TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELANDO UM BANCO DE DADOS E CRIANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

Por:   •  23/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

ÉDERSON DANILLO DE LIRA PEREIRA

MODELANDO UM BANCO DE DADOS E CRIANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

POLO AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE

2016

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

MODELANDO UM BANCO DE DADOS E CRIANDO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

Éderson Danillo de Lira Pereira

RA: 1647463

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Semestre: 1º (2016.2)

POLO AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE

2016

RESUMO

O objetivo deste trabalho é propor a uma rede de supermercados a implantação de um ERP (Enterprise Resource Planning). O ERP é um sistema de informações composto por um conjunto de módulos integrados, visando à integração dos diversos departamentos de uma empresa, permitindo a automatizar e armazenar todas as informações inerentes ao negócio. Além de propor o sistema, o estudo das vantagens, desvantagens, prazos, custos e legislação pertinentes também foram abordados, evidenciando a importância dessa ferramenta no ambiente da organização.

Palavras-chave: ERP, Enterprise Resource Planning, Sistemas de Informação.


ABSTRACT

The objective of this work is to propose a supermarket chain the implementation of an ERP (Enterprise Resource Planning). ERP is an information system consisting of a set of integrated modules, aimed at integrating the various departments of a company, allowing to automate and store all the information inherent to the business. In addition to proposing the system, the study of the advantages, disadvantages, time, cost and relevant legislation were also discussed, highlighting the importance of this tool in the organization's environment.

Key-words: ERP, Enterprise Resource Planning, Information Systems.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        DESENVOLVIMENTO        

2.1 Proposta para implantação de ERP        

2.2 Vantagens e desvantagens        

2.3 Etapas e prazos para implementação        

2.4 Modelo de BD relacional do projeto        

2.5 Custos com a implementação do ERP        

2.6 Regulamentações necessárias        

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS.........................................................................................................14



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho faremos uma análise do caso fictício de uma empresa de Supermercados localizada em alguns bairros da cidade do Recife-PE, empresa esta que deseja expandir suas operações por todo o Estado e até fora dele.

São objetivos deste trabalho propor a implementação de um ERP (Enterprise Resource Planning) que atenda as necessidades da empresa, identificando módulos necessários, vantagens, desvantagens, custos, prazos e as regulamentações que devem ser levadas em conta na implementação do sistema proposto.

Com base nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Sistemas de Informação, Administração de Banco de Dados, Matemática Aplicada, Ética e Legislação Profissional, e ainda pesquisas em artigos, livros e diversos conteúdos consultados com ajuda da grande rede, a internet, pudemos realizar um trabalho que propõe melhorias e traz informações importantes a respeito da implantação de um sistema da complexidade de um ERP.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Proposta para implantação de ERP

Tendo em vista a missão, a visão e os valores da T&F, podemos perceber que a implantação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrada) torna-se de fundamental importância para o cumprimento de seus objetivos em relação à qualidade, perspectivas e compromissos com clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade.

Tal sistema propõe um conjunto de módulos integrados, cada um com um agrupamento de funcionalidades diversas, como cadastro, consulta, relatórios e etc. De modo que integram as áreas da empresa de acordo com suas regras de negócio, proporcionando eficiência, agilidade e segurança em seus processos, além de possibilitar o subsidio para as tomadas de decisão através das informação armazenadas em seus bancos de dados.

Para tal, analisando os setores envolvidos nas atividades da empresa, concluímos que é imprescindível a criação dos seguintes módulos, que podem ser horizontais (módulos comuns a maioria das empresas) ou verticais (Específicos àquele tipo de organização):

  • Módulos Horizontais
  • Vendas;
  • Compras;
  • Financeiro;
  • Estoque;
  • Marketing;
  • Fornecedores;
  • Recursos Humanos;
  • Logística;

  • Módulos Verticais
  • Gestão Comercial;
  • Eletrônicos e Eletrodomésticos;
  • Inclusão Afro-brasileira;
  • Testes;
  • Atendimento ao Cliente;
  • Layout de exposição;
  • CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

2.2 Vantagens e desvantagens

Com a implantação deste ERP podemos elencar algumas vantagens e desvantagens, a saber:

Uma das grandes vantagens na implantação do ERP está justamente na integração de seus módulos. Uma vez impostado, qualquer que seja o dado ou a informação, estará disponível em tempo real para todos os outros módulos, evitando retrabalho e possibilitando a geração de relatórios de forma rápida e eficiente. Com isso, além de modernizar a infraestrutura tecnológica da empresa, permite também a economia em diversos setores, pois com base nos dados dos relatórios será possível, por exemplo, reduzir estoque e custos operacionais desnecessários, saber exatamente o que precisa ser reposto, quais produtos vendem mais ou menos em determinadas épocas do ano, etc. Além de facilitar a interação com clientes, parceiros e colaboradores de forma mais assertiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (203.7 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com