TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia de Requisitos Ágeis

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

Metodologia de Requisitos Ágeis

Engenharia de requisitos é a disciplina da engenharia de software que consiste no uso sistemático e repetitivo de técnicas para cobrir atividades de obtenção, documentação, manutenção de um conjunto de requisitos para software que atendam aos objetivos de negócio e sejam de qualidade. Para que a abordagem de requisitos permita bons resultados nas metodologias ágeis é necessário que alguns procedimentos da Engenharia de Requisitos sejam adaptados. Essa adaptação visa aproveitar seus aspectos favoráveis e adequá-los para viabilizar a principal característica das metodologias ágeis, que consiste na utilização de uma documentação mais enxuta e concisa, eliminando alguns artefatos e documentos de controle que são muito presentes nas metodologias tradicionais.

A adoção da engenharia de requisitos ágeis pode ser muito vantajosa no quesito “fornecer um produto que resolva o problema do cliente”. Dentre elas podemos ressaltar as seguintes: comunicação face a face ao invés de documentar, engenharia de requisitos interativa, gerenciar a mudança dos requisitos através  de  um  planejamento  constante,  frequente  priorização dos requisitos, prototipação e reuniões de revisão/testes. Muitas técnicas da Engenharia de Requisitos estão presentes nas Metodologias Ágeis e são consideradas boas práticas dentro dos processos de levantamento e modelagem de requisitos, que por sua vez aumentam as chances de sucesso do projeto, tornando a engenharia de requisitos ágeis um modelo utilizável até em outras metodologias, que não sejam ágeis pela sua flexibilidade. Requisitos ágeis são conjuntos de práticas utilizadas no levantamento dos requisitos de forma a entender todo o contexto da aplicação, dando ênfase ao comportamento esperado do software focado no valor de negócio.

Falando sobre análise de requisitos ágeis, podemos constatar que nada mais é do que a aprimoração das análises de requisitos que possuíamos anteriormente, onde, após o levantamento de todas os desejos e necessidades do cliente era necessária a elaboração e entrega de uma documentação de especificação extremamente completa que descrevia com exatidão todas as necessidades do cliente, o que gerava uma documentação bem extensa, e que deveria informar o maior nível de detalhes possível do software a ser desenvolvido, pois qualquer erro nesse detalhamento, ou informação ausente, poderia gerar erros e retrabalhos ao longo de todo o desenvolvimento do software.

Sendo assim, o modelo ágil é usado com o objetivo de reduzir a documentação e aumentar o contato humano, tendo uma comunicação mais frequente e clara com o cliente, assim evitando toda aquela documentação extensa e exaustiva e podendo lidar mais rapidamente com as mudanças que podem surgir ao longo do projeto. Para o levantamento e análise de requisitos ágeis, algumas ferramentas podem ser utilizadas, como o User Stories (histórias de usuário), por exemplo, que se for bem aplicada, atinge perfeitamente esse objetivo.

As histórias de usuário são especificações curtas para exemplificar de forma sucinta as necessidades dos usuários finais ou usuários de sistema. Sendo uma forma prática e eficiente de definir o escopo do projeto de software. A técnica de especificação consiste em capturar o "quem", "o quê" e "por quê" de um requisito de forma simples, e que deixe claro o entendimento por parte do cliente e do time de desenvolvimento.

Abaixo alguns exemplos de user stories referentes ao projeto Lar São Vicente de Paula:

US001 – Consulta Necessidade

Eu como doador, gostaria de consultar quais os produtos que estão em falta no lar, para poder realizar uma doação.

Critérios de aceitação

Critério #1: Os produtos exibidos devem estar zerados no estoque ou com saldo menor que 5.

US002 – Gera Relatório Financeiro

Eu como administrador do lar, gostaria de consultar um relatório com todos os valores recebidos e pagos pela instituição, para poder controlar o fluxo de caixa.

Critérios de aceitação

Critério #1: Os valores de entrada e saída devem ser dos últimos 30 dias.

US003 – Movimenta Estoque

Eu como funcionário do lar, gostaria de cadastrar movimentação de produto no estoque, para manter a quantidade em estoque atualizada.

Critérios de aceitação

Critério #1: Para retirada, o produto deve ter saldo maior que zero.

US004 – Cadastra Funcionário

Eu como administrador do lar, gostaria de cadastrar um novo funcionário, para manter o registro de funcionários do lar atualizado.

Critérios de aceitação

Critério #1: Salva cada funcionário com número de matrícula única e sequencial.

US005 – Gerenciar Evento

Eu como funcionário do lar, gostaria de cadastrar e divulgar um novo evento (brechó, bingo) da instituição, para arrecadar fundos.

Critérios de aceitação

Critério #1: Deve informar data, hora e local, obrigatoriamente.

O User Stories é apenas uma das ferramentas que podemos utilizar para o levantamento e análise de requisitos ágeis, pois mesmo sendo clara para o entendimento tanto do cliente, como dos desenvolvedores, ainda assim, não possui informação suficiente para que de fato os requisitos possam ser codificados. O maior desafio na análise dos requisitos é conseguir garantir que o valor seja entregue e percebido pelo cliente, tentando ser o mais claro possível.

Ellen Gottesdiener, Coach de produtos ágeis e Presidente da EBG Consulting, afirma que definindo alguns parâmetros, podemos criar uma espécie de template para levantamento de requisitos ágeis, são estes.

Parceiro Cliente: aquela pessoa que está buscando resolver um problema específico com produto que estamos criando.

Parceiro de Negócios: alguém que tem interesse em nosso software, porém focado no mercado e em geração de receita ou posicionamento estratégico que o nosso sistema pode fornecer a ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (340.2 Kb)   docx (112.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com