TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mídias Digitais

Por:   •  18/5/2018  •  Ensaio  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

MÍDIAS DIGITAIS

Segurança e Vigilância

Tudo que curtimos, postamos, comentamos e interagimos dentro das redes sociais trazem muitas informações sobre o nosso perfil. Sabendo que segurança e vigilância se diz respeito à possibilidade de identificação de dados gerados nas mídias digitais em rede, ultrapassando os limites público/particular e redefinindo a noção de “privacidade”. Pode-se relacionar com um fato que ocorreu em dos maiores sites de relacionamentos do mundo, o Facebook, o qual está respondendo um processo por ter vazado informações de mais de 87 milhões de usuários pela consultoria Cambridge Analytica. Mark Zuckenberg, presidente do Facebook em uma das audiências foi questionado por um dos advogados sobre como a rede social utiliza os dados de seus usuários e sua posição sobre regulação de empresas de internet.  Deve- se  ter precaução ao utilizar a rede, cuidado com dados e informações pessoais que são expostas, pois se a houver violação na privacidade, pode-se haver danos psicológicos graves.

Interatividade

Diz respeito à interferência e interação entre usuários, ou usuários, programas e conteúdos, em diferentes níveis e formas, nos sistemas de comunicação digital em rede. Visto que hoje a interatividade nas mídias digitais não é feita de maneira formal como há anos atrás, hoje a interatividade se faz sem muita moderação, e muitas pessoas não medem suas palavras e acabam interagindo de forma depravada, o que pode trazer danos morais e psicológicos ao próximo. Porém, quando há conscentimento da forma correta de interação, todas as partes são beneficiadas. Segundo (CRISTIANO, Marta Adriana da Silva Cardoso, 2012.) “Afirmaram que mídia tem todo o poder, outros, que a mídia tem poder limitado e ele, por sua vez, afirma que a mídia não tem poder nenhum. Lembra que todos os dispositivos utilizados pela mídia, na realidade “não produz pensamentos”, mas que é “apenas um veículo de transmissão de um pensamento que não é seu”.”

Cultura Participatória

A cultura participatória afirma que qualquer individuo tem a potencialidade de se tornar um produtor de cultura, seja recriando conteúdos já existentes, seja produzindo conteúdos inéditos. Com base nisso e no trabalho do psicólogo, acredita-se que todo e qualquer ser humano tem um potencial que precisa ser praticado, independente se tenha o que no senso comum chama-se de “dom”, a habilidade de criar e recriar precisa ser posta em prática. Sendo assim, a cultura é um direito de todos, deve-se promover atividades culturais, principalmente em presídios e outros ambientes e comunidades onde as pessoas não tem acesso a ela.

ANEXO 1

[pic 1]

        Disponível em: https://cristianethiel.com.br/2015/01/05/a-psicologia-comportamental-nas-midias-sociais/. Acesso em: 11/04/2018

REFERÊNCIAS:

Cristiano, M. A. S. (2012). Ações e reflexões sobre mídia e psicologia. Psicologia & Sociedade, 24(1), 244-247

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes & MARCHIORI, Marlene. Redes sociais, comunicação, organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2012.

SAAD, Beth. Estratégias para a mídia digital. Internet, informação e comunicação. Ed. Senac, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com