TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Computacional

Por:   •  23/11/2021  •  Resenha  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 4

Matheus Machado Ribeiro 115197342

O estudo computacional demonstrado no artigo tem seu foco na indústria de moveis planejados, onde muita das vezes era atribuída a tomada de decisão na experiencia empírica do trabalho e dos processos produtivos dos colaboradores. Sendo assim, foi possível atingir novas taxas de efetividade dos processos nos projetos da fábrica, otimizando os mesmos por meio da simulação computacional e o software Flexsim para a simulação dos eventos estudados.

O processo se divide em três setores: Pré-Corte, Painéis e Logística, dentro do modelo, foi levado em conta esses dados. Além disso, vale ressaltar que por meio do software Flexsim, obtivemos a avaliação dos modelos computacionais desenvolvidos. Através de uma abordagem cientifica, foi possível explicitar os problemas que a organização vinha tendo na sua tomada de decisão e formatação das estratégias, que por meio da simulação, foi possível identificar os gargalos na taxa de ocupação dos equipamentos, no tempo de espera e no WIP da organização estudada.

É importante ressaltar, que a simulação traz várias vantagens para uma organização que tem a vontade de compreender e tomar decisão acerca de soluções para otimizar os problemas em que lidam diariamente. Sendo assim, é possível traçar inúmeras estratégias, sem alterar a realidade, além disso, discutir os resultados para que os gestores possam tomar a decisão de qual estratégia aderir. Através da construção de inúmeros cenários, é possível traçar por meio de modelação de sistemas, análises matemática e avaliações, o melhor caminho para a organização em questão, replicando as tarefas realizadas no dia a dia. Dentro das vantagens da simulação, conseguimos identificar todo o repensar do fluxo de informação e processos dentro de uma organização, a replicação das tarefas desenvolvidas no dia a dia sem alterar a realidade, podemos “brincar” com o tempo dentro da simulação fazendo regressões e previsões para identificar gargalos e otimizações, analisando toda a influência da variável tempo e podendo simular longos  períodos de produção de móveis da indústria em um pequeno espaço de tempo. Sendo assim, é possível identificar as variáveis que afetam o problema de uma forma mais crítica, facilita a visualização dos problemas enfrentados no cotidiano pelos gestores, permitindo um recorte de cada componente dentro do sistema e sua análise especifica diminuindo as incertezas por parte dos tomadores de decisão da organização. Já as desvantagens são apresentadas principalmente dentro dos custos para obter um modelo de simulação, no tempo decorrido na elaboração do modelo, nas limitações que está atrelada a necessidade de equipamentos de hardware quanto software bem específicos para a construção dos modelos, na mão de obra especializada, e na própria coleta de dados, em que muitas vezes não é fácil, como vista no caso em que a falta de automação por parte das maquinas, dificulta a inserção dos dados no sistema.

Sistemas terminais são os eventos em que simulamos o sistema para que possamos verificar o comportamento dentro de um determinado período, muito importante ressaltar que este período possui duração fixa. As condições iniciais e o período da simulação também são fixos, sendo assim, o único fator em que podemos controlar é o número de execuções e repetições que determinado sistema vai ter, ou seja, o número de replicações. O tempo é bem definido. Já o sistema não terminal se difere destas características discursadas, pois não apresentam as mesmas condições fixas que a terminal. Ou seja, também não possuem um evento que explicite o final de um processo de simulação. É comum observar estes eventos não terminais em hospitais, serviços 24/7 e indústrias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com