TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Processos de Negócios

Por:   •  11/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga de Almeida

Rayanne Alves do Nascimento da Cruz

Gerenciamento de Processos de Negócios

Técnicas de elicitação de requisitos

Rio de Janeiro

2022

Uso das Técnicas de Elicitação dos requisitos

Atualmente, existem diversas técnicas para levantamento das atividades realizadas em um processo com o objetivo de realizar seu mapeamento. O uso de cada uma delas varia de acordo com a fase do andamento do trabalho, do tamanho da empresa, das características do processo e das partes interessadas, além da distribuição geográfica dessas partes. A escolha correta da técnica e seu uso no momento adequado são fundamentais para o sucesso do levantamento.


Considere que você tenha sido chamado para realizar o levantamento de um processo industrial cujas unidades produtoras estejam espalhadas em várias cidades do país e a parte interessada seja constituída pelos gestores da empresa e por engenheiros especializados no processo industrial que atuam nas diversas unidades. A empresa possui infraestrutura de TI atualizada, sendo comuns reuniões remotas entre as unidades e a sede da empresa. Em uma capital estadual, estão localizadas a sede da empresa e uma de suas unidades produtoras, sendo definido que seu local de trabalho será justamente na sede, que realiza apenas atividades administrativas. Será disponibilizado orçamento para apenas duas viagens, se necessário.

4 Etapas de elicitação dos requisitos usado nesse contexto, são:

  • Entrevista
  • Brainstorming
  • Workshop
  • Questionário

ENTREVISTA -  

É conhecida por ser a mais comum das técnicas de elicitação de requisitos. Questões relacionadas as partes interessadas com sua necessidade no problema. É útil quando às partes tem conhecimentos subjetivos com o mesmo tempo, e querem ser entrevistados. Devido à capacidade desta técnica para obter conhecimento profundo, é considerada como técnica importante para obter e validar os requisitos de software. 

ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO –

Estudo de toda documentação sobre o processo tais como contratos, legislação, regras de negócio existentes, mapeamentos anteriores. A análise dos documentos para a coleta de requisitos é uma técnica na qual analisa-se a documentação existente para identificar os requisitos do projeto. A análise de documentos exige que os dados sejam examinados e interpretado para obter significado, obter entendimento e desenvolver conhecimento empírico.

WORKSHOP –

O workshop é uma espécie de seminário, grupo de discussão ou colóquio em que um palestrante apresenta um conteúdo específico e incentiva a reflexão no grupo. Técnica para obtenção de informação que pode ser utilizado para identificar e validar os requisitos e menor espaço de tempo. Ao colocar os usuários de um sistema como a “platéia” do workshop, é possível coletar requisitos com base no que os usuários comentam, onde pode ser observada uma oportunidade de melhoria ou solução para algum problema existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (146.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com