TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FERRAMENTAS DE SOFTWARE NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE EQUIPAMENTOS PESADOS

Por:   •  23/8/2021  •  Ensaio  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 12

Revista da Graduação da Faculdade do Centro Leste

FERRAMENTAS DE SOFTWARE NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE EQUIPAMENTOS PESADOS

Raul Marques da Costa Cheibub David e Julio Cesar Maciel Rezende

Faculdade do Centro Leste, Endereço, Rod. ES – 010, km 6, S/N, Manguinhos, Serra - ES

 

Resumo

Todo equipamento, seja de grande, médio ou pequeno porte, em operação está sujeito a falhas, com variadas causas. Para reduzir as possibilidades de falhas, todo equipamento bem cuidado é submetido a manutenções preventivas periódicas. Todavia as manutenções preventivas periódicas tradicionais são dimensionadas, considerando que o equipamento a ser manutenido é operado sempre da maneira correta e seguindo as instruções dos fabricantes. Entretanto, na maioria das empresas que trabalham com equipamentos pesados, não é este o cenário encontrado; a operação costumeiramente possui pontos que estão em desacordo com o modo ideal e portanto, contribuem de maneira importante para aumentar o risco de falha. Pensando nessas condições, alguns fabricantes dotam seus equipamentos de médio e grande porte com ferramentas de software de diagnose de falhas. Essas ferramentas são capazes de gravar os comportamentos da máquina de acordo com o que é feito pelo operador, para que no futuro os equipamentos sejam construídos de forma a se adaptar aos tipos de operações e para que a sua manutenção seja apropriada para as diversas situações. Neste contexto buscou-se apresentar como esta ferramenta também pode ser utilizada para corrigir erros operacionais e para auxílio na manutenção preventiva dos atuais equipamentos, melhorando sua assertividade e, por consequência, aumentando a vida útil do equipamento, sempre visando aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais.

1. Introdução

Atualmente, em todo processo produtivo ou em execuções de serviços, se empregam ferramentas e máquinas para auxílio do trabalho, independentemente do grau de complexidade da produção ou do serviço. Contudo, quanto mais complexo for o trabalho, mais tecnologia é empregada nas ferramentas ou máquinas utilizadas, seja para aumentar a produtividade em si, como um meio de evitar acidentes ou melhorar a qualidade do processo.

Nas áreas onde se exige serviço pesado, como construção civil, pedreiras, mineração e produção florestal, não é diferente. A cada geração, equipamentos com mais tecnologia e maior capacidade produtiva, são empregados. Tratando-se dessas áreas, temos em especial o emprego dos chamados equipamentos de construção ou equipamentos pesados, que são pás carregadeiras, escavadeiras, retro-escavadeiras, motoniveladoras, dentre outros equipamentos, que hoje são essenciais para realização dos serviços e produção correlatas.

Com a necessidade de se empregar equipamentos, criou-se também a necessidade de manutenir os mesmos. Da mesma forma em que ocorreu a evolução dos equipamentos, a manutenção também precisou evoluir, buscando sempre trabalhar preventivamente e o mais assertivamente possível.

No caso dos equipamentos de construção, os fabricantes desenvolveram os programas de manutenção preventivos, atuando nos itens com maiores possibilidades de falha, manutenindo-os e/ou substituindo-os em períodos estipulados ou quando determinados indicadores forem atingidos, antes mesmo que a falha ocorra. Esses programas são criados com base em estudos extensivos sobre o comportamento de peças e componentes, através da coleta de informações retiradas das operações e serviços executados pelos equipamentos, sendo sempre atualizados quando necessário. Entretanto, mesmo com esses programas, alguns equipamentos ainda que manutenidos corretamente, virão a falhar. Isso se deve a vários fatores, tais como uma pequena porcentagem de itens que apresentam defeitos em sua fabricação, algum evento durante a operação que porventura não tenha sido previsto na concepção do equipamento, e o que ocorre em maior escala, erros operacionais.

Os fabricantes têm conhecimento desses erros, e os estudam buscando sempre melhorar os componentes que mais são afetados com essas situações. Erros de fabricação são constantemente melhorados pela área de qualidade dos fabricantes e atingem uma minoria aceitável dos equipamentos. Essas falhas também são geralmente corrigidas pela garantia dos equipamentos.

Falhas causadas por erros operacionais porém, não são cobertos por garantia, e para que sejam evitadas, deve-se ou corrigir a operação, ou melhorar o produto. No caso da melhoria do produto, devem ser aplicados componentes que suportem usos mais extremos ou indevidos, quando comparado com o uso para o qual o equipamento foi projetado, ou alterar o projeto do produto ampliando sua gama de aplicações. Todavia, todas essas alternativas implicam em variações dos custos de produção e desenvolvimento de componentes e da máquina em si, afetando negativamente o valor de compra da máquina.  Para evitar um aumento desnecessário de preço de seus produtos, os fabricantes devem fazer somente alterações pontuais e extritamente necessárias em seus produtos. Com isso, é necessário um grande estudo e acompanhamento das operações, gerando uma situação extremamente desafiadora, dada a extensa gama de aplicações operacionais em que os equipamentos pesados estão envolvidos.

Pensando em todas essas situações de operação e desenvolvimento de produto, os grandes fabricantes desenvolveram ferramentas de software de diagnose, e as incluíram em seus equipamentos de médio e grande porte, para que pudessem aprimorar o estudo individual por tipo de operações em cada modelo de equipamento, tornando-os capazes de determinar onde devem ser aplicados componentes com maior robustez, além de indicar pontos nos quais a manutenção deve ser mais criteriosa, informando ao usuário final como corrigir ou melhorar sua operação de forma a reduzir ou evitar danos ao equipamento, resultando em maior produtividade com o menor custo das máquinas.

Durante esse artigo será demonstrado como esse software ferramenta funciona e sua aplicação efetiva para a manutenção preventiva.

2. A ferramenta software de diagnose

Os equipamentos pesados de médio e grande porte, como carregadeiras, escavadeiras e motoniveladoras possuem em sua construção diversas unidades controladoras eletrônicas (podendo variar a quantidade e nível de influência no controle do equipamento de acordo a marca). Essas unidades eletrônicas se comunicam entre si, controlam e monitoram toda a máquina, mandando e recebendo informações dos motores e sensores nos equipamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com