TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagrama de Classes

Por:   •  9/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O conceito de orientação a objetos surgiu com o intuito de minimizar os problemas   encontrados   até   então   na   criação   de   softwares   complexos, projetados por meio de decomposição funcional e sub-rotinas. Podemos identificar como um dos maiores problemas a não existência de encapsulamento lógico para operações e dados, o que leva a não existência da divisão de tarefas por responsabilidades. O que leva a construção de longos trechos de código, muitas vezes difíceis de compreender devido ao acúmulo de responsabilidade que lhe é atribuído. Por consequência, quanto mais complexo o software se torna, mais difícil se torna também a sua manutenção. Com isso aumentam os custos e o risco de confiabilidade dele. Nessa atividade irei mostrar o diagrama de classe, que é muito utilizado em orientação a objetos, e, como ele funciona, suas vantagens e desvantagens de utilizá-los. Irei desenvolver um diagrama de uma locadora de veículos com todas as classes que o compõe e seus atributos.


Métodos

Para fazer esse diagrama de classes, foi utilizada a plataforma Visual Paradigma Online (como descrito no exercício sob o endereço https://online.visual-paradigm.com do tipo “Class Diagram”), utilizando suas principais ferramentas para a elaboração, incluindo os atributos, métodos, conexões e textos.

[pic 1]

Nessa elaboração, foi criada primeiramente as classes com os seus respectivos nomes, em seguida, coloquei os atributos com os tipos de dados, os métodos logo abaixo e para finalizar, fiz a conexão entre elas com os textos informando a quantidade de registro se relaciona com outra classe.


Resultados

A funcionalidade desse sistema é registrar a locação, onde cada registro criado conterá apenas um cliente e um carro, porém cada cliente ou carro conterá várias locações.

[pic 2]

A classe “Locacao” registrará a data e hora da locação e devolução, além do registro de quilometragem. O método que será usado é apenas criar o registro de locação.

Já na classe “Cliente”, cada registro poderá ter mais de uma locação e será armazenado os dados básicos, como cpf, rg, data de nascimento, endereço e telefone. Os métodos que serão usados são para criar, editar, recuperar e remover cliente.

Na classe “Carro”, cada registro poderá ter mais de uma locação, sendo que o cliente está incluso em cada um deles e será armazenado os dados básicos, como placa, cor, ano, tipo do combustível, número de postas, quilometragem, renavam, chassi e valor de locação. Os métodos que serão usados são para criar, editar, recuperar e remover carro.

Na classe “Modelo”, cada registro poderá ter mais de um carro e apenas uma marca, sendo que cada carro deverá ter apenas um carro cadastrado e será armazenado apenas a descrição. Os métodos que serão usados são para criar, editar, recuperar e remover modelo.

Na classe “Marca”, cada registro poderá ter mais de um modelo, sendo que cada modelo deverá ter apenas uma marca cadastrada e será armazenado apenas a descrição. Os métodos que serão usados são para criar, editar, recuperar e remover marca.


Conclusão

Com essa atividade prática podemos ver qual o objetivo de usar um Diagrama de Classes, que nada mais é que descrever o modelo geral de informação de um sistema, que resultam de um processo de abstração   através   do   qual   se   identificam   os   objetos   relevantes   no contexto   que   se   pretende   modelares   e   se   procuram   descrever características   comuns   em   termos   de   propriedades (atributos) e comportamentos (operações).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (181.9 Kb)   docx (136.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com