TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Lean

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Metodologia de Software

Pontuação: 0 a 10 pontos, com peso 3.

Grupo: 

1° Descreva de acordo com seu entendimento, como aproveitar o todo o potencial da metodologia Lean?

No mundo moderno, as organizações buscam meio e ferramentas para reduzir seus custos produtivos. Diante dessa necessidade de adotar filosofias e metodologias direcionadas a reduzir a variação natural nos processos de produção e eliminar tudo o que não agrega valor ao produto é essencial para que as empresas sejam mais competitivas sobre as demais a fim de promover melhores resultados, para as companhias e um ótimo serviço de qualidade para seus clientes. Nesse contexto, duas metodologias se uniram para definir e eliminar esses escopos de processo:
O Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta, por sua vez, é uma iniciativa que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa quando aplicados acarretam à otimização do produto, produção ou sistema tornando-o mais enxuto e, consequentemente, mais ágil e mais eficiente.

O programa Seis Sigma tem se destacado como a melhor alternativa nesta linha na atualidade, por ser um programa direcionado para melhoria da qualidade dos produtos e processos, possibilitando aumento da lucratividade decorrente de um estudo pormerizado das fontes de variação que afetam significativamente a eficiência e a eficácia dos processos de manufatura e serviços. Um dos pontos fortemente valorizados nos projetos baseadosno Seis Sigma é a redução de custos.

O Lean Seis Sigma, como tem sido denominada a combinação da Manufatura Enxuta com o Seis Sigma, contribui de forma efetiva para que as falhas que levam ao retrabalho e ao desperdício sejam reduzidas drasticamente, assim como para se buscar uma ideia unificada de melhoria continua.
Sendo breve, o que deixa separar o Lean Seis Sigma de seus componentes individuais é o entendimento que você não pode fazer apenas a qualidade ou só acelerar, você precisa de um processo equilibrado que pode ajudar uma organização focada na melhoria da qualidade do serviço, dentro de um prazo fixado, e
tem o objetivo de obter melhorias e identificar soluções para os problemas, com base em fundamentos estatísticos e ferramentas do Lean seis sigma.

2° Faça uma comparação dos quatro estudos de caso, refletindo as características e as virtudes do Lean.  Mínimo de 25 linhas.

No mercado atual, as empresas estão cada vez mais sujeitas a grandes desafios,
provenientes de efeitos ocasionados pelo aceleramento da evolução do mercado
mundial. A sobrevivência das empresas, a forma de encarar crises econômicas e a
capacidade de manter-se em um cenário global com grandes níveis de
competitividade torna evidente a necessidade da evolução da gestão organizacional,
bem como, a redução dos custos, a eliminação dos desperdícios e a maximização
da produtividade, e que em relação as quatros empresas do estudo de caso existia um decaimento por não coseguir superar seus competidores, não atender as estimativas de seus clientes, sem gerar impactos financeiros substanciais e duradouros. Na busca pela excelência operacional aderiu ao Lean Manufacturing difundindo assim uma filosofia de trabalho diferenciada, onde a força de trabalho atua dentro dos processos produtivos como agentes de mudança, elevando seus níveis de produtividade. Uma das ferramentas do Lean que se destaca na função de melhorar continuamente os processos, que tem como objetivo a solução de problemas. As empresas estão produzindo maiores resultados com o Lean Six Sigma que realizam de antemão um diagnostico para ajudar as empresas a enxerga a oportunidades mais criticas a uma resolução do problema, que consiste em trea passos: 1- Mapeamento da Cadeia de valor da empresa no qual sonda a organização e mapeia seus processos principais para indenticar as maiores oportunidades de redução de custo por meio de redução de perdas em tempo ou materiais. 2- Benchmarking que identifica pontos de baixa produtividade e estabelece metas de melhorias. 3- Priorização que determina melhorias de processo que trarão os maiores resultados. Somente após identificar as questões, as empresas devem iniciar o processo Lean Six Sigma baseados nos passos DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar), sendo assim auxilia na tomada de grandes decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com