TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Por:   •  7/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

1 Desenvolvimento

1.2 Finalidades da BNCC

   A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação, ela é o ponto de partida para a construção de um currículo, ao organizar e articular as habilidades a serem ensinadas ao longo da educação. Portanto, a respeito desse documento é possível constatar que a BNCC é o currículo para a educação infantil; o currículo para o planejamento do professor enfim o currículo é para todas as escolas em geral.

   Neste documento determina que essas competências, conteúdos e habilidades devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens estejam, de onde moram ou estudam. A BNCC deve ser seguida em todas as escolas seja pública ou privada, dessa forma, espera-se reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil, aumentando a qualidade do ensino no país. A Base Comum Curricular   também tem como objetivo formar estudantes com conhecimentos e habilidades consideradas fundamentais para o seu desenvolvimento e formação no futuro, estimulando as práticas pedagógicas e a modernização dos recursos utilizados, promovendo a atualização do grupo de professores e das instituições de ensino.

1.3 Fundamentos legais

   A BNCC e os Professores formam uma dupla para ajudarem os alunos a se

desenvolverem e a criarem suas identidades. Então os fundamentos legais são o compromisso com a formação e o desenvolvimento intelectual, físico, social, afetivo, moral, simbólico e ético. O Comprometimento com a educação de seus alunos independentemente da duração da jornada escolar de cada instituição.  As competências buscam a construção humana completa e a formação de uma sociedade mais consciente, democrática e inclusiva.

   As construções dos métodos de ensinos educativos estão sempre ligadas: as necessidades, possibilidades e interesses dos alunos e sem falar nos desafios que são encontrados em meio a sociedade, onde o professor buscar formar pessoas autônomas e capazes de se servir dessas aprendizagens colocadas em suas vidas. E para isso o educador deve definir suas competências cognitivas onde ele deve dominar e valorizar os conhecimentos formados encima do lugar que vive socialmente e culturalmente para poder explicar e assumir a consciência crítica, a responsabilidade, e atitude proativa. E nas competências comunicativas deve-se trocar ideias, informações em diferentes contextos, e experiências com bases nos conhecimentos das linguagens oral e escrita ou verbo-visual (como Libras), corporal etc. que mostrem o entendimento entre ambas as classes. E com as Competências pessoais e sociais: primeiramente se conhecer, se avaliar e de cuidar de si próprio estar sempre exercitando, a cooperação, a conversa, a compreensão e o respeito por todos que os rodeiam sem extinção de cor, raça ou classe social. A competência geral serve como um todo para as definições de competências para cada área e cada componente, formando um caminho até os objetivos de aprendizagem que serão alcançados por quem os procura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com