TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres na Tecnologia

Por:   •  14/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 6

INICIATIVA PARA PROMOVER A INCLUSÃO FEMININA NO MUNDO TECNOLÓGICO

LANA VICTÓRIA DE SOUZA CHAVES

BELÉM/PA

2023

1

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

Diante da sociedade atual, falar de diversidade de gênero é de suma importância, uma vez que as oportunidades não são as mesmas entre homens e mulheres. O setor que ainda é dominado pelas pessoas do sexo masculino, deixando uma participação de apenas 20% para o público feminino segundo os dados do Cadastro Geral de Desempregados (CAGED) no período de 2014 a 2019 (BATAGELLO, 2022).

Neste sentido, é importante ressaltar a dificuldade que as mulheres enfrentam para serem reconhecidas e promovidas no âmbito profissional, sobretudo na área tecnológica. Dito isso, evidenciamos que os cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) são predominantemente masculinos, e em consequência disso, um quarto das pessoas com o sexo feminino gostariam de seguir carreira na tecnologia, mas se sentem intimidadas por pensarem que é um ambiente dominado por homens (IAB BRASIL, 2015).

Recentemente o Fórum Econômico Mundial publicou o relatório de Desigualdade Global de Gênero 2016, diz que o Brasil está em 79º lugar, na posição a respeito da paridade econômica de gênero nas áreas de acesso à Educação, Saúde e Sobrevivência, Oportunidade Econômica e Empoderamento Político (WORLD ECONOMIC FORUM, 2016).

Posto isso, a presente pesquisa propõe um estudo acerca da desigualdade de gênero e a importância da representatividade feminina no ensino de conhecimentos tecnológicos, visto que são discussões pertinentes dentro das carreiras de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, que estão sendo discutidas tanto nacionalmente quanto internacionalmente a relevância da diferença de gênero.

Vale mencionar que essa posição de pesquisa parte de atravessamentos e questionamentos pessoais que impulsionam a reflexão e/ou a problematização sobre o papel da mulher na sociedade brasileira, nesse contexto Castro (2013) aponta questões culturais e educacionais, visto que desde criança, as mulheres são influenciadas a gostar de outros assuntos, mais aceitáveis ao papel de gênero que foi socialmente construído, pela sociedade patriarcal, como tarefas que envolvam cuidado e comunicação.

Nessa discussão, é relevante destacar que mesmo com o aumento da presença de mulheres inseridas no ensino superior, a preferência feminina continuou sendo nos campos tradicionalmente considerados feminil, tal fato mostra que as diferenças de

2

gêneros na qual fomos submetidas historicamente, ainda influenciam a formação do vínculo com o conhecimento (Lima, 2013).

Diante disso, apresento a questão que norteia este estudo: “Quais são os desafios enfrentados por mulheres ao ingressar em uma das áreas tecnológicas?”.

Saliento que a proposta de pesquisa, trata da importância de ter mulheres no meio tecnológico, minha proximidade com este tema se dá a partir das minhas vivências enquanto mulher inserida no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o meu interesse para chegar nesta área, se inicia desde pequena, pois sempre me interessei em mexer nas configurações de telefones, computadores e TV dos outros, para depois “consertar” e com o passar dos anos a vontade/ curiosidade de aprender mais cresceu e os sistemas mobile, software e hardware passaram a ser meu desafio.

No ano de 2019, passei no curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Instituto Federal Farroupilhas – Campus São Vicente do Sul/RS, no qual cursei por quatro anos, foi de onde trouxe várias experiências na realização de consertos em computadores tanto com a parte do software que era a instalação de programas, quanto fazer troca de peças de dentro do gabinete, projetores, impressoras, além da criação de um website.

Além de todo o conhecimento que experienciei na faculdade, vivenciei questões que me fizeram refletir e pensar, que na minha turma havia somente quatro mulheres, duas desistiram logo no início, a outra que foi até o final comigo depois abandonou, apenas eu foi me formei, no quadro de professores da indústria tecnológica a maioria são do sexo masculino, havia somente uma docente do sexo feminino.

Na disciplina de TCC I esta mesma professora me sugeriu abordar questões relacionadas à pequena representatividade de mulheres na área de tecnologia, achei bem interessante, porém guardei com carinho, pois naquela ocasião surgiu outro tema que se tornou mais viável para a conclusão de curso, já que a discussão sobre mulheres e tecnologia envolve questões mais profundas que necessitam de tempo para uma melhor compreensão. Diante desse contexto pessoal, social e acadêmico proponho essa pesquisa e apresento a seguir os seus objetivos.

OBJETIVO GERAL

Analisar os desafios enfrentados pelas mulheres no campo da tecnologia sobretudo no acesso aos cursos de graduação diante dos dados encontrados e criar

3

um website engajando as áreas tecnológicas, proporcionando o acesso a esse conhecimento para as mulheres.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar os desafios enfrentados pelas mulheres no campo da tecnologia sobretudo no acesso aos cursos de graduação;

  • Compreender a inserção da mulher na utilização das tecnologias disponiveis;
  • Criar um website de divulgação com informações sobre as áreas tecnológicas para pessoas do sexo feminino.

METODOLOGIA

A metodologia proposta para este estudo, combina métodos qualitativos em ambiente tanto presencial quanto online baseados em uma variação etnografia digital multimodal (AMARAL et al., 2008; BRAGA, 2006; ESTALELLA, ARDÈVOL, 2007; FRAGOSO et al., 2011; KOZINETS, 2009; MURTHY, 2008), que será abordado com mais detalhamento no decorrer do programa para uma melhor organização. Nesta pesquisa possui três objetivos específicos considerados como etapas para a sua conclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (206.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com