TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia ativa na formação de profissionais de saúde

Artigo: Metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Artigo  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 3

ARCO DE CHARLES MAGUEREZ: REFLETINDO ESTRATÉGIAS DE

METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A educação superior vem passando por profundas mudanças que norteiam a formação do profissional e docente.

O modelo de ensino tradicional vem sendo substituído gradativamente por novas tendências pedagógicas apontando para formação de um profissional crítico e reflexivo capaz de transformar e minimizar injustiças e desigualdades sempre atendendo os princípios do sistema único de saúde (SUS).

Na pedagogia tradicional as ações de ensino e aprendizagem são centradas na transmissão de conhecimento do professor ao aluno, sendo o professor o único responsável pela condução do processo educativo. Na nova tendência pedagógica, surge à pedagogia critica, na qual o professor assume o papel de mediador levando o aluno a observar a realidade e o que extraem dela, na qual visa à transformação social, econômica e política, além da superação da desigualdade social.

A metodologia ativa é uma estratégia na qual o aluno é protagonista central e o professor coadjuvante, um facilitador das experiências do processo de aprendizagem, essa metodologia critica tem como representante o educador Paulo Freire.

Na metodologia ativa é possível compreender dois modos fundamentais para sua operacionalização: A Problematização e aprendizagem baseada em problemas. A metodologia da Problematização é utilizada quando os temas estão relacionados com a vida em sociedade, tendo como referencia o Método de arco de Charles Maguerez, na qual o educador preocupado com o desenvolvimento de seus alunos e com sua autonomia intelectual, além de crítico e criativo preparado para atuação política. Assim este artigo tem como objetivo relatar a vivência no desenvolvimento do tema Metodologia Ativa por meio da utilização do arco de Charles Maguerez em um seminário, durante uma disciplina do mestrado em enfermagem de uma instituição federal da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

O desafio foi de aprender acerca do tema da Metodologia Ativa e aplicá-la no contexto da disciplina por meio de discussão em grupo com temas atuais como: Ensino inovador versus ensino tradicional.

O arco de Charles Maguerez conta com cinco etapas que acontecem a partir da realidade social: A observação da realidade, os pontos chaves, a teorização, as hipóteses de solução e aplicação a realidade, que estão descritas a seguir:

Primeira etapa: A estratégia foi utilizar etapas diferentes de estratégia (visitas domiciliares, filmes, discussão em grupo, entrevista com a população). As quais permitiram aos alunos aproximarem da realidade.

Segunda etapa: os sujeitos identificam os pontos chaves do problema e as variáveis determinantes da situação. Surgiram questionamentos decorrentes do processo de reflexão do grupo, no qual houve uma participação ativa do grupo. Emergiu dessa observação as perguntas “É preciso material apropriado? Estrutura física para inserir o ensino com Metodologia Ativa? E como operacionar?”

Terceira etapa: teorização é um momento em que o sujeito passa a perceber o problema e indagar o porquê dos acontecimentos observados nas etapas anteriores.

Quarta etapa: consiste na elaboração de alternativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com