TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício Transformação Digital

Por:   •  23/3/2021  •  Artigo  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Transformação Digital

1. Cite exemplos de impactos negativos das tecnologias em relação à sustentabilidade.

Um impacto principal é o Alto consumo de energia em data centers. O segmento de data centers e cloud computing é um dos de maior crescimento no mercado de TI atualmente. Entretanto, o gasto energético destas estruturas também está crescendo exponencialmente. Segundo o Gartner, os gastos fixos com energia estãoaumentando cerca de 10% ao ano, resultado de um maior custo por quilowatt-hora (kWh) e pela demanda subjacente especialmente por servidores de alto consumo de energia.

Atualmente, existe um elevado volume de lixo eletrônico, sendo que diversos equipamentos são descartados pelos donos de forma inadequada.

2. Cite exemplos de impactos positivos das tecnologias em relação à sustentabilidade.

Possibilidade de adaptar hardware para melhorar sua utilização evitando descarte, realizando um reuso de tecnologia.

A TI Verdeé um movimento composto por um conjunto de estratégias, com foco na otimização o uso dos recursos de TI. Através destas, é possível evitar desperdícios de recursos com equipamentos, softwares, insumos e, até mesmo, energia, por exemplo com escolha cuidadosa dos materiais dos equipamentos para que tenha baixo consumo de energia e não sejam tóxicos.

3. Houve de fato mudanças de paradigma entre o antigo mainframe e a atual

computação em nuvem? Explique.

Em ambos os casos, há uma concentração de processamento, inicialmente de forma centralizada nos mainframesede forma distribuída pela computação em nuvem.

No mainframes, havia necessidade de redundância dos mainframes para garantir a confiabilidade do sistema e eles estamos ligados a terminais “burros”. Toda a parte de segurança era implementada para o mainframe.

A capacidade de processamento aumento muito nas pontas da redes de computadores. Aspectos de segurança em computação em nuvem devem estar espalhados por toda a rede.

4. A impressão 3D vem sendo cada vez mais na manufatura aditiva. Exemplos citados

foram a impressão de solado de ténis Adidas, obras de arte e instrumentos musicais.

Cite impactos dessa tecnologia em outras áreas do setor produtivo.

A impressão pode ser utilizada para produção de miniaturas e protótipos no desenvolvimento do produto e para construção de ferramentas.

Pequenas peças para reparo de equipamentos.

Desenvolvimento de produtos: testar alternativas de uma forma rápida e econômica, fazer ajustes no design praticamente sem custo adicional, e aprimorar o seu produto em questão de horas, não de semanas.

Elaboração de ferramentas e moldes.

A impressão 3D possibilita a produção de forma facilitada produção de guias, gabaritos e outras ferramentas em curto período de tempo. Com Isso,gera menor variação durante o processo de montagem e desmontagem, configurações mais rápidas de máquinas e um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com