TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métricas De Software

Por:   •  8/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.204 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

MÉTRICAS DE SOFTWARE

FERNANDO ALEXANDRE WAHL

MATRICULA 201805051271

PROFESSOR LUÍZ ROBERTO

CURITIBA – PR

2018

1 INTRODUÇÃO

Devido ao crescimento da demanda pelos serviços de desenvolvimento de software, a qualidade e ferramentas de melhoria vêm aumentando a procura. Essa melhoria do processo de software é um objetivo fundamental para as organizações e deve estar baseada em medições. No entanto, definir, coletar e analisar um conjunto de métricas não é uma tarefa trivial.

Os processos que estão no nível máximo do CMM têm um melhoramento contínuo, o que significa que eles são constantemente medidos. As métricas são aqui quantitativas. Medidas de qualidade e medidas de produtividade são extraídas do processo de software.


2 SUMARIO

1 INTRODUÇÃO        2

2 SUMARIO        3

3 OBJETIVO        4

4 MÉTRICAS DE SOFTWARE        4

4.1 Pontos por Função        5

4.2 Analise de Ponto de Função        5

4.3 Razões para uma Medição de Software        7

5 CONCLUSÃO        8

6 REFERENCIAS        9

7 DIFICULDADES ENCONTRADAS        10

8 LIÇÕES APRENDIDAS        11


3 OBJETIVO

O melhoramento e o processamento de novas técnicas de desenvolvimento, uma gerência de projetos e um relacionamento com os novos e antigos clientes, fazer com que os setores sejam de forma mais clara e mais objetiva, indicando a qualidade de software. Avaliar processo e a sua produtividade, avaliar os benefícios de novos métodos e ferramentas de engenharia de software.

Com as informações obtidas nesse trabalho, podemos tomar conhecimento de vários pontos, os quais devem e serão implementados nas técnicas aqui apresentadas. São elas:

  • O entendimento do por que a métrica de software é importante e como provar isso;
  • O funcionamento de uma medição de software a fundo;
  • O funcionamento do plano de métricas.

4 MÉTRICAS DE SOFTWARE

No mundo da engenharia, a medição é algo de extrema importância e muito comum. A engenharia de software está longe de desenvolver uma medição padrão amplamente aceita e com resultados sem fatores concretos. As discórdias sobre o que deve se medir e como avaliar o resultado obtido das medições. Métricas de softwares possibilitam realizar uma das atividades mais fundamentais do processo d e gerenciamento de projetos: o planejamento. A partir desse, pode-se identificar a quantidade de esforço, de custo e das atividades que serão necessárias para a realização do projeto. As métricas de software, do ponto de vista de medição, podem ser divididas em duas categorias: medidas diretas e indiretas. Podemos considerar como medidas diretas do processo de engenharia de software o custo e o esforço a plicados ao desenvolvimento e manutenção do software e do produto, a quantidade de linhas de código produzidas e o total de defeitos registrados durante um determinado período de tempo.

Porém, a qualidade e a funcionalidade do software, ou a sua capacidade de manutenção, são mais difíceis de serem avaliadas e só podem ser medidas de forma indireta. Também podemos dividir as métricas de software, sob o ponto de vista de aplicação, em duas categorias: métricas de produtividade e de qualidade. As métricas de produtividade concentram-se na saída do processo de engenharia de software. As métricas de qualidade indicam o quanto o software atende aos requisitos definidos pelo usuário.

4.1 Pontos por Função

Pontos por função são a medida do tamanho das aplicações de computados e os projetos que os constroem. A contagem de Pontos de Função é independentemente da metodologia de desenvolvimento e da plataforma utilizadas no desenvolvimento da aplicação. Assim, recomenda a utilização da métrica por Pontos de Função nas estimativas de tamanho dos projetos de software. Também é utilizada a métrica para estimar os projetos dos clientes, onde se obtém excelentes resultados.

Métricas de software orientadas a função usam uma medida da funcionalidade entregue pela aplicação como valor da normalização. Como funcionalidade não pode ser medida diretamente deve ser originado indiretamente usando outras medidas diretas. Métricas orientadas a função foram inicialmente propostas por Albrecht em 1979 que sugeriu uma medida chamada pontos-por-função. Pontos-por-função – derivadas a partir da contagem (direta) do domínio da informação do software e avaliação da complexidade do software.

4.2 Analise de Ponto de Função

        Identifiquei que uma analise de qualquer área na porte de software, vai sempre se enfrentar juntamente com a questão de métricas, essa questão deve ser bem relevante, afinal devemos nos colocar sempre no lugar do usuário e deixar o sistema o mais fácil de ótima compreensão para o cliente final.

Dessa forma, em buscas por alguma imagem que mostrasse isso bem a fundo, me deparei com a imagem abaixo:

[pic 1][pic 2]

Com isso, podemos verificar os tipos de contagem, as identificações da fronteira da aplicação, as funções de dados e funções de transação. Também identificado e explicado na imagem os cálculos do Ponto de Função não ajustado, cálculo do fator de ajuste e cálculo do Ponto de Função ajustado e os fatores que influenciam a métrica da aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (193.7 Kb)   docx (84.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com