TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Serviços de ti - ITIL

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome

Thiago Oliveira Vicente

RA

1136319611

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 4]

Para cada resposta elabore um texto de, no máximo, 15 linhas. Caso utilize alguma citação, lembre-se de especificar as fontes e de formatá-las segundo a ABNT.

  1. O que é escuta ativa?

Escuta Ativa é o esforço consciente que fazemos ao escutar algo, quando estamos extremante focados no que estamos escutamos, dando atenção integral para o que está sendo ouvido, não deixando se distrair com ambiente, pensamentos ou ações há nossa volta, aumentando assim nossa produtividade e capacidade de entendimento sobre o assunto.

  1. Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.

Existem algumas atitudes que pode ajudar a se tornar um ouvinte mais ativo,

Listar algumas delas abaixo

1.        Olhe nos olhos do interlocutor:

ao fazer isso você demostra interesse fazendo com que o interlocutor não desanime e lhe explicar, dando animo a conversa, isso também te ajuda a manter o foco na conserva e no que está sendo dito, deixando de prestar a atenção no que está ao seu redor.  

2.        Sorria e sinalize que você está entendendo:

ao realizar esse processo você mostra para seu interlocutor que pode prosseguir com o assunto dando agilidade ao que está sendo explicado e que a linguagem que ele está usando está sendo entendido, não fazendo perder tempo explicando e rodeado no mesmo assunto.

3.        Repita mentalmente o que está sendo dito:

isso ajuda a manter o foco em um ambiente com muitas ações acontecendo ao mesmo tempo, lugares que você pode facilmente se distrair, quanto mais focado em atenção com o assunto melhor e mais rápido será o aprendizado sobre o mesmo.

4.        Manter o controle emocional sobre o assunto:

quando nosso lado emocional é ativado em meios aos assuntos, tendemos a perder parte da atenção não escutando alguns detalhes, devemos sempre manter a parte logica do cérebro recebendo a informação e deixar os questionamentos para depois do termino do interlocutor, deixando ele também terminar a linha de raciocino que está trabalhando, controlar nossa respiração ajuda a manter o nível de ansiedade baixo, ansiedade é algo que pode fazer com que tudo que tenha sido escutado  , não seja entendido , pois quando estamos ansiosos ou nervosos temos baixo nível de concentração estamos sendo impulsionado pelo lado emocional , já quando controlamos a respiração, conseguimos no acalmar mantendo o lado racional em primeiro plano , tendo melhores resultados e um grande aproveitamento

Elabore uma reflexão sobre essa situação-problema retirando dela três aspectos que mostram se houve a aplicação da escuta ativa. Justifique, usando os três aspectos escolhidos, porque houve ou porque não houve a escuta ativa, por meio de um texto de, no máximo, 30 linhas.

Aspctos usando jna situação Problema que descrevem uma escuta ativa:

1. “Paula foi enviando pequenos sinais corporais: manteve o olhar em Joana”

Sinais corporais como balançar a cabeça para frente, dando o entendimento para que Joana prossiga por ela está entendendo o que está sendo dito e ao mesmo tempo olhando para que nos fala é uma característica da escuta ativa, pois dá confiança para que o interlocutor prossiga com seu raciocínio já que ele consegue perceber, que o que está sendo dito também está sendo entendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (343.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com