TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Computacional

Por:   •  12/3/2017  •  Monografia  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

Andressa Lima Canedo

  1. Quais características apresentam as licenças freeware, shareware, trial, demo e beta?

Freeware: é um software, programa de computador, gratuito, ou seja, não utiliza o pagamento de licenças de uso ou royalties

Shareware: é um software onde o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem uso por tempo limitado para uso gratuito.

Trial: é uma versão de testes de determinando software, onde nem sempre os recursos funcionarão completos e corretamente.

Demo: significa demonstração, permite que o usuário conheça o funcionamento do programa. Tais licenças são muito usadas em jogo, para decidir se o usuário comprará ou não o jogo.

Beta: é a versão de um software que se encontra em fase de desenvolvimento e testes e são liberadas para que os usuários possam testar e reportar falhas.

  1. Quanto às licenças de software, qual a diferença entre software proprietário e software livre?

Software livre é qualquer programa que tenha a liberdade de ser baixado, copiado, modificado e redistribuído, deferentemente do software proprietário, onde essas ações citadas acima são restritas pelo dono do programa.

  1. Quais as funções de um sistema operacional?

É um programa ou um conjunto de programas, cuja função é gerenciar os recursos do sistema, fornecendo uma interface entre o usuário e o computador. Embora possa ser executado ao ligar a máquina, a maioria dos computadores de uso pessoal o executa através de outro programa armazenado em uma memória não volátil, ROM, o BIOS num processo chamado bootstrapping.  

  1. Quando falamos em sistemas operacionais, em muitos momentos nos referimos ao seu Kernel. Defina Kernel.

Refere-se ao núcleo principal do sistema operacional do computador. Sua função é conectar o software ao hardware, estabelecendo uma comunicação eficaz entre os recursos do sistema. Sua arquitetura pode ser dividida em: monolítico (os controladores de dispositivos e as extensões do núcleo são executadas no espaço de núcleo, com acesso completo ao hardware, hibrido (micronúcleo e tem um código no espaço do núcleo para que as operações sejam mais rápidas) e micronúcleo (alguns processos são executados no núcleo e os restantes são executados no espaço do usuário).  

  1. Identifique as principais características dos sistemas operacionais: Windows, Linux, MAC OS.

Windows: é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, tal sistema passou por diversas modificações (Windows 98, Windows vista, Windows me, Windows 7e outras), embora haja uma enorme quantidade de copias ilegais do sistema, ele é o mais usado no mundo.

Linux: é um sistema operacional criado em 1991 e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores. O Linux possui uma licença livre, ou seja, os usuários podem usa-los e redistribui-los gratuitamente.

MAC OS: é o sistema padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar itens do computador e o primeiro na disseminação do conceito Desktop, com uma mesa de trabalho e ícones de documento, pastas e lixeira, em analogia ao ambiente de um escritório. Seu lançamento foi um marco para o sistema operacional, na sua decima versão, o sistema foi remodelado como um todo, incluindo seu núcleo que agora é baseado o Unix BSD.

  1. Existem vários processadores no mercado, entre eles podemos citar os processadores da Intel, os quais são bastante utilizados atualmente. Faça uma pesquisa e identifique as principais características dos processadores: i3, i5, i7 da Intel.

Alguns sites que podem ser utilizados para a pesquisa.

  • http://www.intel.com.br
  • http://www.tecmundo.com.br/processadores/3904-quais-as-diferencas-entre-os-processadores-intel-core-i3-i5-e-i7-.htm
  • http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/12/qual-a-diferenca-entre-core-i3-core-i5-e-core-i7.html
  • https://olhardigital.uol.com.br/noticia/i3-i5-e-i7-entenda-de-uma-vez-a-diferenca-entre-os-processadores-da-intel/66293
  • i3: já se encontra em sua 6° geração. É voltado para usuários básicos, que utilizam o computador para funções simples do dia a dia. O processador está disponível no modelo Core i3 5005U de 2.00 GHz, 5010U de 2.10 GHz, 5015U de 2.10 GHz, a versão 5020 de 2.20 GHz e a mais potente 5157U de 2.50 GHz, todos contento 3M de memória Cache. O processador tem integração com o Intel HD Graphics 5500 e o Iris Graphics 6100. Os tipo de de memória cm compatibilidade são: DDR3L 1333/1600, LPDDR 1333/1600 e LPDDR3 1600/1866. Os CPUs da linha parecem ser fracos, porem eles viram para substituir a antiga linha Care2Duo. Qualquer Core i3 vem equipado cm um controlador de memória DDR interno, um controlador de vídeo integrado e o suporte para utilização de duplo canal para memória RAM. Por fim, o Core i3 traz dois núcleos de processamento, tecnologia Intel Hyper-Threading, memória Cache de 4 MB, suporte para memória RAM DDR3 de até 1333MHz.
  • i5: é responsável por atender as necessidades dos usuários de porte intermediário, ou seja, aqueles mais exigentes que realizam tarefas mais pesadas. Possui modelos de 2 ou 4 núcleos, até 8 MB de memória Cache compartilhada, utilizam o soquete LGA1156, controlador de memória DDR integrado e tecnologia Intel Hyper-Threading, tecnologia Turbo Boots. A tecnologia tem integração com 14 modelos de chip, desde o Intel Core i5 5200U de 2.710 Ghz e 3M de cache com 2 núcleos; Intel Core s5 6100U com 2.80 GHz com dois núcleos e 3M de cache; até o avançado Core i5 6400 cm velocidade de 3.30 GHz, 6M de cache e 4 núcleos. Compatibilidade com a DDR3L 1333/1600, LPDDR3 1333/1600 e LRDDR3 1600/1866. Integrado com versões do Intel HD Graphics e o Intel Iris Graphics. Está na sua 6° geração. 
  • i7: voltada para o usuário profissional. Todos os CPUs da série possuem 4 núcleos (o i7 980X possui 6 núcleos) memorias cache de 8MB, controlador de memória integrado, Intel Turbo Boots, tecnologia Intel Hyper-Threading, Intel HF Boots e ainda o recurso QPI. Compatibilidade com as placas gráficas Intel Iris, com integração 3D e desempenho avançado. Integração para 13 versões desde os mais simples 5550U com 3.00 GHz e 4M de Cache e o Intel Core i7 6500U com 3.10 GHz e 4MB de cache, ambos com dois núcleos, até os mais avançados, como o Intel Core i7 6700K com 8MB de cache e 4.20 GHz de processamento. Possuem as versões da Intel HD Graphics e Intel Iris Graphics. Compatibilidade com as memorias DDR3L 1333/1600, LRDDR3 1333/1600 e LRDDR3 1600/1866. Ele pode ser encontrado em computadores de marcas como Dell, Asus e HP. Ainda oferece a versão avançada do processador, com o Core i7 Extreme Edition, cujo processador estão incluídas funcionalidades multitarefas e nas configurações estão modelos que oferecem de 8MB até 20MB de cache, além de velocidades de processamento com 3.50 GHz até 3.90 GHz, possui 8 núcleos e 16 canais para codificação mais rápida de vídeos, imagens e produção de áudio.
  1. A memória RAM é um componente essencial para que o computador funcione adequadamente. Existem alguns padrões de memória no mercado, como DDR, DDR3 e DDR4. Faça uma pesquisa e identifique as principais características das memórias DDR2, DDR3 e DDR4.

Alguns sites que podem ser utilizados para a pesquisa.

  • http://www.tecmundo.com.br/hardware/1775-o-que-e-ddr-.htm
  • http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-Voce-Precisa-Saber-Sobre-Memorias-DDR-DDR2-e-DDR3/1046
  • http://www.infowester.com/memddr.php
  • http://www.hardware.com.br/guias/memoria-ram/ddr.html

  • DDR2: é uma memória do tipo SDRAM, ou seja, sincronias, o que significa que ela utiliza um sinal de clock para sincronizar suas transferências, assim como a DDR3 e DDR4.  Aumento das frequências, as capacidades de transferência receberam ganhos significativos e as latências subiram. Ela foi lançada em 2003, possuíam 240 pinos que garantiam a comunicação com a placa mãe.  

  • DDR3: é o padrão mais recente das memorias do tipo DDR, sua vantagem está no clock elevado e nas taxas de transferências superiores. A sua latência é maior que as da DDR2. O ganho de desempenho não chega a ser o dobro do que se obtém com os módulos DDR2, e por fim, possui 204 contato. Foi lançado em 2007, esse tempo adicional de sobrevivência levou as fabricantes elevarem a tecnologia ao limete, com módulos que podem trabalhar com clock de até 2.800 MHz
  • DDR4: proporciona até 50% a mais no desempenho e na largura de banda, e, ao mesmo tempo, reduz o consumo de energia em até 40% se comparada as anteriores. Também oferece variações de redundâncias cíclicas para maior confiabilidade dos dados, detecção de paridade no chip para variação da integridade de transfrencias de comando e de endereço a partir de um link, maior integridade do sinal e outros recurso RAS robustos.
  1. Quanto aos conceitos básicos de programação defina os seguintes termos:
  • Programa de computador: O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte.
  • Algoritmo: é uma sequência de passo que visa atingir um objetivo bem definido.
  • Linguagem de programação: é uma notação para escrever os programas, através dos quais podemos nos comunicar com hardware e dar assim os comandos para determinado processo. Ela vem definida por uma gramatica ou um conjunto de regras que se aplicam a um alfabeto constituído pelo conjunto de símbolos utilizados.
  • Código Fonte e Código Objeto: ao desenvolver um programa, em uma linguagem de programação qualquer, o programador gera um código denominado condigo fonte. Quando o computador é executado para compilar o código criado pelo programador, é gerado um outro código, em linguagem de máquina, denominado de condigo objeto.
  1. As seguintes afirmativas referentes às funções dos sistemas operacionais estão corretas, exceto:
  1. executar as operações básicas tais como soma, subtração, adição, multiplicação e divisão.
  1.  Com relação a software livres, suas licenças de uso, distribuição e modificação, assinale a opção correta:
  1. O código-fonte de um software livre pode ser adaptado ou aperfeiçoado pelo usuário, para necessidades próprias, e o resultado de aperfeiçoamentos desse software pode ser liberado e redistribuído para outros usuários, sem necessidade de permissão do fornecedor do código original.
  1. Cada componente do caminho E:\ARQUIVOS\ALIMENTOS\RAIZES.DOC corresponde, respectivamente, a
  1. diretório raiz, pasta, subpasta, nome do arquivo e extensão do arquivo.
  1. Observe abaixo os arquivos exibidos no Windows Explorer.

É correto afirmar que:

 e) um duplo-clique sobre o atalho “recibo mar 2012 – Atalho” abrirá o arquivo “recibo mar 2012”.

13) São exemplos de periféricos que acumulam a função de entrada e saída de dados:

a) As respostas I e II estão corretas

14) Associe:

a) Placa Mãe

b) Gabinete

c) CPU

(b) Caixa de metal onde estão localizados os componentes principais do computador

(c) Responsável pelo processamento, gerenciamento e controle das informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com