TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ZABBIX PARA GERENCIAMENTO DE SERVIDORES NO SETOR DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE UMA EMPRESA DE INFORMÁTICA

Por:   •  5/6/2017  •  Artigo  •  3.711 Palavras (15 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 15

UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ZABBIX PARA GERENCIAMENTO DE SERVIDORES NO SETOR DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE UMA EMPRESA DE INFORMÁTICA

 Diego Zanella [1]

Fabrício Massmann Schardong [2]

Esp. Denis Valdir Benatti [3]

M.Sc Carlos Adail Scherer Júnior [4]

M.Sc. Helmuth Grossman Júnior [5]

SETREM [6]

RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade o gerenciamento dos serviços de rede no setor de assistência técnica, realizado na empresa Automassul. Coube aos acadêmicos conhecer a rede, os serviços que ela possuiu e, através de uma ferramenta de gerenciamento, demostrar o quanto é importante gerenciar uma rede de computadores. Coletar informações e demostrando graficamente possibilita uma eficiente administração da rede, garantindo o bom funcionamento dos serviços, assim atendendo satisfatoriamente as necessidades da empresa no seu dia-a-dia. Com a realização do trabalho percebe-se, a certeza do funcionamento eficiente da rede, pois caso ocorra eventualmente alguma anomalia ou o software de gerenciamento irá disparar sinais de alertas e/ou tentar reparar o serviço.

Palavras Chaves: Gerenciamento de rede, Serviços de Rede, Zabbix.

ABSTRACT

This work aims the management of network services in the sector of technical assistance, the company held automassul. It was left to scholars know the network, the services it possessed, and through a management tool, demonstrate how important it is to manage a computer network. Collect information and demonstrating graphically enables efficient management of the network, ensuring the smooth running of the service, thus satisfactorily meeting the needs of the company in their day-to-day. With the completion of the work is perceived, the assurance of efficient operation of the network, because if there is any abnormality or management software will trigger alert signals and try to repair the service.

Key words: network management, network services, zabbix.

1. INTRODUÇÃO

Com o aumento da disponibilidade de informações diante a rede mundial de computadores, encontram-se os mais diversos ambientes de computadores e outros meios ligados à área de tecnologia da informação com o objetivo principal servir e suprir as necessidades de cada entidade. Isso gera um crescimento tecnológico que traz desenvolvimento de regiões, estados e o país acaba crescendo diante dessa tecnologia. Os benefícios são claros como o atendimento prático em uma fila de mercado que a cada dia se agiliza mais, o bom funcionamento de uma estrutura de rede dentro de uma empresa, traz agilidade e rapidez na resolução de problemas.

Para que se tenha toda essa disponibilidade de informação é necessário ferramentas de gerenciamento para o perfeito funcionamento da rede de computadores. Por trás de tanta tecnologia encontram-se responsáveis por manter a rede sempre funcionando e gerenciando toda essa estrutura a fim de diagnosticar possíveis falhas que possam vir acontecer ou diagnosticando problemas com suas soluções.

Este trabalho tem a intenção de analisar a estrutura física da empresa e implementar uma ferramenta de gerenciamento no setor de Assistência Técnica de rede em uma empresa informática, em Três de Maio, afim de fazer um monitoramento e gerenciamento da rede, com objetivo de diagnosticar possíveis falhas e problemas na estrutura, analisar os serviços de rede já presentes e, caso necessário, propor melhorias.

2. METODOLOGIA

A metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto interdisciplinar busca expressar-se por meio de subjetividade dos resultados uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa com estudo de caso.

Inicialmente foi definida a empresa onde foi realizado o estudo, após definido o tema para a elaboração do projeto. Após será elaborada uma previsão das mais diversas situações que o acadêmico enfrentará junto à empresa escolhida.

Conforme Lakatos e Marconi (2007), os métodos de procedimento constituem etapas mais concretas da investigação, com finalidade mais restrita com relação aos termos de explicação geral dos fenômenos menos qualificados.

Sendo assim, o método utilizado para realizar o trabalho foi através da implementação de uma ferramenta para gerenciar a rede local, avaliando os equipamentos e serviços utilizados, fazendo um levantamento dos possíveis problemas ou deficiências da rede.

3. HISTÓRICO DA EMPRESA

Aos onze dias do mês de novembro de 1999, na cidade de Três de Maio, Rio Grande do sul é fundada a empresa Automassul informática, localizada na Av. Senador Alberto Pasqualini, 347, tendo sua história de sucesso com venda de equipamentos de informática e assistência técnica.

Seu foco principal é a venda de Computadores, Impressoras, Suprimentos, Rede local, Móveis e também atua no segmento corporativo e de automação comercial desde a comercialização de Softwares através de parceiros e toda a linha de equipamentos para a mesma, a Automassul informática leva em conta o comprometimento com o cliente, assumindo responsabilidades éticas e transparentes nos negócios juntos aos seus clientes.

Na cidade de Três de Maio a Automassul informática é dividida em dois locais sendo a loja onde realiza a parte de venda de equipamentos de informática e a assistência técnica que realiza os mais diversos serviços de manutenção na área de tecnologia da informática a qual dispõe de laboratório próprio, e técnicos especializados para realização de consertos em equipamentos de informática.

Em 2005, a Automassul informática percebendo uma ótima oportunidade de negócios abril sua primeira filial localizada na cidade de Santiago–RS, e posteriormente em 2012 abriu sua segunda filial na cidade de Santa Rosa-RS.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

- Redes de Computadores: segundo Torres (2001), redes de computadores surgiram por existir a necessidade de trocar informações, com elas é possível ter acesso a um dado que está localizado fisicamente distante.

- TCP/IP: segundo Torres (2001), é o protocolo mais usado em redes locais isso se deve basicamente à popularização da Internet, já que esse protocolo foi criado para ser usado na mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (931 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com