TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Simples pela Chave Primária

Por:   •  26/4/2018  •  Seminário  •  2.087 Palavras (9 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 9

                                DQL (Linguagem de Consulta de Dados)

  1. – Linguagem Simples pela Chave Primária

Uma consulta simples pela chave primária consiste em achar um carro pela placa dele. Veja a seguir o uso da expressão SELECT na sua forma mais simples:

SELECT ano FROM carros WHERE placa=’SIE1234’;

O resultado será simplesmente o ano (2001) do carro que possui esta placa. Mas aí, vem a pergunta: e se a tabela de dados tiver 20 campos, é preciso informar o nome de todos eles após a palavra SELECT? Não. Para retornar todos os dados de uma tabela, usa-se o asterisco.

SELECT * FROM carros WHERE placa=’SIE1234’;

Para obter apenas alguns dados, separa-se os campos com vírgula:

SELECT ano, cor FROM carros WHERE placa=’SIE1234’;

  1. - Consulta por Outro Campo

Além de buscar registros pela chave primária, é possível usar outros campos, de uma forma muito semelhante, mas sabendo que o resultado provavelmente retornará com mais de um registro. Por Exemplo, suponha que é sábio que existem carros ´´Ford Fiesta`` na revenda, e deseja-se saber as placas e cores desses carros. Pode-se buscar pelo modelo:

SELECT placa, cor FROM carros WHERE codmodelo=4;

  1. - Funções de Agregação

#MAX() e MIN()

AS funções MAX() e MIN() são muito semelhantes, só que inversas, enquanto MAX() retorna o maior valor de um determinado campo, MIN() retorna o menor. Só para fins de exemplo, tente descobrir qual o preço mais baixo e mais alto que há na revenda de carros.

SELECT MAX(valor) FROM carros;

A valor retornado pela expressão acima foi de 16000, o preço do carro mais caro, o Siena prata. Agora, fazendo ao contrário:

SELECT MIN(valor) FROM carros;

O valor retornado é de 3000, que é o preço do Corcel74.

#CONT()

A  função COUN() retornara sempre um resultado único (caso não esteja usando GROUP BY), numeral sempre um resultado de registros que enquadram-se na condição determinada em WHERE. Por exemplo, para descobrir quantos carros, acima de 5000 reais, há na loja:                                                                                     SELECT COUNT(placa) FROM carros WHERE valor>5000;

O resultado será &, mas isso não importa. O importante é perceber que, usando COUNT(), é possível contar as placas (e por consequência, os registros) nas quais o valor exceda as 5000. Neste exemplo serão 7 dos 9 carros.

#AVG

De forma semelhante ao COUNT, a função AVG fornece resultados unificado um cálculo que leva em conta vários registros. Só que, ao invés de contar registros, o AVG fornece um valor da média entre os valores dos campos nos diversos registros da tabela.

Assim, em uma tabela onde estão cadastradas duas pessoas, uma com 30 anos de idade e a outra com 50, e passar um AVG entre os valores das idades, será obtido o valor 40(média entre 30 e 50).

Como exemplo vamos calcular o valor médio dos carros da loja:                                       SELECT AVG(valor) FROM carros;

O resultado será 9677,777..., uma dízima periódica.

#SUM

Na mesma linha de AVG e COUNT, a função SUM também trabalha com um conjunto de registros, fazendo uma operação que envolve os valores de um mesmo campo, de vários desses registros. Neste caso, como o nome deixa bastante evidente, trata-se de uma operação de soma. Suponha que calcular o valor total do estoque de carros:                                                                                     SELECT SUM(valor) FROM carros;

Com isso, sabe-se que a loja possui R$ 87100,00 em carros no pátio.

#CONCAT

A função CONCAT serve para concatenar valores de mais de um campo. Assim, é possível formar verdadeiras frases com os dados contidos em vários campos diferentes. Por exemplo, para escrever de forma dieta, a cor e o ano dos carros:   SELECT CONCAT(cor, ano) FROM carros;

Com essa consulta, obteve-se resultados como ´´Vermelho1993``.

  1. - Cláusulas SQL

#Consultas usando LIKE

É possível buscar expressões ou palavra (ou pedaços de palavras) dentro de um campo do tipo texto (Text, Varchar e assemelhados), usando a expressão LIKE. Suponha que é preciso achar todos os carros verdes e vermelhos:                        SELECT placa, cor FROM carros WHERE cor LIKE ‘Ver’;

Esta expressão aí não vai retornar nada. Porque falta um caractere essencial: é preciso indicar que, após o ´´Ver``, existem outros caracteres que não são conhecidos ou não deseja dizer. Para isso, deve-se utilizar o sinal de percentual(%).

SELECT placa, cor FROM carros WHERE cor LIKE ‘ver%’;

#DISTINCT

A expressão DISTINCT srve para obter os valores existentes em um determinado campo da tabela, sem repetições. Como exemplo, veja como descobrir quais são os modelos de carros que existem na tabela carros:

SELECT DISTINCT(codmodelo) FROM carros;

Embora existam 9 carros, vão aparecer apenas os cinco códigos de modelo (do 1 ao 5).

#GROUP BY

A expressão GROUP BY é um pouco mais complicada de se dominar, e de fato, quem sabe usá-la direto economiza muitas consultas SQL ao longo de um programa, porque é possível fazer uma varredura em uma tabela e executar operações bem complicadas sem fazer duas ou mãos consultas consecutivas. Aqui, será feito exemplos simples para que possam esclarecer o uso do comando.

A lógica do uso do GROUP BY é a seguinte, em uma tabela há algum campo que se repete em mais de um registro. Este dado específico servirá para separar estes registros em conjunto, cada conjunto formado por vários registros que possuem valores iguais entre si naquele determinado campo. E deseja-se obter cálculos, somas, contagens, totais, de cada um destes conjuntos. Agora, veja o exemplo: deseja-se saber quantos carros de cada modelo existem no pátio da loja:                                                                                                                                    SELECT codmodelo, COUNT(placa) FROM carros  GROUP BY codmodelo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com