TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerente de Projetos

Por:   •  26/10/2020  •  Resenha  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Gestão de Projetos(MBA)

Fundamentos do Gerenciamento de Projetos(NPG0044)

Jorge Luiz Lucio Bessi

Google Oxygen

As atividades foram iniciadas com base no Projeto Oxigênio do Google. Criado para apoiar os colaboradores a serem gerentes melhores.

Os criadores iniciando com a história da fundação da empresa Google no ano de 1998 por Sergey Brin e Larry Page. O nome inicial era Googleple x.

 É claro o grande crescimento da Google no período de 2000 até 2012. Esse crescimento se deu devido a “Adwords”.  Através desta ferramenta conseguiu alcançar grandes ganhos financeiros e de status.  O texto abaixo mostra o exemplo disto:    

 

“O Google continuou a atrair publicidade paga em seus serviços de busca, gerando $440 milhões em receita e $100 milhões em lucros em 2002. E m 2004 o Google abriu capital (código: GOOG), recebendo $ 2 bilhões. As receitas cresciam a cada ano, e em 2011 o Google tinha uma receita de $37,9 bilhões e $9,7 bilhões de receita líquida”.  

No período da OBA havia 3.000 funcionários e em Novembro de 2012 este número cresceu para aproximadamente 35.000, isso demonstra a força pelos executivos da empresa.  Tendo a tomada de decisões como “voltada para o consenso”.

Com esta visão, onde não havia qualquer restrição para se chegar ao Presidente, foi uma ótima estratégia, pois as pessoas iam até o Larry para resolver assuntos como conflitos interpessoais e aprovação de relatórios.  Tornando o ambiente mais propício para se trabalhar.  Nesta visão as pessoas se tornam mais envolvidas com as causas da empresa e a maioria dos conflitos são minimizados e extintos, simplesmente pelo fato de terem uma opinião positivo entre funcionários e setores, tornando-os mais uniformes e focados no que realmente importa o crescimento da empresa.

Nesta visão, o pensamento de Kurkoski era corretíssimo.  Segundo ele: “Somos pessoas ambiciosas e trabalhadoras. Somos perfeccionistas implacáveis. Nós gostamos de trabalhar juntos e não queremos decepcionar o outro”.

Agora sobre a escolha do nome do projeto foi interessante.  Patel explica que havia copiado a idéia de um amigo que nomeou um dos seus grandes projetos em homenagem aos X-men.  Por isso colocou o nome do projeto em homenagem aos X-men e no fim da fase de pesquisa do “projeto gerente”, surge um nome muito interessante por intermédio da Michelle que brilhantemente sugeriu o “elemento oxigênio”, pois ter um bom gerente é essencial, como respirar, que é à base da vida.

Começaram as pesquisas revisando os dados coletados de ex-funcionários para saber se os mesmos saíram da empresa por problemas de gerenciamento.  Por fim, encontraram evidências de que os gerentes de “nota alta” e os de “nota baixa”, de fato impactavam significativamente no bom andamento do serviço, satisfação e no desempenho.    

A pesquisa também constatou no ano de 2008 que os subordinados dos gerentes de “nota alta” eram mais felizes e a taxa de rotatividade de suas equipes era bem menor se comparadas às equipes com gerentes de nota baixa.  

Com base na pesquisa, a equipe do Pilab concluiu que os gerentes realmente importam e começaram a executar entrevistas qualitativas para descobrirem o que estes gerentes tinham de melhor, o que faziam para gerirem com alta eficiência?  Os entrevistados responderam a perguntas como:    

 - Com que frequência você conversa com seus superiores diretos sobre desenvolvimento de carreira?  

- O que você faz para desenvolver uma visão para sua equipe?

Após estas entrevistas, a equipe do Pilab chegou a oito comportamentos com uns entre os melhores gerentes, entre eles: bom instrutor, expressar interesse pelo sucesso e bem estar dos membros da equipe, ajudar a equipe com o desenvolvimento de carreira e ser um bom comunicador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (107.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com