TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manutenção e Otimização de Data Base

Por:   •  12/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

Enterprise Manager (Database Control)

Como no BD da Microsoft que temos SQL Server Management Studio onde você gerencia o BD, podendo criar tabelas, views etc. Enterprise Manager é uma ferramenta desenvolvida pela Oracle, para fazer gerenciamento de componentes Oracle ou que não seja da Oracle, nesta ferramenta consiste três tipos de recursos desenvolvida pela Oracle que são:

• Database Control,

• Grid Control, e

• Cloud Control.

O Enterprise Database Control é uma aplicação desenvolvida em Java, que roda através de um browser de internet. Esta aplicação existe desde a versão do Oracle 10g. Com o Database Control o DBA consegue gerenciar apenas um único database, sendo que pelo database Control você pode administrar apenas recursos locais de um servidor.

Com este recurso você pode gerenciar seu BD pelo browser em real time, podendo fazer todas as tarefas administrativas no mesmo.

Recursos de gerenciamento de banco de dados

Do Oracle Enterprise Manager, você pode executar tarefas administrativas, tais como a criação de objetos de esquema (tablespaces, tabelas e índices), gerenciando a segurança do usuário, backup e recuperação de banco de dados e importar e exportar dados. Você também pode visualizar o desempenho e status informações sobre o seu banco de dados.

Acessando da Enterprise

Manager Database Control do Oracle

No final de uma criação de BD bem-sucedida, o Oracle Enterprise Manager é iniciado automaticamente no seu navegador Web e o BD é iniciado. Para acessar Empresa Manager Database Control em outros momentos, certifique-se o processo de dbconsole está sendo executado no servidor, em seguida, siga estes passos:

1. Aponte seu navegador para o seguinte URL:

2. http:// hostname: número de porta / em

3. Por exemplo, se você tiver instalado o banco de dados em um computador host chamado comp42 , e o instalador indicado que o número Enterprise Manager Console HTTP porta é 5500 (também gravado no $ ORACLE_HOME / install / portlist.ini arquivo), digite o seguinte URL:http://comp42:5500/em. Se o banco de dados é para cima, Enterprise Manager exibe a página de login do Database Control. Se o banco de dados é baixo e precisa ser reiniciado, Enterprise Manager exibe a inicialização / desligamento e executar página de recuperação. Se este for o caso, clique em Iniciar / Desligar e digite o host de destino e nomes de usuário de banco de dados de login e senhas. Para o usuário do banco de dados e senha, utilize SYS e a senha que você especificou durante a instalação.

4. Clique em OK para iniciar o banco de dados. Na tela de confirmação, clique em SIM para iniciar o banco de dados em modo aberto.

5. Efetue login no banco de dados usando um nome de usuário que está autorizado a acessar o Database Control. Este inicialmente poderia ser SYS ou SYSTEM . Use a senha que você especificou para a conta durante a instalação do banco de dados.

As páginas de propriedades em todo o topo da página permitem o acesso ao desempenho, administração e manutenção de páginas para gerenciar seu BD.

As várias seções da página Início DB e links relacionados fornecem informações sobre o ambiente e a saúde do BD (por exemplo, alertas relacionados e Resumo de diagnóstico seções vai avisá-lo de erros e problemas de desempenho que estão impactando a operação de seu BD).

Recovery Manager (Rman)

Toda empresa tem por objetivo, manter suas informações seguras evitando qualquer tipo de erro que possa fazer que venha perder algum tipo de informação ou dados muito importantes, um administrador de banco de dados deve ser capaz de manter o banco de dados da empresa sempre em ótimas condições e para diminuir a possibilidade de qualquer erro humano, falha de hardware etc. O administrador de banco de dados deve sempre fazer backup das informações ou dados da empresa.

Suas principais características são:

• Permite fazer backup compactado do BD inteiro ou somente tablespace ou datafiles, controfiles e arquivos de logs;

• Permite a execução de scripts para execução e combinar tarefas de backups e recuperação de arquivos;

• Permite executar backup incrementais;

• Permite Recuperar o BD em um estado determinado no tempo;

• Permite recuperar somente os blocos de dados corrompidos, resultando numa maior e mais ágio recuperação;

• Permite integração com software de mídia tape de terceiros para gravar backups diretamente nos tapes (Dispositivo de alta capacidade de armazenamento);

• Permite armazenamento de informações sobre o backup dentro de um repositório (catalogo de dados), dentro de um banco de dados Oracle;

• Geração de relatório e lista de informações sobre o backup que foram efetuados que constam dentro do catalogo de dados;

• Suporte de recursos avançados tais como processamento paralelo para otimizar a performance de backups e retores;

• Permite duplicar banco de dados (que serve para efetuar testes);

• Permite efetuar testes, para saber se o backup pode ser restaurado com sucesso;

• Permite migrar datafiles de diferentes plataformas de sistemas operacionais.

• Existem dois métodos de fazer o backup de um banco de dados. Utilizando o comando no sistema operacional, SQL ou SQL*PLUS para executar a recuperação. Ou com o aplicativo recovery manager.

O Rman inclui alguns componentes como,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com