TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÓDULO 02 – EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS

Por:   •  8/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

MÓDULO 02 –EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS

Saiba quais equipamentos e ferramentas serão utilizados em uma ativação de fibra óptica FTTH. Conheça-os detalhadamente e para que servem cada um deles.

Conteúdo Do Curso:

1 – Equipamentos utilizados em uma ativação FTTH;

2 – Ferramentas usadas em uma ativação FTTH;

Equipamentos:[pic 3]

  1. Conetores De Campo:
  2. Os conectores usados em campo são do modelo SC-APC, cor verde, usados na CTO e conectores SC-UPC, cor azul, usados nas ONUs (conversores ópticos)

Entenda como funciona o Conetores De Campo:[pic 4]

O funcionamento deste equipamento é mecânico, você precisa unir a sua fibra com a fibra que existe no interior do conector. Para um funcionamento perfeito, a fibra deve estar limpa e clivada corretamente.

Uma força é necessária para a união das duas fibras. Para isso, deixamos um pequeno arco na sua fibra, forçando contra a do conector, antes de puxar a trava do conector.

ONU – OPTICAL NETWORK UNIT:[pic 5]

A função das ONUs é converter o sinal ótico em eletricidade, podendo assim, conectar qualquer roteador pela porta LAN1 ou LAN2. A porta das ONUs são Gigabit, ou seja, podem transmitir até 1 Giga de dados por segundo. As ONU trabalham em modo bridge ou Router. Existem vários tipos de ONUs. Alguma já vem com roteamento integrado, no caso das ONUs híbridas.

ROTEADORES:

Os roteadores servem para armazenar os dados do usuário, fazendo a conectividade do cliente ao servidor PPPoE ou outra forma de autenticação do provedor, liberando assim, a conexão com a internet. Mas sua função principal é criar redes virtuais ou rotas para outros dispositivos conectados, conseguindo liberar o acesso à internet entre vários dispositivos ao mesmo tempo, sem conflitos entre eles.[pic 6]

Existem vários tipos de roteadores. Roteadores de 150Mbps de uma Antena são usados para planos menores. Já para planos maiores, roteadores mais modernos e com tecnologia WIFI Dual Band 2.4GHz, 5GHz e portas WAN/LAN Gigabit, são de uso obrigatório.

[pic 7]

DROP FLAT 1FO:[pic 8]

O Drop Flat é um cabo óptico, composto de 1 ou 2 fibras, protegidas por dois arames de aço finos, sustentados por um arame de tração mais rígido, que pode ser descartado do drop. Existem diversas cores de drop. A mais usada é a cor preta por suportar raios UV.

O drop é mais frágil que os cabos ópticos AS – Autossustentados. Seu manuseio requer mais cuidado e preparo das equipes de ativação. Todo cuidado é pouco no seu manuseio, já que ele é o mais caro em toda sua rede FTTH, por ser usado em maior quantidade.[pic 9]

ESTICADOR CUNHA:

A utilização incorreta desta ferramenta pode comprometer o resultado final da instalação. Os esticadores utilizados na rede FTTH, já vem com a identificação da empresa. Ele também vem com instruções de instalação impressa pelo fabricante.

Estas instruções devem ser obrigatoriamente seguidas. Caso não siga estas instruções, a chance de quebra do mesmo é enorme, chegando até quebrar no ato da instalação!

Os esticadores de drop podem ser opcionais, caso queira economizar. Basta cortar o arame de tração do Drop e esticar (prender) na própria BAP ou fita de aço.

FERRAMENTAS USADAS NA ATIVAÇÃO FTTH:[pic 10]

Além do carro e escadas, os técnicos devem utilizar EPI e EPC, ferramentas de instalação de ferragens (quando houver poste sem ferragens), ferramentas de fixação de Drop, ferramentas de montagens de conectores de campo, notebook e outras. Veja detalhes de cada uma delas, nas páginas a seguir:

ESTICADOR DE FITA DE AÇO – FUSIMEC:

Esta ferramenta é utilizada para esticar a fita de aço, apertando os anéis guias contra o poste. Procure esticar bem a fita, para que os anéis fiquem firmes. O manuseio da fia de aço, deve ser com luvas de couro. Existem Fusimec manuais (foto) e semiautomáticas com catracas.[pic 11]

ALICATE DECAPADOR DE DROP:

[pic 12]

A utilização incorreta desta ferramenta pode comprometer o resultado final da instalação. Esta ferramenta é utilizada para cortar os dois elementos de proteção do drop, deixando apenas a fibra encapada. Caso esta ferramenta esteja ruim durante o corte, ela pode atingir a fibra e acabar trincando, comprometendo-a fisicamente. Se isso acontecer, refaça o procedimento e peça outra ferramenta.

ALICATE DECAPADOR DE FIBRA:

A utilização incorreta desta ferramenta pode comprometer o resultado final da instalação. Esta ferramenta é usada para retirar o revestimento da fibra, deixando apenas a fibra nua, sem a sua capa verde. Muito cuidado ao usar esta ferramenta. [pic 13]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (326.7 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com