TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Linux Ubunto

Por:   •  16/8/2018  •  Monografia  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

História

Em 2004, a Canonical Ltd. fundada por Mark Shuttleworth, cria a primeira versão do Ubuntu. Um sistema operativo baseado em Debian (Até então a maior distro de Linux), com o slogan "Linux para seres humanos", pois este sempre foi tachado como difíceis de usar e complexos para aprender. Por isso, seu objetivo era criar um sistema que pudesse competir com os principais no mercado, que mais fácil e simples para o usuário final.

   Mark é Sul-Africano, e deu o nome Ubuntu ao sistema pois significa "Eu sou por que nós somos", uma filosofia de seu país de origem, que descreve bem a ideia dos softwares de distribuição e contibuição livre para a comunidade.

   De ínicio o empresário usava seus próprios fundos, acreditando no potencial do Linux e do software livre. Os CDs de intalação eram enviados para todo o globo, sem custo para o cliente. Assim o Ubuntu cresceu muito rápidamente, se tornando a distro mais utilizada.

   Para manter a distribuição e utilização totalmente gratuita, o sistema utiliza apenas softwares gratuitos, e em sua maioria, de código aberto. Porém com alguns controladores de hardware isso não é possível, pois as fabricantes não liberam.

   Após muitos anos nessa jornada pelo sistema completamente livre, a equipe por trás disso, que mantém tudo funcionando e evoluindo, se encontra em todo o globo, com funcionários trabalhando remotamente.

   Hoje em dia o Ubuntu possui muitas vertentes. O Ubuntu Desktop, que é a versão popular, para uso geral. O sistema com configurações para dar suporte a um servidor, o Ubunto Server. E agora com os serviços de nuvém se tornando cada vez mais necessários, Ubuntu Cloud.

   E agora, há dois anos, vimos pela primeira vez o Ubuntu Touch, a versão do sistema para smartphones. Ela vem com muitas diferenças na experiência que os usuários estão acostumados. Eles opitaram por usar mais gestos que botões, seja físicos ou vistuais. Também possui uma utilidade peculiar, Scopes, que são telas de conteúdo, possibilitando a visualização de mais informações, de mais apps ao mesmo tempo.

   Todas as vertentes do Ubuntu recebem novas versões a cada 6 meses, que são evoluções menores; e a cada 2 anos, que são as maiores, com um suporte também mais. Uma curiosidade é que cada versão tem o nome composto por um adjetivo e um animal, as duas palavras começadas pela mesma letra. Como a 12.10 se chama Quantal Quetzal (O Quetzal Quântico), e a 14.10 Utopic Unicorn (Unicornio utópico).

   O Ubuntu está em 2% de todas as máquinas do mundo, e cresce mais a cada dia. Esse crescimento chamou atenção de grandes organiações, como a Policia Francesa, que em 2005 começou a migração de toda a infra-estrutura para um vertente do Ubuntu, o que os economizaram milhões de Euros, que gastavam com o Microsft Windows. Outra empresa que está contribuindo com o Ubuntu é a Dell, que em 2007 começou a vender computadores com Ubuntu pré-instalados.

Requisitos Minimos Para instalação do Ubuntu

Processador de 1 GHz (Intel Celeron ou melhor);

Memória RAM de 1,5GB (Memória Interna);

Espaço livre no disco rígido de 7GB para instalação;

Unidade de CD/DVD ou uma porta USB para mídia de instalação;

Instalação

De acordo com a arquitetura do seu hardware baixe o arquivo de imagem do Ubuntu.

Para abrir esse arquivo você precisara de um pendrive além disso será necessário baixar o “Universal USB Instaler”.

[pic 1]

Abra o programa e escolha a opção Ubuntu.

[pic 2]

Importe o arquivo.

[pic 3]

Deixe seus drives visíveis e selecione o pendrive.

[pic 4]

 Clique em “create”.

[pic 5]

 Aceite o início do procedimento

Acesse a BIOS de seu PC para habilitar o boot por usb

[pic 6]

Selecione um idioma e clique em instalar

[pic 7]

Se certifique que você está nas condições ideais para instalar o Ubuntu.

[pic 8]

A parte triste

[pic 9]

Sua localização?

[pic 10]

Idioma?

[pic 11]

A partir daí, basta esperar para que o assistente conclua a instalação do Ubuntu e você possa aproveitar todos os recursos dessa avançada distribuição do Linux

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (707.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com