TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais São as Relevâncias do Estudo da Disciplina Metodologia da Pesquisa Para o Aluno do Curso Superior.

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 3

Quais são as relevâncias do estudo da disciplina Metodologia da Pesquisa para o aluno do curso superior.

Para Alves as opiniões cotidianas formam o senso comum, criam certezas que são transmitidas de geração a geração. Entre as certezas cotidianas, o pensamento científico desconfia dessa veracidade, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Afirma que a ciência é um processo de desenvolvimento constante do senso comum, através de técnicas ela consegue ir mais fundo em seus estudos, requerem um longo processo de aprendizagem e conhecimento.

O compromisso das universidades é com o conhecimento científico, com o desafio de formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Assim, com base em métodos adequados e técnicas apropriadas, o estudante acadêmico terá condições, a partir da conscientização de um problema, de ir em busca das respostas ou soluções para o mesmo.

A Metodologia da Pesquisa aborda as principais regras para uma produção científica, fornecem às técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico. Tudo isso seguindo as normas NBR 6023, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a elaboração de trabalhos científicos e acadêmicos.

Severino (2000, p.18) define Metodologia como

[...] um instrumental extremamente útil e seguro para a gestação de uma postura amadurecida frente aos problemas científicos, políticos e filosóficos que nossa educação universitária enfrenta. [...] São instrumentos operacionais, sejam eles técnicos ou lógicos, mediante os quais os estudantes podem conseguir maior aprofundamento na ciência, nas artes ou na filosofia, o que, afinal, é o objetivo intrínseco do ensino e da aprendizagem universitária.

Com base na metodologia científica a pesquisa é uma das atividades primordiais para a elaboração dos trabalhos, com itens obrigatórios para que se torne possível realizar sem perder o seu foco.

Segundo Gil (2007, p. 17), pesquisa é definida como o

(...) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados. (2007, p. 17).

O aluno torna-se cada vez mais autônomo no processo de construção do conhecimento à medida que se apropria da metodologia de pesquisa e pode utilizá-la nas diversas áreas do seu interesse.

Deste modo, uma vez que as universidades tem o desafio de formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los, estará contribuindo no sentido de consolidar uma educação superior de qualidade, pautada na autonomia do estudante acadêmico e conectada com as exigências futuras da pós-modernidade.

Portanto, a Disciplina de Metodologia da Pesquisa é de fundamental importância como ferramenta para o aluno do curso superior, verificando a necessidade que se tem, de conhecer a metodologia de pesquisa, tendo em vista que ela é fundamental para a construção, renovação e inovação do conhecimento, sendo imprescindível às práticas de estudo e de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com