TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIAS ATIVAS APLICÁVEIS ÀS DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO EM CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  16/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIAS ATIVAS APLICÁVEIS ÀS DISCIPLINAS DE                 ADMINISTRAÇÃO EM CURSOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Hendrik de Sousa Funari

Resumo

A educação tem passado por diversas mudanças. A utilização do método de aulas expositivas vem aos poucos se tornando obsoletos, levando ao surgimento de métodos mais dinâmicos, inovadores, que levam a uma maior relação aluno-professor e proporcionam uma maior iniciativa. O projeto objetiva identificar dentre as metodologias ativas apresentadas quais melhores se enquadram nas disciplinas de Administração e relatar modelos de aulas para o curso de Sistemas de Informação.

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Aprendizado, Sistemas de Informação.

 INTRODUÇÃO

        

        Apesar de novos métodos didáticos estarem ganhando espaço nas salas de aula, ainda perdura como método-padrão a aprendizagem de caráter passivo, com o professor sendo o centro do processo de aprendizagem.
        O modelo tradicional, também chamado de passivo, é caracterizado pela transferencia de informação de um professor para os alunos, sendo a troca de experiência limitada a breves sessões de perguntas e respostas e pouca ou nenhuma interação entre aluno e professor (Christensen, 1991).
        Segundo (ALMEIDA & VALENTE, 2012), os métodos tradicionais, que privilegiam a transmissão de informações pelos professores, faziam sentido quando o acesso à informação era difícil. Com a Internet e a divulgação aberta de muitos cursos e materiais, podemos aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e com muitas pessoas diferentes.

        A educação formal está num impasse diante de tantas mudanças na sociedade: como evoluir para tornar-se relevante e conseguir que todos aprendam de forma competente a conhecer, a construir seus projetos de vida e a conviver com os demais (Morán, 2015).

Então, há uma necessidade de os docentes buscarem novos caminhos e novas metodologias de ensino que foquem no protagonismo dos estudantes, favoreçam a motivação e promovam a autonomia destes.

        Assim, atitudes como oportunizar a escuta aos estudantes, valorizar suas opiniões, exercitar a empatia, responder aos questionamentos, encorajá-los, dentre outras, são favorecedoras da motivação, ou seja, a criação de um ambiente favorável à aprendizagem (BERBEL, 2011).

        Com base nessas necessidades que surge o método ativo, um processo que visa estimular a autoaprendizagem e a curiosidade do estudante para pesquisar, refletir e analisar possíveis situações para tomada de decisão, sendo o professor apenas o facilitador desse processo (Berbel, 2011).                                                                                       Enquanto o método tradicional prioriza a transmissão de informações pela figura central do docente, no método ativo, os estudantes ocupam o centro do processo de aprendizagem e o conhecimento é construído de forma colaborativa, entre aluno e professor.                                                                                                                                       Atualmente, o método ativo tem sido amplamente divulgado em universidades estrangeiras e vem construindo diferenciais em instituições brasileiras que inseriram este referencial em sua organização metodológica (Abreu, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com