TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista arquitetura

Por:   •  22/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC

CURSO: ENGENHARIA DE SOFTWARE 2015.1

QUESTIONÁRIO E ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO VISTO NO LIVRO “ÉTICA NA COMPUTAÇÃO: UMA ABORDAGEM BASEADA EM CASOS” E O FILME “GATTACA”.

QUIXADÁ

2015

1-Com qual sistema de crença filosófico o genoismo parece estar associado/ fundamentado? Justifique.

        O genoismo mostrado no filme Gattaca está associado ao Idealismo, no qual é predominante no filme.

        Como sabemos o idealismo busca sempre apresentar as coisas de forma ideal, perfeitas, aquele modelo tão sonhado, no qual pode ser retratado no filme a partir do nascimento de Vincent, já que o garoto nasce com problemas de saúde, que diminuiria assim, sua expectativa de vida.

        Buscando a perfeição, os pais de Vincent procuram uma clínica na qual produzirá um filho (Anton) contendo todas as características desejadas por eles e com a ausência de doenças e imperfeições.

2-Relacione os conceitos vistos no livro de autonomia, racionalidade, criatividade, afetividade, etc com as cenas do filme?

“Entenda-se autonomia como o controle de uma pessoa sobre seus próprios objetivos e propósitos. Platão afirmou que um escravo é aquele que executa os propósitos de outro. [...]”. (Ética na computação: uma abordagem baseada em casos, Barger Robert N., 1938, pág. 16).

        Relacionando autonomia a uma cena do filme, vejo que a parte que melhor se encaixa é quando ao invés dele continuar o trabalho como faxineiro, que é o cargo lhe é permitido por suas características e genética, ele decide trabalha dentro da empresa. Independente de seus problemas, seu objetivo e subir.

        A Individualidade pode ser vista quando o diretor Josef, de Gattaca, assassina um diretor, já que a missão de lançamento significava muito pra ele, e se tal lançamento fosse cancelado ele poderia não estar vivo para ver o próximo lançamento.

        Pude identificar como racionalismo quando, no final do filme, vemos que o caso do assassinato do diretor é concluído graças a um dos investigadores que ao contrário do outro que ficou procurando saber que era o inválido e achando que esse possivelmente seria o assassino, foi pela forma mais lógica e racional, buscando encontrar material genético que identificasse o verdadeiro assassino, no caso a saliva do diretor Josef.

        Efetividade, é uma qualidade encontrada basicamente em todo o filme. Por exemplo, o carinho em que Anton recebia de seus pais, por ser uma pessoa “perfeita” e dentro dos padrões da sociedade, considerado um “filho da ciência”.

        Outros momentos de afetividades acontece com Vincent e Ireni e claro com Vincent e Jerome, que começam uma grande amizade originária de negócios.

        Responsividade diz que o aprendizado é um processo ativo. No livro também fala que responsividade é quando se há um retorno imediato em suas respostas.

        Podemos classificar no filme como responsividade, considerando o retorno imediato, os testes realizados para saber se a pessoa seria um “válido” ou “inválido”, além do teste que antecede a decolagem, como a corrida na esteira, sendo também um processo que emitiria de imediato a classificação ou não-classificação da pessoa em embarcar.

        Criatividade é algo que é base do filme, como por exemplo, a crianção de uma pessoa em perfeito estado, sem doenças e com as características desejadas pelos pais.

3- Escolha uma situação do filme e situe os personagens de acordo com as fases do desenvolvimento moral de Kholberg.

        Estágio 1 – o livro diz que é aquele que as pessoas se comportam de acordo com as normas socialmente aceitáveis. No caso de Vincent ele segue as leis exigidas para se manter dentro de Gattaca, entretanto, cumpri-as irregularmente burlando o sistema o se identificar usando a identidade de outra pessoa.

        Estágio 2 – diz que o comportamento certo seria agir no melhor interesse da própria pessoa. E mais uma vez Vincent se encaixa, pois seu objetivo era ir a lua Titã.

        Estágio 3 – atitude que busca fazer o que ganhará a aprovação de outros e atenderá as expectativas sociais. Digo que, irmão de Vincent, o Anton, se encaixa nesse estágio, pois ele por ter sido modificado geneticamente, tem perfeitas condições de saúde e sobrevivência, tornando-se assim, um ser na qual atende as expectativas da sociedade de Gattaca.

        Estágio 4 – orientado ao cumprimento da lei (obediência aos códigos legais) e à resposta às obrigações de dever. Vincent era a contrariedade no quesito obediência às leis. Aparentemente cumpria todas as leis, quando na verdade além de descumprir todas, ainda descumpria outra, que seria a falsidade ideológica.

        Estágio 5 – Compreensão da mutualidade social e um interesse genuíno no bem-estar de outros. Jerome foi um exemplo do estágio 5, pois para o bem-estar de Vincent ele vendeu sua própria identidade, acreditando que ele teria capacidade para alcançar seus objetivos, independente de sua genética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com