TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memórias

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SECITEC

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE SINOP CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA EM INFORMÁTICA

BRUNA REGINA CARVALHO

EVELLYN TORRES COLET

MÁRCIA PEREIRA DA SILVA

MIRELLI ALVES LIMA

MEMÓRIAS

SINOP-MT

2016

[pic 2]

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SECITEC

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE SINOP CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA

BRUNA REGINA CARVALHO

EVELLYN TORRES COLET

MÁRCIA PEREIRA DA SILVA

MIRELLI ALVES LIMA

MEMÓRIAS

Trabalho apresentado a Escola Técnica Estadual Secitec Sinop como pré-requisito para obtenção de nota da disciplina de Laboratório de Hardware, apresentado a Turma de Técnico em Informática, sob orientação do Professor Diógenes Silva.

SINOP-MT

2016

1-Introdução[a]

No presente trabalho falaremos sobre a história e um pouco da evolução das memórias. Mostraremos também os vários tipos, marcas e modelos de memórias que existem. Abordaremos também qual a finalidade de cada tipo de memória. Falaremos um pouco sobre memórias Cache, ROM, RAM e memórias de armazenamento permanente. 

 

2-Memórias[b]

 Definimos memória como todo dispositivo que puder armazenar dados. Exemplos: discos rígidos, SSDs, pendrives, cartões de memória, unidades óticas (CD, DVD, Blu-ray), memória RAM (memórias para uso e memória CMOS), memória Cache do processador (usada para aumentar a performance e regular o uso do processador),memória ROM (usada nas BIOS), memória cache do disco[c] rígido, placas de vídeo (possuem memória).
Um dos primeiros a utilizar memórias DRAM, foi a Apple, que é essencialmente a mesma tecnologia utilizada até hoje. Ao longo das primeiras décadas, a memória RAM passou por duas grandes evoluções. No ENIAC, não existia uma unidade de memória dedicada. Parte das válvulas eram reservadas para armazenar as informações que estavam sendo processadas. Não existia unidade de armazenamento, além dos cartões perfurados e as anotações feitas manualmente pelos operadores.

Na década de 50 surgiram as memórias core, um tipo antiquado de memória onde são usados anéis de ferrite, um material que pode ter seu campo magnético alterado através de impulsos elétricos, armazenando o equivalente a um bit 1 ou 0. Esses anéis de ferrite eram carinhosamente chamados de "donuts" (rosquinhas) e eram montados dentro de uma complexa rede de fios, que transportavam os impulsos elétricos usados para ler e escrever dados.Cada anel armazenava apenas um bit, de forma que você precisava de 8.192 deles para cada KB de memória. Inicialmente a malha de fios era "tecida" manualmente, mas logo começaram a ser usadas máquinas, que permitiram miniaturizar bastante as estruturas.

Por serem muito caras e precisarem de um grande número de circuitos de apoio, a memória core ficaram restritas aos computadores de grande porte.

O Altair já utilizava memórias "modernas" na forma de chips de memória SRAM (dois chips de 128 bytes cada um), que eram rápidos e confiáveis, porém muito caros. Na memória SRAM, são usados de 4 a 6 transistores para cada bit de dados (as do Altair usavam 4 transistores), o que multiplica o custo dos chips. Atualmente, as memórias SRAM são usadas nos caches dos processadores, o tipo mais rápido e caro de memória que existe.

O Apple I inovou utilizando um "novo" tipo de memória, as DRAM (Dynamic RAM), onde é usado um único transistor para cada bit de dados. Embora à primeira vista pareçam mais simples, os chips de memória DRAM são muito mais complicados de se trabalhar (principalmente se considerarmos as limitações da época), pois são capazes de armazenar os dados por apenas uma pequena fração de segundo. Para conservar os dados, eles precisam de um circuito de refresh, que lê e regrava os dados a cada 64 milissegundos (ou menos, de acordo com o projeto).

Apesar de todas as dificuldades, foi o uso de memórias DRAM no Apple I que permitiu que ele viesse com 8 KB de memória, custando pouco mais que um Altair, que vinha com meros 256 bytes. A partir daí, as memórias DRAM se tornaram norma, o que continua até os dias de hoje.

Com o passar do tempo, a evolução das tecnologias de memórias não somente as torna mais rápidas, mas também faz com que passem a contar com maior capacidade de armazenamento de dados. Memórias ROM do tipo Flash, por exemplo, podem armazenar vários gigabytes.

3-TIPOS DE MEMÓRIAS

3.1-Memória Cache

Memória Cache é uma pequena quantidade de memória estática de alto desempenho, tendo por finalidade aumentar o desempenho do processador realizando uma busca antecipada na memória RAM.

    Com a evolução na velocidade dos dispositivos, em particular nos processadores, o cache foi dividido em níveis, já que a demanda de velocidade a memória é tão grande que são necessários caches grandes com velocidades altíssimas de transferência e baixas latências. Sendo muito difícil e caro construir memórias caches com essas características, elas são construídas em níveis que se diferem na relação, tamanho X desempenho.

3.2-Cache L1[d]

Uma pequena porção de memória estática presente dentro do processador. Em alguns tipos de processador, como o Pentium 2, o L1 é dividido em dois níveis: dados e instruções (que “dizem” o que fazer com os dados). A partir do Intel 486, começou a se colocar a L1 no próprio chip (processador). Geralmente tem entre 16KB e 128KB.

3.3-Cache L2

 Possuindo o Cache L1 um tamanho reduzido e não apresentando uma solução ideal, foi desenvolvido o cache L2, que contém muito mais memória que o cache L1. Ela é mais um caminho para que a informação requisitada não tenha que ser procurada na lenta memória principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (255.6 Kb)   docx (809.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com