TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microsoft Visual C#

Por:   •  6/5/2019  •  Seminário  •  2.802 Palavras (12 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução e Conceitos iniciais

PARTE I – TEORIA

O computador é uma máquina eletrônica que tem a finalidade de processar dados e gerar informação. Uma informação nada mais é do que um dado processado. Na atualidade o computador está presente em diversos setores e em nosso dia a dia.

Este é 2 partes bem diferenciadas, hardware (HW) e software (SW).

Hardware (HW)

✓ O hardware é composto pelas partes físicas;

✓ Periféricos de entrada: mouse, teclado, scanner, etc;

✓ Periféricos de saída: monitor, impressora, etc;

✓ Periféricos de entrada e saída (simultâneo): placa de rede, monitor touch screen, HD, etc.

Software (SW)

✓ O software é composto pelos programas, que podem ser Aplicativos ou Utilitários

✓ que contém instruções para serem processadas pelo sistema operacional (SO) do computador.

Programação

Programação é uma sequência lógica de tarefas que deverão ser cumpridas pelo computador. A programação pode ser simples ou complexa. Existem várias linguagens de programação que nos permitem a comunicação entre o “Homem” e a “Computador”. Cada uma delas com tem suas características particulares. Linguagem de Programação Assim como uma linguagem coloquial, a linguagem de programação, nada mais é do que um conjunto de instruções, símbolos, sintaxes e pontuações que permitem a comunicação entre os seres racionais e os computadores. Essas linguagens possuem todo um conjunto de regras e que devem ser seguidas para que exista a comunicação de fato. Entre as existentes, estaremos estudando neste semestre a Microsoft Visual C#.

Alto nível

✓ Linguagem de programação mais próxima sintaticamente da linguagem do ser humano. Tem como característica principal, a facilidade de entendimento e a comodidade na programação.

Baixo nível

✓ Próxima da linguagem de máquina, por isso, mais difícil de ser interpretada pelos seres humanos e também de ser programada

As linguagens de programação servem para escrever programas que permitem a comunicação entre homem (usuário) e computador (máquina).

Aula 01 – C#

Página 2 de 21

Existem alguns programas especiais chamados tradutores (compiladores ou interpretadores) convertem as instruções escritas em linguagens de programação em instruções escritas em linguagem de máquina. Compilação Um computador não entende as linguagens de alto nível. Portanto, um programa escrito em linguagem de alto nível precisa ser traduzido para linguagem de máquina. A tradução de um programa escrito em linguagem de alto nível, como C#, para uma linguagem que o computador possa entender faz-se através de outro programa, conhecido como compilador. Ato de gerar um programa em linguagem de máquina, a partir de um programa em linguagem de alto nível. O compilador faz a função de um tradutor em nosso dia a dia, ou seja, ele lê os códigos em linguagem de alto nível e traduz para linguagem de máquina. Caso o compilador encontre algum erro (sintaxe e não de lógica) no código fonte (CF), ele indicará e evidentemente abortará a tradução, neste momento se inicia o processo de Debug (correção do CF). Lembrete: O compilador é um programa e que também só entende uma linguagem para tradução, ou seja, para cada linguagem existe um compilador próprio. A introdução e a modificação do programa em um arquivo são feitas utilizando-se um editor de texto, que é um programa que contém as características necessárias para a digitação e gravação dos seus aplicativos e também permite a correção e manutenção, quando necessário. A aprendizagem de como utilizar um editor de textos torna muito mais fácil a tarefa de introduzir o programa. No caso específico do editor de programas para o Visual C#, oferece muitos recursos que facilitarão a nossa vida do programador. Estes programas escritos em Visual C# estão codificados em linguagem de alto nível, projetadas para facilitar a programação. Programas O programa é um conjunto de ordens (comandos) que serão executadas pelo “Sistema” em determinada sequência lógica. Os programas podem estar perfeitos sintaticamente falando, mas mesmo assim, não gerar bons resultados.

Código fonte

✓ Programa gerado pelo desenvolvedor (programador).

✓ Esse programa está codificado em linguagem de programação de alto nível.

Código objeto

✓ Programa gerado a partir do processo de compilação, ou seja, este código não está legível para nós e sim para a máquina.

✓ Este é o programa que estará sendo executado pelo Sistema.

Análise de Resultados ✓ Mesmo pronto, nossos programas poderão gerar resultados ruins. ✓ Analise os resultados dos seus programas criando testes de execução.

Aula 01 – C#

Página 3 de 21

Componentes do Sistema computacional Também devem ser acrescentados Peopleware, Banco de Dados, conectividade e manuais (regulamentos, procedimentos, etc). Microsoft Visual C# O que é C# e .Net 1 – Introdução O C# (leia-se C-Sharp) é a principal linguagem orientada a objeto da plataforma de desenvolvimento da Microsoft, que roda sobre o .NET Framework. Ela é fortemente tipada criada pela Microsoft e tendo como principal desenvolvedor Anders Hejlsberg (o mesmo criador do Delphi e Turbo Pascal) como parte do Framework .NET que se encontra na atualmente na versão 5.0. Windows Management Framework 5.0 Windows Management Framework 5.0 includes updates to Windows PowerShell, Windows PowerShell Desired State Configuration (DSC), Windows Remote Management (WinRM), Windows Management Instrumentation (WMI). Release notes: http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=717903

Embora a linguagem C# tenha sido criada do zero, foi baseada na linguagem C++ e tem muitos elementos da linguagem Object Pascal e Java Trata-se de uma linguagem gerenciada, robusta, moderna, escalável e multi-paradigma, além de ser open-source e gerenciada pela comunidade através da .NET Foundation. Pode ser utilizada para programar uma vasta gama de aplicações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com