TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Por:   •  21/4/2019  •  Resenha  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  1.184 Visualizações

Página 1 de 5

Com base nas leituras empreendidas até aqui e na pesquisa sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) responda as questões a seguir. Lembre-se que as respostas devem ser fundamentadas teoricamente.

1) Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, como a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada?

Basicamente, a organização curricular da educação Infantil na BNCC subdivide as crianças em três grandes grupos:

Bebês de 0 a 1 ano e 6 meses;

Crianças bem pequenas de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses;

Crianças pequenas de 4 anos a 5 anos e 11 meses. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2018)

Cada grupo desses corresponde as fases que todas as crianças passam no ambiente escolar, é importante mencionar que em cada grupo é esperado que se trabalhe determinados aspectos com as crianças, assim como já era defendido por Jean Piaget em sua teoria, na qual ele explicava que para que ocorresse de fato a aprendizagem seria necessário que anteriormente tivesse acontecido o desenvolvimento biológico, dessa forma, em cada estágio da vida humana, a pessoa (criança, inicialmente) é capaz de aprender determinadas tarefas e conforme vai superando o desenvolvimento, cada estágio fica mais complexo.

Dessa maneira, a BNCC também determina que em cada idade sejam trabalhados aspectos que correspondem ao que a criança daquela idade consegue absorver, aprender e desenvolver.

2) Entendendo que as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos (Resolução CNE/CEB nº 7/2010), sinaliza os desafios à elaboração de currículos para essa etapa de escolarização, de modo a superar as rupturas que ocorrem na passagem não somente entre as etapas da Educação Básica, mas também entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais. Como está estruturada a BNCC do ensino fundamental?

A organização da BNCC do ensino Fundamental está basicamente estruturada da seguinte maneira:

I) Linguagens:

a) Língua Portuguesa;

b) Língua Materna, para populações indígenas;

c) Língua Estrangeira moderna;

d) Arte; e

e) Educação Física;

II) Matemática;

f) Ciências da Natureza;

g) Ciências Humanas:

a) História;

b) Geografia;

h) Ensino Religioso. (CORDÃO. 2010, p.4)

Existiu uma preocupação durante a elaboração da Resolução CNE/CEB nº 7/2010 (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos), voltada as passagens dos alunos da Educação Básica para o Ensino Fundamental, assim como dos anos iniciais para os anos finais do próprio Ensino Fundamental.

É necessário que o percurso da aprendizagem seja continuo aos alunos e para que isso se torne real, foi determinado que é necessário reconhecer o conhecimento que o aluno já traz antes de iniciar o Ensino Fundamental e também retomar a ludicidade com a qual o aluno já estava mais acostumado a lidar anteriormente em seu dia-a-dia. (CORDÃO, 2010, p.8)

O Artigo 30 da Resolução mencionada acima, determina o que os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:

I – a alfabetização e o letramento;

II – o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, a Literatura, a Música e demais artes, a Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, da Ciência, da História e da Geografia;

III – a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro. (CORDÃO, 2010, p.8).

3) Faça uma análise de ambas as propostas curriculares, indicando pontos favoráveis e pontos desfavoráveis da BCNN. Sua análise trazer como referência pelos menos dois artigos que tragam visões distintas sobre o BNCC, ou seja, fundamentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com