TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento e Processos de Negócios

Por:   •  23/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Gestão da Tecnologia da Informação

ALUNO: Antonio Junior

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E NEGOCIOS

Entrega da Avaliação - Trabalho da Disciplina [AVA 1]

SALVADOR – BAHIA

17 de novembro de 2023

Enunciado

Uso das técnicas de elicitação de requisitos

Atualmente, existem diversas técnicas para levantamento das atividades realizadas em um processo com o objetivo de realizar seu mapeamento. O uso de cada uma delas varia de acordo com a fase do andamento do trabalho, do tamanho da empresa, das características do processo e das partes interessadas, além da distribuição geográfica dessas partes. A escolha correta da técnica e seu uso no momento adequado são fundamentais para o sucesso do levantamento.

Considere que você tenha sido chamado para realizar o levantamento de um processo industrial cujas unidades produtoras estejam espalhadas em várias cidades do país e a parte interessada seja constituída pelos gestores da empresa e por engenheiros especializados no processo industrial que atuam nas diversas unidades. A empresa possui infraestrutura de TI atualizada, sendo comuns reuniões remotas entre as unidades e a sede da empresa. Em uma capital estadual, estão localizadas a sede da empresa e uma de suas unidades produtoras, sendo definido que seu local de trabalho será justamente na sede, que realiza apenas atividades administrativas. Será disponibilizado orçamento para apenas duas viagens, se necessário.

Resposta:

Algumas técnicas de elicitação que podem ser utilizadas nesse trabalho são:

Entrevistas: Essa técnica consiste em questionar os stakeholders sobre o processo industrial, suas atividades, entradas, saídas, regras, problemas e oportunidades de melhoria. As entrevistas podem ser realizadas de forma remota, por meio de videoconferência, ou presencial, aproveitando as viagens disponíveis. As pessoas que devem ser entrevistadas são os gestores da empresa, que podem fornecer uma visão geral do processo e seus objetivos, e os engenheiros especializados, que podem detalhar as etapas e as operações do processo. As entrevistas podem ser abertas, sem um roteiro pré-definido, ou fechadas, com um conjunto de perguntas previamente elaboradas.

Questionários: Essa técnica consiste em aplicar um formulário com perguntas sobre o processo industrial aos stakeholders, que devem responder de forma escrita. Os questionários podem ser enviados por e-mail ou por meio de uma plataforma online, facilitando a coleta e a análise dos dados. As pessoas que devem responder aos questionários são os gestores da empresa e os engenheiros especializados, que podem complementar ou confirmar as informações obtidas nas entrevistas. Os questionários devem ser claros, objetivos e adequados ao perfil dos respondentes².

Cenários: Essa técnica consiste em descrever uma situação de uso do processo industrial, incluindo informações como atores envolvidos, pré-condições, fluxo normal, fluxos alternativos e pós-condições. Os cenários podem ser criados com base nas entrevistas e nos questionários, e validados pelos stakeholders. As pessoas que devem participar da validação dos cenários são os gestores da empresa e os engenheiros especializados, que podem verificar se os cenários representam fielmente a realidade do processo e se contemplam todos os casos possíveis. Os cenários podem ser úteis para identificar as funcionalidades e as interações do processo, bem como para detectar requisitos não funcionais, como desempenho, segurança e qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (295.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com