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Metodologia e Projeto de Software Unisul

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  659 Visualizações

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Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

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Avaliação a Distância 1 (AD1)

Unidade de Aprendizagem: Metodologias e Projetos de Software – AD1

Curso: Gestão de Tecnologia da Informação

Professor: Roberto Fabiano Fernandes

Nome do aluno:

Data: 14/08/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
  • As respostas apresentadas na AD devem ser individuais. Da mesma forma não é permitido a cópia parcial ou integral de conteúdos sem a devida referência as fontes utilizadas. No caso de plágio será atribuída nota Zero. O mesmo vale caso dois ou mais alunos entreguem o mesmo trabalho.
  • Após a data de entrega das AD´s, haverá um desconto de 2,0 pontos.
  • Serão aceitos AD´s em atraso até 15 dias após a data de entrega da respectiva AD, sendo assim, será atribuído NOTA ZERO para AD´s entregues após 15 dias da data prevista da entrega.
  • Não haverá a possibilidade de refazer a atividade (AD). Sendo que a mesma terá um a nota da primeira correção.
  • Após o envio da AD é responsabilidade do aluno acessar e conferir se o arquivo enviado para a ferramenta Avaliação corresponde ao documento da respectiva atividade e não apresenta problemas técnicos.
  • Ao realizar as atividades, você deverá respeitar as normas acadêmicas e científicas. Na elaboração do texto, considere as normas da ABNT. Utilize originalidade nas palavras e, ao utilizar frases de outros autores, faça-o com referência e de acordo com as normas da ABNT.

Acesse a Biblioteca Virtual da Unisul na aba inferior do EVA para realizar todas as questões a seguir.

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  1.  Busque o livro “Gestão Ágil de Projetos”. No livro, identifique o que o autor define por princípios dos métodos ágeis. Após faça uma descrição, com suas palavras do que você entendeu sobre o princípio: manter a simplicidade (1,0 ponto)

R.: Os Princípios dos métodos ágeis são: Envolvimento do cliente, Entrega Incremental, Pessoas, Aceitar Mudanças e Manter a Simplicidade.

Quanto ao princípio de “Manter a Simplicidade” é desenvolver o software da forma mais simples possível que seja de fácil entendimento para toda equipe de desenvolvimento inclusive o iniciante. Um código limpo e simples de fácil compreensão.

  1. Ainda com base no Livro “Gestão Ágil de Projetos”, faça uma leitura sobre os métodos ágeis apontados pelo autor (Extreme Programing, Scrum, Metodologia FDD e Lean Software Development. Ao final apresente um quadro com as principais características de cada método (2,0 pontos)

R.:

Extreme Programming

  • Feedback constante
  • Abordagem Incremental
  • Comunicação

As 12 práticas: Planejamento, Entregas, Metáfora, Projeto Simples, Testes, Programação em pares, Refatoração, Propriedade coletiva, Integração contínua, 40h de trabalho semanal, Cliente presente e Código-padrão.

Scrum

  • Backlog do produto
  • Reuniões Diárias

As três perguntas:

  1. O que foi feito ontem?
  2. O que será feito hoje?
  3. Há algum obstáculo para realizar as atividades?
  • Sprint

Metodologia FDD

  • Modelagem
  • Planejamento e Controle do Projeto
  • Foco no Código
  • Interação constante com o cliente
  • Entrega de versões do projeto

Metodologia mista pois os dois primeiros processos “Modelagem” e “Planejamento e Controle do Projeto” são rigorosos

Lean Software Development

Os sete princípios:

  • Eliminar o desperdicio
  • Aumentar o aprendizado
  • Adiar decisões
  • Entregar o mais rápido possível
  • Fazer com que a equipe seja responsável pelo projeto
  • Construir da melhor maneira possível da primeira vez
  • Visualizar o todo

  1. Pesquise no livro de Ian Sommerville – Engenharia de Software,  Edição, os seguintes aspectos:
  1. Identifique os modelos de processo de software e defina, com as suas palavras, uma comparação entre o modelo Cascata e Modelo Espiral de Boehm. (1,0 ponto)

R.: Os modelos de processos de software são: Cascata, Desenvolvimento Incremental e Engenharia de software orientada a reúso.

Comparação:

Modelo Cascata: Modelo dirigido a planos. Fases de especificação e desenvolvimento separadas e distintas.

Modelo espiral de Boehm: O processo é representado como uma espiral ao invés de um plano. Cada loop na espiral representa uma fase do processo. Não existem fases fixas como especificação ou projeto. Os loops na espiral são escolhidos de acordo com a necessidade. Os riscos são avaliados explicitamente e resolvidos no decorrer do processo.

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