TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do crescimento tecnológico para o desenvolvimento e melhoria de métodos educacionais modernos

Trabalho acadêmico: A importância do crescimento tecnológico para o desenvolvimento e melhoria de métodos educacionais modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A tecnologia tem um papel muito importante na articulação e no desenvolvimento das pessoas. Na escola já é comum encontrarmos esses diversos aparelhos tecnológicos que colaboram para o uso educacional, como o uso de computadores, Datashow, Televisão e DVD. O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. Como já dizia Paulo Freire “O professor se especializar para melhorar sua didática é insuficiente hoje”.

Por isso é importante à capacitação do professor para essas novas tecnologias. Com o uso inovador dessas tecnologias os alunos se empenham em buscar na internet informações que melhorem seus argumentos para o debate de um conteúdo estudado. Isso não significa que o computador deva ser substituído pelo livro didático. De acordo com as pesquisas feitas por pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Educação (PUC – SP), há uma melhoria na leitura e na escrita. Com as máquinas os estudantes tiram dúvidas sobre a ortografia, corrigem a concordância de frases e têm uma maior autonomia em relação à produção escrita.

O crescimento da tecnologia trouxe junto com ela novas opções e métodos tecnológicos utilizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos métodos educacionais de hoje em dia. A utilização da internet, tabletes e jogos para facilitar a aprendizagem dos alunos sobre determinado tipo de assunto ou a criação de sistemas computacionais para a análise do desenvolvimento de uma sala de aula em relação a seu nível de aprendizagem, são alguns exemplos do uso dessas novas tecnologias na educação. Com a propagação da internet na década de 90 e o aumento no desenvolvimento de novas tecnologias, o uso de ferramentas tecnológicas passou a ser muito pensado no meio educacional.

"Não é com base na tecnologia que nasce o aprendizado, mas com uma gestão participativa do processo". Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo.

A presença do professor é fundamental para o acompanhamento da classe. O professor caminha intervindo se necessário, ele também precisa se preparar para atender a mais interrupções feitas por alunos e abrir espaço para que eles compartilhem ideias. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida doutora em Educação e coordenadora do programa de Gestão Escolar e Tecnologias, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, afirma que “É nesse contexto que surge a importância da formação não só para o professor, mas também para os funcionários, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo.”.

REVISÃO LITERÁRIA

Foram analisados somente sites que se apropriavam do tema aqui exposto, sites como Nova Escola que trata do programa PDDE (Dinheiro Direto da Escola), o Wikipedia abordando o tema Tecnologia educacional e com o site Educar Para Crescer com um texto A Conexão que faz a diferença de Maria Olyntho. Entre outros.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA VISITA

1. Caracterização da Escola

As Tecnologias educacionais são utilizadas desde o princípio da educação. Ainda hoje se usa a tecnologia do giz e da lousa, usa-se a tecnologia dos livros didáticos. Hoje em dia um dos grandes desafios é adaptar a educação às novas tecnologias tais como os meios de comunicação atuais como a internet, a televisão, o rádio, os softwares que funcionam como meios educativos formais ou informais.

Foi verificado na Escola Municipal Profº. João Orlando Moraes Correia o uso de recursos tecnológicos necessários para a melhor aprendizagem do aluno. São utilizados aparelhos como televisão, Datashow, impressoras a laser, DVds, aparelho de som e computadores. Há uma Sala de Recursos com duas professoras capacitadas que atendem crianças especiais e que fazem uso dessa nova era tecnológica, nessa sala os alunos fazem uso de três computadores com teclados em Braille, programas instalados e monitores adequados para atender crianças com deficiência visual e os demais alunos.

Os computadores são utilizados no Programa Mais Educação que foi inserido na escola como meio de incentivar o aluno a ter um bom rendimento escolar. A televisão tem como utilidade mostrar em sala de aula outros métodos de estudo, como filmes e documentários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com