TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN MANUFACTURING PARA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE FALHAS NAS OPERAÇÕES

Ensaios: "APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN MANUFACTURING PARA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DE FALHAS NAS OPERAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  1.830 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

“O Lean Manufacturing é uma filosofia que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa. Como o Lean pode ser aplicado em todo tipo de trabalho, uma denominação mais apropriada é Lean Operations ou Lean Enterprise” (WERKEMA, 2006).

As origens do Lean Manufacturing remontam ao Sistema Toyota de Produção (ou Produção Just-in-Time). Iniciou-se, na década de 50, com o executivo da Toyota Taiichi Ohno, a criação e implantação de um sistema de produção cujo principal foco era a identificação de problemas e a posterior eliminação de desperdícios, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a qualidade e a velocidade de entrega do produto aos clientes. O Sistema Toyota de Produção, por representar uma forma de produzir cada vez mais com cada vez menos, foi denominado Produção Enxuta (WERKEMA, 2006).

OBJETIVO

GERAL

O presente trabalho teve como objetivo, realizar um estudo técnico científico a respeito dos benefícios da aplicação da metodologia Lean Manufacturing para a resolução de problemas de falhas nas operações do processo de produção, visando aumentar o desempenho e confiabilidade dos processos nas mais diversas áreas.

ESPECÍFICO

• Reduzir o tempo de ciclo (Lead Time) de serviços e processos produtivos

• Reduzir desperdícios, defeitos, retrabalhos e paradas de linha.

• Melhorar a eficiência ou efetividade de processos transacionais e produtivos

• Estuda a melhoria do fluxo de produtos e serviços, utilizando o software de simulação ARENA.

• Aumentar o atendimento nas expectativas dos clientes

JUSTIFICATIVA

Nos últimos anos, o número de empresas praticantes do Lean Manufacturing vem aumentando significativamente em todos os setores industriais e de serviços.

A implantação desse sistema se faz indispensavelmente devido à necessidade de concorrer em um mercado globalizado; à pressão dos consumidores para a redução de preços; às rápidas mudanças tecnológicas; o mercado exigente na qualidade; custo; entregas pontuais; à necessidade das empresas em explorar cada vez mais suas competências principais e eliminar o restante, para que possam ganhar vantagem competitiva; à necessidade crescente de certificações internacionais (ISO 9001:2008, ISO 14001, ISO/TS 16949, entre outras); à sempre crescente expectativa dos clientes por melhores produtos e serviços; e à necessidade de padronizar processos para atingir os objetivos com solidez.

E para a universidade???

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com