TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Núcleo de Desenvolvimento de Multimídias, Softwares e Objetos de Educacionais (NDMSOE)

Por:   •  19/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA

 - FAPERJ -

FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PROJETO:

Núcleo de Desenvolvimento de Multimídias, Softwares e Objetos de Educacionais (NDMSOE)

Márcio Canedo de Oliveira

Escola Técnica Estadual de Santa Cruz

FAETEC

Março/2011


I - RESUMO

Este projeto visa criar um centro de desenvolvimento voltado para aplicação de técnicas multimídias na elaboração de softwares e objetos educacionais cujo objetivo é facilitar o ensino e a aprendizagem através dos recursos fornecidos pela aplicação de novas tecnologias que viabilizarão a construção do conhecimento do aluno em todas as áreas de aprendizagem oferecidas na unidade escolar.

Tecnicamente, multimídia é a tecnologia caracterizada por permitir a combinação, em um mesmo programa e sob forma digital, de mídias diversas: textos impressos, imagens, sons, etc., em movimento. Multimídia é a tecnologia que permite “a coexistência de distintas ordens de materialidade em um mesmo espaço" (Nunes, 1999: 38), implicando, portanto, condições de realização de outras formas de leitura, isto é, novas formas de leituras da informação, constituídas pela articulação de múltiplas linguagens, enquanto os objetos educacionais pode ser definido como “uma entidade, digital ou não-digital, que pode ser usada, re-usada ou referenciada durante o ensino com suporte tecnológico. definido como uma entidade, digital ou não-digital, que pode ser usada, re-usada ou referenciada durante o ensino com suporte tecnológico. Exemplos de ensino com suporte tecnológico incluem sistemas de treinamento baseados no computador, ambientes de aprendizagem interativa, sistemas instrucionais auxiliados por computador, sistemas de ensino a distância e ambientes de aprendizagem colaborativa.

Os programas criados pelo núcleo de desenvolvimento serão interativos e apresentarão recursos de animação os quais permitirão aos usuários, uma nova maneira de assimilação de cada um dos assuntos propostos, bem como, tornar-se o agente motivador. Com a disponibilização desses novos recursos os usuários poderão ter acesso, em qualquer tempo, a quaisquer tópicos de seu interesse, uma vez que o material pode ser retirado e estará disponível a todo corpo docente e discente, devidamente organizado e catalogado.


II – INTRODUÇÃO

A Fundação de Apóio à Escola Técnica (FAETEC), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Rio de Janeiro conta com uma única escola na zona Oeste do município do Rio de Janeiro. A Escola Técnica Estadual Santa Cruz (ETESC) atende atualmente cerca de 500 alunos em seu curso Técnico de Informática que qualifica e capacita profissional para a demanda de um mercado de trabalho competitivo e em franca expansão. Este universo de alunos ampliará podendo alcançar cerca de 2.000 alunos à medida que os outros cursos técnicos e as demais escolas da rede FAETEC realizem um intercâmbio de conhecimentos e conseqüente disseminação de experiências.

III – RELEVÂNCIA DA PROPOSTA

Tendo em vista as características técnicas e de capacitação profissional de nossa instituição, a inexistência de um local onde possa ser desenvolvido, organizado e centralizado os recursos multimídias utilizados na formação e desenvolvimento de nossos profissionais e alunos, reduz a capacidade de nossa equipe de formar profissionais melhores qualificados ao mercado de trabalho. Atualmente, todo o trabalho é realizado de forma voluntária, por alguns alunos e professores utilizam seus e conhecimentos na área para organizar e criar materiais multimídia quando existe demanda para tal. Todos os softwares e recursos de multimídia serão desenvolvidos para dar ao professor, principal articulador no processo de aprendizado do aluno, autonomia para planejar as suas aulas utilizando aspectos diferentes do mesmo conteúdo a ser trabalhado. Permitindo que o professor os utilize os recursos de multimídia e softwares conforme o nível de maturidade de seus alunos.

IV – EXPERIÊNCIA PRÉVIA DA EQUIPE

Apesar do pioneirismo do projeto em pauta, a ETESC encontra-se entusiasmada para a implementação deste projeto, uma vez que conta com profissionais com amplo conhecimento na área de gerenciamentos de Projetos e implementação de softwares, os quais terão papel decisivo na coordenação dos trabalhos para a consolidação do Projeto.

V – OBJETIVOS

A utilização de tecnologia tem colaborado de forma considerável em processos educacionais, tendo como referência o aprendizado e o crescimento intelectual e pessoal da sociedade. O complexo educacional onde está localizada a ETE Santa Cruz está situado em região muito carente, havendo necessidade de estabelecermos formas de incentivo a esta comunidade, para que não tenhamos um diferencial com relação a formação dos cidadãos desta comunidade e região.

Pretendemos com esse projeto promover no espaço da Unidade Escolar um núcleo de desenvolvimento de multimídias, softwares e objetos educacionais, permitindo assim que alunos, professores usuários e orientadores sejam beneficiados no uso e na capacitação das técnicas multimídias.

VI – MÉTODOS

Reunir professores, alunos e entusiastas de tecnologia, na criação de recursos multimídia, sejam eles, apresentações, vídeos, banners, dentre muitos outros, além da criação de vídeo-aulas, entrevistas com alunos e professores, participação e cobertura em eventos abertos ao público, que visam a integração da instituição com a comunidade. Isto, além do desenvolvimento de softwares que possam auxiliar na formação e entendimento dos fundamentos da lógica computacional, gerência de informações, dentre outros.

Tais recursos, uma vez criados e editados, estarão disponíveis aos professores e alunos, os quais poderão utilizar-se dos mesmos para sua própria formação ou como meios auxiliares de instrução.

“A simples introdução dos meios e das tecnologias na escola pode ser a forma mais enganosa de ocultar seus problemas de fundo sob a égide da modernização tecnológica. O desafio é como inserir na escola um ecossistema comunicativo que contemple ao mesmo tempo: experiências culturais heterogêneas, o entorno das novas tecnologias da informação e da comunicação, além de configurar o espaço educacional como um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu encanto” (BARBERO, 1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com