TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PRÁTICA DA DISCIPLINA DE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR(BNCC) APLICAÇÃO DA BNCC

Por:   •  2/5/2021  •  Artigo  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO DE BATATAIS

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

PROJETO DE PRÁTICA DA DISCIPLINA DE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR(BNCC)

APLICAÇÃO DA BNCC

DOUGLAS DE MEDEIROS DE CAMARGO

SAPIRANGA

2021


Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

  1. ENTENDENDO A BNCC

  1.  CONHECIMENTO

A BNCC é um documento muito amplo e orientador. Este documento norteia o aprendizado dentro das habilidades e competências que o aluno deverá desenvolver. O professor tendo como base este documento, deverá manter-se atualizado, procurando adotar uma postura reflexiva sobre seu trabalho.  

  1. REGISTRO

Manter um registro constante e atualizado das práticas usadas como avaliativas e diagnósticas dos alunos ajuda no trabalho do professor. Com estes processos em mãos, a fácil consulta por parte do professor o ajuda a perceber como os alunos estão se desenvolvendo.

  1. COMPREENSÃO  

Compreender que os alunos vivem realidades diferentes e são socialmente desiguais, faz parte de compreender, para assim sabendo desta realidade o professor possa proporcionar uma equidade dentro da sala de aula.

  1. ATIVIDADES

O professor pode e deve fazer atividades, trabalhos e avaliações de forma grupal e individual. Com estas metodologias o professor consegue trabalhar o individualismo e a cooperação mútua.

  1. CONTEMPLAR

Faz parte do desenvolvimento pleno do aluno a cooperação, como já destacado, e para que este desenvolvimento seja evidenciado, colocar o aluno para ser participativo e ativo na comunidade escolar, devemos desenvolver atividades pedagógicas, que comtemplem habilidades e competências como cidadania e comunicação, por exemplo.

  1.   pROGRESSÃO NA BNCC

  1. INTEGRALIDADE

A criança na etapa da Educação Infantil requer de muita atenção do professor, pois nesta etapa do seu desenvolvimento há muitas habilidades e competências que deverão ser desenvolvidas. Pensando neste desenvolvimento o professor deve estar sempre atento a BNCC e suas atualizações.

  1. EMPATIA

Nesta etapa, a elaboração de qualquer trabalho avaliativo ou diagnóstico, o professor deve elevar a sua empatia. Desta forma ele busca compreender e se colocar no lugar do aluno e, assim o aluno vai se sentir mais acolhido e irá entender os resultados, mesmo que negativo ele saberá que terá formas de melhorar.

  1.  COLABORAÇÃO

Parte do resultado positivo no que diz respeito ao aluno, está a colaboração e trabalho em rede. Na busca pela excelência o professor deve buscar contato não só com seus colegas, mas também com parentes dos alunos, traçando assim metodologias de trabalho.  

  1.  COERÊNCIA

Nesta etapa o professor deve ser coerente com a BNCC. Desenvolver as habilidades e competências descritas, proporcionando ao aluno uma transição tranquila junto de sua família, firmando assim os laços entre escola e família.  

 

  1.  DIÁLOGO

A busca pelo diálogo constante com a família faz parte da estratégia de estreitar os laços, de desenvolver um aluno pleno em conjunto para que não haja ruptura nas etapas da educação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com