TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Sumário        

1.1        Diagrama do autômato finito determinístico do mecanismo de segurança da porta de entrada e das portas de acesso aos setores.        

1.2        Acesso ao Presidio.        

1.3        Diagrama de autômato finito determinístico        

2.1 Relatório 2: Diagrama do autômato finito não determinístico e autômato finito não determinístico com Pilha do controle de abrir e fechar as portas de acesso aos setores.        

2.2.  Analisando as portas de entrada.        

2.3 Diagrama de autômato finito não determinístico        

Bibliografia        


Resumo

Esse trabalho busca tratar e conhecer mais sobre os autômatos seus tipos e suas utilidades, visando a solução dos problemas propostos em nossa Atps, utilizamos de pesquisas em sites e no livro texto da disciplina para o maior entendimento sobre os autômatos, não estamos utilizando o conceito de conjuntos matemáticos embora sabemos que eles são muito importantes no conhecimento da disciplina, focamos mais na parte teórica e na construção dos autômatos finito determinístico e não determinístico.


Abstract

This paper seeks to address and learn more about the automatons their types and their uses, in order to solve the problems posed in our Atps, we use research on websites and in the course text book for the better understanding of the robots, we are not using the concept mathematical sets though we know they are very important in the knowledge of the discipline, focus more on theory and the construction of deterministic and non-deterministic finite automata.

   


  1. Diagrama do autômato finito determinístico do mecanismo de segurança da porta de entrada e das portas de acesso aos setores.        

O autômato finito ou (máquina de estados finitos) é o primeiro modelo computacional de definição de linguagens que são definidas por mecanismo de reconhecimento, que pode ser encarado como um teste aplicado a cada caractere da palavra. A linguagem reconhecida pelo autômato finito é constituída por todas as palavras que passem no teste. Este teste é aplicado de forma incremental, percorrendo os símbolos da palavra um a um a partir do seu início, e a decisão final só surge após o percurso completo da palavra, conferindo a qualidade computacional dos autômatos finitos.

Um autômato finito determinístico (AFD), ou simplesmente autômato finito (M)é uma quíntupla:

M = (Σ, Q, δ, q0, F),

onde:

Σ - Alfabeto de símbolos de entrada

Q - Conjunto finito de estados possíveis do autômato

δ - Função de Transição ou Função Programa δ: Q x Σ → Q

 Se M estar no estado Q e vê a entrada a, o autômato vai para o estado δ (q,a);

q0 - Estado inicial tal que q0  Q

F - Conjunto de estados finais, tais que F  Q.

  1. Acesso ao Presidio.

Para acesso ao presidio o visitante não poderá estar portando dispositivo de comunicação, armas de fogo, materiais cortantes ou matérias de metais no geral. Para controlar a entrada no momento que o visitante chegar na portaria será feita perguntas a ele sobre objetos que está portando e a partir daí com as informações obtidas o visitante poderá entrar ou terá de voltar pois não atende as normas.  

[pic 1]

Passando pela entrevista o visitante passará por uma porta de detector de metais para se certificar se realmente não se encontra com nenhum instrumento proibido de se entrar no presidio. Caso não seja detectado nenhum problema o visitante poderá passar pelo detector de metais, caso seja detectado algum objeto o visitante terá de voltar e colocar o objeto em um armário para que ele possa passar.

[pic 2]

Passando pelo detector de metais o visitante estará em uma sala onde ele receberá um cartão magnético e as instruções do policial recepcionista para onde o mesmo deverá se dirigir para que possa realizar a visita. Com o cartão em mãos ele passará no leitor de cartões onde o sistema informará para ele a porta que deverá se dirigir as portas são identificadas de A à E. em cada porta haverá um grupo de detentos e os policiais que estão fazendo a segurança e controle do local.

[pic 3]

  1. Diagrama de autômato finito determinístico

Com as informações que obtivemos no passo anterior criaremos o autômato, ele representará o caminho que o visitante irá percorrer para poder entrar para a visita.

[pic 4]

Podemos ver que na chegada ao presidio já tem é onde começa a primeira etapa do processo onde ele poderá retornar (passa do q0 para q1, ou retorna para q0) ou passará para a próxima sala, na segunda sala se o detector de metais não acusar nada a porta se abrirá e ele poderá seguir adiante caso contrário ele deverá retornar (passando do q2 para o q3, ou voltando ao q2), no próximo passo ele já está dentro do presido onde ele já poderá visitar o detento, passando o cartão ele já terá acesso a umas das salas de visita.

Para a máquina de leitura do cartão magnético temos um mecanismo próprio onde ela fará a leitura do cartão e indicará a porta que a visita deverá se dirigir. As portas são identificadas de A à E.

[pic 5]

O ponto inicial é o Q0, quando passado o cartão a máquina começa a operar e lê a fita com as letras correspondentes as das portas e então inicia o processo, por exemplo ela lê a letra D então ela chegará ao Q4 onde entenderá que a porta E deverá ser aberta.

2.1 Relatório 2: Diagrama do autômato finito não determinístico e autômato finito não determinístico com Pilha do controle de abrir e fechar as portas de acesso aos setores.

Um AFN, similarmente a um AFD, lê uma cadeia de símbolos de entrada. Para cada símbolo da entrada há uma transição para um novo estado, até que todos os símbolos de entrada sejam lidos, porém existe pelo menos um estado tal que ao ler um mesmo símbolo há mais de uma possibilidade de estado destino. Assim, o próximo estado é um elemento do conjunto das partes dos estados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (328.4 Kb)   docx (122.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com