TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Cabo Coaxial

Por:   •  30/9/2019  •  Artigo  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

CABO COAXIAL[1]

Ana Paula Silveira Bitello[2] 

Stephani Scharlau³ < scharlaustephani@gmail.com >

Sidnei Otavio dos Santos Carrasco Junior4  – Orientador

Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Curso de Redes de Computadores – Câmpus Canoas

Av. Farroupilha, 8001 – Bairro São José – CEP 92425020 – Canoas - RS

24 de setembro de 2019

RESUMO

Trabalho em questão vem retratar as especificações do cabo coaxial, cabo este utilizado como meio guiado na transmissão de sinal, seja ele de rádio, vídeo ou rede internet. Também tratamos das vantagens da utilização do mesmo, assim como as desvantagens. O cabo coaxial é um cabo condutor que realiza sua transmissão em velocidade de megabits por segundo, onde, não sofre por distorções e ecos e ainda possui uma boa imunidade ao ruído. Esse cabo possui também uma melhor blindagem e assim pode se estender por distâncias mais longas em velocidades mais altas.

Palavras-chave: Trabalhos Cabo; Transmissão, Dados.

ABSTRACT

Title: “Coaxial Cable”

Work in question comes as specifications for coaxial cable, cable used as a means of signal transmission, be it radio, video or internet network. We also deal with the advantages of using it as well as the advantages. Coaxial cable is a cable that transmits at megabits per second, where it is not distorted and echoed and still has good noise immunity. This cable also has better shielding and therefore can be used for longer distances at higher speeds.

Key-words: Cable; Transmission, Data.

  1. INTRODUÇÃO

O primeiro tipo de cabeamento que surgiu no mercado foi o cabo coaxial em 1880. Há alguns anos, esse cabo era o que havia de mais avançado, sendo que a troca de dados entre dois computadores era coisa do futuro. Até hoje existem vários tipos de cabos coaxiais, cada um com suas características específicas. Alguns são melhores para transmissão em alta frequência, outros têm atenuação mais baixa, e outros ainda são imunes a ruídos e interferências.

Cabo Coaxial com uma qualidade avançada possuem uma alta dificuldade na instalação e não são tão maleáveis em vista de outros, que dependendo do ponto de vista pode ser favorável ou não. O material dielétrico de um cabo coaxial é outro ponto que também deve ser considerado com muito cuidado. O material dielétrico e sua composição são pontos críticos de resposta e desempenho dos cabos coaxiais, uma vez que são responsáveis pelas características elétricas como capacitância, velocidade de propagação, impedância e atenuação do cabo.

Os parâmetros dos cabos coaxiais variam dependendo do tipo de construção do cabo. Todos os cabos coaxiais possuem uma impedância característica. A impedância para os equipamentos de CFTV é de 75 ohms, e desta forma para ter um mínimo de perdas, é importante escolher um cabo que também possua uma impedância de 75 ohms.

  1. CABO COAXIAL

O cabo coaxial é um cabo condutor que realiza sua transmissão em velocidade de megabits por segundo, onde, não sofre por distorções e ecos e ainda possui uma boa imunidade ao ruído. Esse cabo possui também uma melhor blindagem e assim pode se estender por distâncias mais longas em velocidades mais altas e foi inventado pelo engenheiro e matemático Inglês Oliver Heaviside, que patenteou o projeto em 1880. Os cabos coaxiais eram muito usados no sistema telefônico para linhas de longa distância, porém hoje em dia estão sendo substituídos por fibras ópticas nas rotas de longa distância. Os cabos coaxiais ainda são usados em larga escala pelas redes de televisão a cabo e em redes metropolitanas.

  1. Classificação:

Cabo coaxial de:

  • 50 ohms (usado nas transmissões digitais)
  • 75 ohms (usado com frequência nas transmissões analógicas e de televisão a cabo)

O cabo coaxial costuma manter uma capacidade constante e baixa, independente do comprimento, assim, permitindo suportar velocidades na ordem de megabits/segundo, sem necessidade de regenerar o sinal ou mesmo sem distorções ou ecos.  

  1. Estrutura

Esse cabo possui uma parte central chamada de alma, contém um fio de cobre envolvido num isolador, uma blindagem metálica entrançada, e por ultimo uma bainha externa.  

[pic 1]

  • A capinha ou bainha é responsável por proteger o cabo do ambiente externo
  • A blindagem é responsável por proteger os dados dos parasitas (barulhos) que podem ocasionar em uma distorção dos dados.
  • O Isolador tem a função de evitar qualquer contato com a blindagem, caso houver contato ocorre um curto-circuito.
  • O condutor possui a função de transportar os dados.
  1. Vantagens e Desvantagens

 Possui a vantagem de ter uma grande gama de frequências que lhe permite transportar vários sinais, tornando-o ideal para o uso de muitas operadoras de televisão, onde cada canal possui uma maior banda larga que lhe permite um vídeo de alta definição. Porém sua desvantagem está relacionada ao seu custo, pois o cabo coaxial é mais caro para instalar além de utilizar uma topologia de rede que está propensa a congestionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (215.2 Kb)   docx (50.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com