TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base Nacional Comum Curricular

Por:   •  21/3/2017  •  Ensaio  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 3

Tema - A Base Nacional Comum: uma discussão necessária

Qual é a importância deste documento e como ele deverá ser utilizado pelo psicopedagogo na busca do desenvolvimento da aprendizagem?

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com sua 2ª versão datada de abril de 2016, em proposta preliminar, elaborada e revista, por diversos membros atuantes na área da educação, conta também com a participação da sociedade do país, através do portal da Base. O documento orienta a elaboração de propostas de parâmetros curriculares para a Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Contemplando os Direitos e objetivos da aprendizagem e desenvolvimento, isto é, o direito e o acesso a aprendizagem para todos com equidade, considerando os aspectos integrais do indivíduo: social, físico, afetivo, emocional e cognitivo.

O BNCC se fundamenta na Constituição Federal, LDB, Política Curricular Nacional e Diretrizes Curriculares e se agrega a quatro políticas Nacionais: de formação de professores; de materiais e tecnologias educacionais; de infraestrutura escolar; de avaliação na educação básica. A articulação destas políticas irá assegurar a educação para todos, a educação especial e a inclusão, a diversidade e o ensino com qualidade.

O documento mostra sua importância, pois mudará o cenário atual da educação, propondo uma renovação, reorganizando o trabalho na educação e acessibilidade para inclusão, e para que não haja déficit no programa, reúne as três esferas do governo – Município, Estado e União.

Trata-se de definir parâmetros claros para a educação básica, com objetivos mais detalhados e concretos para melhor orientação do planejamento dos currículos, para garantir os conhecimentos essenciais em todas as etapas de escolarização. Porém, haverá espaços diversificados de autonomia para as escolas definirem conteúdos específicos para atender a necessidade de acordo com a geografia, cultura e perfil dos estudantes.

Compreendendo a mudança necessária na contemporaneidade, de acordo com a sociedade da informação, onde não há espaços para o mecanizado, sem espaços para a diversidade e sim um espaço que se contemple as diferenças, democratização do acesso ao conhecimento e com oportunidade de igualdade para todos, o que também é um grande desafio para nossa sociedade; mudança convencional da educação.

Na instituição escolar esta transição pode ser complexa, pois a mudança no sistema pode gerar dúvidas e resistências entre atuantes da educação, assim acredito que seja de grande importância neste momento o trabalho do psicopedagogo para trabalhar com os envolvidos no processo para minimizar este impacto, trabalhar as inseguranças, mobilizando para um trabalho operativo

O BCNN, padronizando uma porcentagem do conteúdo para elaboração do currículo e dispensando outra porcentagem como escolha de acordo com cada unidade escolar, contribui para o trabalho preventivo do psicopedagogo na educação escolar, pois este pode auxiliar no desenvolvimento de recursos educacionais e estratégias para uso eficaz na interface professor-aluno-escola-família. Ampliando tempo para definir competências gerais e inovadoras no planejamento curricular em consonância com o PPP. Assim, como resultado desta interação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com