TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciências Humanas

Por:   •  3/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

1_INTRODUÇÃO

O trabalho aborda sobre a organização e o funcionamento da sociedade humana, a interação dos indivíduos, analisando certos comportamentos sociais. Ainda conta com uma análise minuciosa de um antropólogo brasileiro, Roberto DaMatta, falando sobre sua visão da sociedade brasileira, e algumas análises comparativas com os norte-americanos.

2_DESENVOLVIMENTO

2.1 - A CIÊNCIA E A BUSCA DA VERDADE

Nascemos sem conhecimento e durante nosso tempo de vida, vivenciamos informações que o indivíduo vai adquirindo por meio de suas experiências no decorrer de sua trajetória.

2.1.2Conhecimento Cotidiano e Conhecimento Científico

Conhecimento cotidiano é aquele que a partir de observações de fatores naturais do nosso dia a dia, sem base de experimentação, mas apenas com fatos vivenciados, podem se tornar científico ou não.

O conhecimento científico é feito pela base experimental, apesar de não ser inquestionável, podendo a qualquer momento ser contestado, assim perdendo sua veracidade.

2.2 - A SOCIOLOGIA E SEU OBJETO DE ESTUDO

Sociologia é o estudo do comportamento humano em sociedade, que se propõe a compreender os problemas sociais, e criar debates públicos sobre suas causas visando encontrar uma solução. A sociologia nasce com a missão de oferecer aos homens para entender a sociedade em que vivem de maneira racional e questionadora. Os primeiros sociólogos a falarem sobre o tema foram; Émile Durkheim – primeiro sociólogo moderno-, Karl Marx – a ideia de luta de classes-, e Max Weber – desenvolveu o estado da história econômica e das doutrinas religiosas-. Um dos sociólogos brasileiros que também se destacam é Gilberto Freyre e Florestan Fernandes.

 A feira é um exemplo de como uma sociedade funciona, com o trabalho em conjunto dos indivíduos. O funcionamento da sociedade é a combinação dos esforços individuais. A sociedade em si não existe, sem a ação dos indivíduos. Foram as ações que deram origem à cooperação social e mútua, para atingir objetivos específicos e individuais. Assim o homem substitui uma existência isolada, para trabalhar em conjunto.

Senso comum é a informação que se relaciona seja com um jornal ou pelo vizinho, ou qualquer outra coisa. Até mesmo as simples respostas das pessoas têm a relação com o senso comum.

A sociologia procura trabalhar com um determinado pensamento científico.

O senso comum é a ciência do “eu acho”. – Professor Nelson D. Tomazi.

2.3 - A ANTROPOLOGIA

Antropologia é o estudo das ciências humanas que vai atrás do conhecimento e do saber para procurar melhor conhecer cientificamente as pessoas em sua totalidade.

2.4 - CULTURA: UM CONCEITO SÓCIO ANTROPOLÓGICO

UM RESUMO DA ENTREVISTA COM ROBERTO DAMATTA NO PROGRAMA DE FRENTE COM GABI

Primeira parte:

O convidado do programa, De Frente com Gabi, Roberto DaMatta, que dedicou parte da sua vida a estudar a sociedade brasileira, já publicou 17 livros, é antropólogo, morou mais de 12 anos nos EUA, formado em Harvard, e foi chefe do Departamento de Antropologia de Notre Dame em Indiana, e agora leciona no Brasil.

Foi morador de Niterói, considera o Rio de Janeiro um lugar muito família, hierarquizado por causa dos resíduos da Corte. Já São Paulo, considera que tenha uma elite mais modernizada, que se relaciona com a mídia. Teve uma vida mais isolada, reclusa quando mais velho, mas antes teve uma vida cosmopolita brasileira, porque morou na Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Maceió, Rio Largo, Alagoas, Niterói, entre outros lugares. Quando ele foi para os EUA, o choque entre as duas realidades foi muito grande, por causa do igualitarismo, não foi automóvel moderno, ou o fato da maioria das pessoas serem ricas que o impressionou, mas sim que todos eram tratados com respeito. DaMatta acredita que o povo brasileiro teve um grande aprendizado e hoje sabe votar conscientemente, mesmo com o Brasil possuindo uma política muito populista e que brasileiro acredite nestes métodos, mesmo ainda necessitando de novas reformas.

Segunda parte:

Lula tem uma vantagem sobre outros políticos brasileiros, porque enquanto os outros têm que dramatizar algo, o Lula é o próprio drama, a culpa brasileira personificada, e que está no topo da hierarquia, sua presença para os outros significa status pessoal.

De acordo com DaMatta, nós brasileiros não temos mente de colonizados, mas sim de aristocratas. Não há mais necessidade do voto ser obrigatório nos tempos de hoje - apesar de não saber como seria se não fosse -, porque as pessoas sabem a importância do voto, e que mantém uma sociedade mais igualitária.  

No Brasil não existe o encorajamento da discórdia, não contestam, as pessoas apenas reclamam, mas não sabem debater.  A divisão de poderes é algo importante para uma sociedade, para que a população possa analisar, através de debates, qual a melhor opção.

O brasileiro acha que o estado deve resolver tudo, e esquecem que eles mesmos devem organizar suas vidas, por isso políticos como o Lula acabam ganhando tanta popularidade, por causa dessa necessidade de ter alguém tomando conta da sua vida por você, principalmente com medidas populistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (302.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com