TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Grupo Globo possui atuação relevante em vários segmentos.

Por:   •  9/5/2017  •  Ensaio  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

Breve Histórico do Grupo Globo

O GLOBO[pic 1]

O Grupo Globo possui atuação relevante em vários segmentos.

O Jornalista Roberto Irineu Marinho começava em 1925 com a fundação do jornal O Globo um dos primeiros segmentos de atuação do Grupo Globo. O vespertino de Irineu se consolidou mais tarde pelas mãos de seu jovem filho, Roberto Marinho.



RÁDIO GLOBO

O Sistema Globo de Rádio foi inaugurado em dezembro de 1944, se tornando rapidamente um sucesso. A Rádio Eldorado e a Rádio Globo foram consideradas o ponto inicial da formação do Sistema Globo de Rádio. Nos anos 1970, com a chegada da frequência modulada, o SGR (sistema globo de rádio) inaugurou a Rádio Eldorado FM e em 1991, entrou no ar a CBN (Central Brasileira de Notícias), primeira a transmitir 24 horas de jornalismo. [pic 2]


EDITORA GLOBO[pic 3]

A Editora Globo foi fundada em 1952, ainda como Rio Gráfica, pois já era usada no Brasil o nome “Editora Globo”. Sendo uma das mais antigas do país, era conhecida por produzir inicialmente histórias em quadrinhos. Em 1986, após a compra da “Editora Globo”, de Porto Alegre, pela Rio Gráfica, a empresa passa a se chamar Editora Globo e torna-se também uma das mais importantes editoras de obras literárias do país.

TV GLOBO[pic 4]

Em 1957, O então presidente Juscelino Kubitschek aprovou a concessão de um canal de televisão à Rádio Globo. Em 1962 Roberto Marinho firma acordo de assistência técnica com o grupo norte-americano Time-Life trazendo muitos investimentos para o crescimento das organizações globo. Porém somente em 26 de abril de 1965, que entrou no ar o canal 4, TV Globo do Rio de Janeiro, com alcance limitado somente ao Estado do Rio de janeiro, dando o impulso inicial para a formação da Rede Globo de Televisão, que segue com a oficialização da compra da TV Paulista por Roberto Marinho com o apoio da norte-americana Time-Life.



SOM LIVRE[pic 5]

A som livre foi criada em 1969 com objetivo de gravar e comercializar as trilhas sonoras das novelas da TV Globo, fortalecendo a música popular brasileira.  Seu fundador é o produtor musical João Araújo. Além de gravar trilhas sonoras de novelas, a Som Livre expandiu sua atuação através de gravações exclusivas de artistas nacionais, estrangeiros e projetos culturais.



FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO[pic 6]

A primeira iniciativa de responsabilidade social criada em 1977 por Roberto Marinho, foi a Fundação Roberto Marinho, uma organização sem fins lucrativos para contribuir com o desenvolvimento dos cidadãos. Voltada para as áreas de educação, cultura, meio ambiente, e patrimônio histórico cultural, a Fundação Roberto Marinho firmou acordos com diversas organizações públicas e privadas, e fundou um canal de televisão destinado para a educação, o Futura.

GRUPO GLOBO ATUALMENTE

Após a morte de Roberto marinho seus filhos assumiram a administração da companhia como nas ilustrações a seguir.

O grupo globo possui a seguinte estrutura corporativa:

[pic 7][pic 8]

CULTURA DO GRUPO GLOBO

O Grupo Globo investe pesado nos seus funcionários, tendo como seu grande diferencial, essa atmosfera diferenciada de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Uma lei importantíssima da cultura globo, é que o segredo de todo seu sucesso, vem de seus funcionários que criam, produzem e distribuem conteúdos de qualidade ao público brasileiro.

Na Essência Globo, o grande princípio dos funcionários é a Paixão por Comunicação, com a contribuição de cada indivíduo, estabelecida por dignidade, respeito e confiança. É com essa paixão e talento, que os profissionais contribuem, para uma majestosa aventura humana e organizacional, com um sentimento de importância e reconhecimento social.

REDE GLOBO DE TELEVISÃO

A TV Globo possui sinal digital distribuído em praticamente todo o território nacional. Sua estrutura é formada através de 5 emissoras principais responsáveis pela produção de grande parte do conteúdo tele dramatúrgico, em parceria com 119 empresas afiliadas em todo o território nacional, que tem como função principal a produção dos telejornais locais entre outras atividades de âmbito mais regional. São mais de 12 mil funcionários diretos e milhares de indiretos, produzindo por ano 3.000 horas de jornalismo e 2.500 horas de entretenimento. Além disso a emissora está presente em 190 países, distribuída por diversas operadoras da Globo Internacional transmitindo conteúdo para brasileiros ao redor do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (227.7 Kb)   docx (762.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com