisciplinar para o 3º Bimestre do Curso Gestão de tecnologia da Informação apresentado a Universidade Paulista - UNIP.

Orientador(a): Profª: José Carlos Lorandi e Jonas Pereira Silva

São Paulo
2015

LAP – Linhas Aéreas da Paz – IMPLEMENTAÇÃO ERP E BANCO DE DADOS INTEGRADO

Orientador: José Carlos Lorandi

Orientador:Jonas Pereira Silva

Observações: _        [pic 2][pic 3][pic 4]

Resultado_ _        

DATA DA APROVAÇÃO:      _/       _/____

Sumário

1. INTRODUÇÃO

2. QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS

3 ESTUDO DO PROCESSO ANTES DA IMPLANTAÇÃO DO ERP

4 IMPACTO ORGANIZACIONAL

5 ROTEIRO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS ERP

6 PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

7 PÓS IMPLANTAÇÃO – RESULTADOS DO NOVO ERP

8 PÓS IMPLANTAÇÃO – ÁRVORE DO SISTEMA

9 BOAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS

10 CONCLUSÃO

11 REFERÊNCIAS

RESUMO

Os Sistemas Integrados de Gestão ERP (Enterprise Resources Planning) constituem-se em um diferencial competitivo, na medida que integram o fluxo de informações e eliminam trabalhos redundantes, aumentando assim, a eficiência dos processos organizacionais. Resolveu-se por meio de um estudo de caso analisar o processo de implantação de um sistema ERP integrado a um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS) em uma empresa do ramo de Aviação. Deste modo, foi averiguado por meio de questionários e entrevistas com os gestores participantes ativos do projeto e usuários finais, quais foram as dificuldades enfrentadas, culminando na Engenharia de Planejamento, objetivou-se também mostrar as melhores práticas adotadas durante e após a concepção do projeto, considerando a implantação ocorrida em nível de instância nacional. Desta forma a análise prática realizada vem ao encontro do referencial teórico, apontando a integração entre todas as unidades mundiais de negócio da empresa e a segurança da informação como principais resultados. Concluiu-se pelo estudo de caso que qualquer erro ou qualquer informação que seja inserida pela Engenharia de Planejamento de maneira divergente da realidade irá afetar os cálculos das necessidades de materiais bem como a integridade dos dados contidos no ERP.

Palavras-chaves: Sistemas Integrados, Aviação, ERP, Planejamento de Engenharia

ABSTRACT

The Integrated Systems of Management ERP (Enterprise Resources Planning) are in a competitive advantage as far making up the flow of information and eliminate redundant work, thus increasing the efficiency of organizational processes. It was resolved through a case study to analyze the process of implementing an ERP integrated with a relational database management system (RDBMS) in an aviation sector company. Thus, it was examined by means of questionnaires and interviews with active participants project managers and end users, what were the difficulties faced, culminating in the Planning Engineering, the aim is also to show the best practices adopted during and after the project design considering the deployment occurred in global instance level. Thus the practical analysis is in line with the theoretical framework, pointing integration of all the company's business units and global information security as key results. Concluded by case study any error or any information that is inserted in the divergent manner Planning Engineering of reality will affect the calculations of material needs and the integrity of data in the ERP.

Keywords: Embedded systems, Aviation, ERP, Engineering Planning

  1. INTRODUÇÃO

Os sistemas ERP surgiram a partir da evolução dos sistemas MRPII (Material Resource Planning). Segundo os autores Corrêa, Gianesi & Caon (2001), a finalidade do MRP era o planejamento das necessidades de materiais. Este foi o primeiro módulo, a partir daí foram surgindo outros que passaram a incorporar ao sistema como: programa mestre de produção, cálculo da necessidade de capacidade, controle de fábrica, controle de compras dentre outros, chegando-se assim ao primeiro estágio de evolução do sistema MRP que passou a se chamar MRPII.

O sistema ERP tem por objetivo suportar todas informações gerenciais necessárias aos tomadores de decisões dentro de uma organização. Como o principal motivo que levou atualmente as diversas empresas a adotar o ERP, como sendo justamente a possibilidade de integração de todas as áreas e setores funcionais da organização, visando o compartilhamento de uma mesma base de dados. Dentro deste contexto, este artigo tem por objetivo relatar as principais etapas de implantação do sistema ERP de forma macro e analisar os impactos causados no planejamento da empresa Linhas áreas da Paz.

De acordo com as informações levantadas, constatou-se que a empresa obteve um crescimento muito rápido nos últimos anos desde a sua fundação a dez anos atrás. Demandando maior agilidade no fluxo de dados e integração entre as unidades sucursais em todo território brasileiro, em decorrência destes fatores, se fez necessária a reestruturação do sistema de gerenciamento de informações optando-se pelo ERP Oracle.

Diante do analisado, notou-se que a LAP optou por utilizar ou não o sistema de ERP Oracle, logo a companhia já possui servidores de gerenciamento de redes e uma instância nacional já criada para atender a demanda prevista pela matriz e em suas filiais em todo território nacional. Contudo, em análise com o gerente de TI (Tecnologia da Informação), notou-se um custo de implantação do projeto de ERP estimado em R$3.000.000 (três milhões de reais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (391.3 Kb)   docx (94.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com