TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE SISTEMAS

Por:   •  14/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

1 Tema

O proposito deste projeto é desenvolver um sistema para controle e gestão de clinica medica.

1.1 Objetivo do Projeto

O projeto tem o objetivo de inserir um sistema  que  otimize e dê praticidade ao dia a dia de uma clínica médica, auxiliando no cadastro de pacientes, médicos e no controle das consultas e tratamentos realizados.

1.2 Delimitação do Problema

O projeto visa o desenvolvimento de um sistema que auxilie uma clínica médica a controlar questões como:

Cadastro de pacientes.

O usuário terá maior agilidade ao efetuar o cadastro ou alterar os dados dos pacientes atendidos na clínica.

Cadastro de médicos.

O usuário poderá cadastrar os médicos que atendem nesta clínica e separá-los por sua especialidade.

Gerenciamento de consultas e tratamentos.

O agendamento de consultas e a realização de tratamentos terão um maior controle sobre datas, horários. E uma maior organização em relação aos pacientes e médicos.

Gerenciar as internações.

O usuário terá um maior controle sobre as informações dos pacientes internados, referente a enfermidade tratada e o quarto onde está.

1.3 Justificativa da Escolha do Tema

A elaboração deste projeto visa automatizar a rotina de trabalho de uma clínica médica, onde atualmente, todo o trabalho é feito através de fichas e prontuários físicos. Com isso, os processos executados no dia a dia, como: cadastros de pacientes, novos médicos contratados, realização de consultas, tratamentos e internações ficarão mais organizadas e dinâmicas, atenuando o tempo de execução dos processos diários.

1.4 Método de Trabalho

Para o desenvolvimento deste sistema será usado um software chamado NetBeans IDE 8.2, utilizando a linguagem de programação Java. A utilização deste software auxiliará bastante na visualização do que será implementado.

Para armazenagem de dados será utilizado o banco de dados MySQL, sendo gerenciado pelo software SQL Server Management Studio.


Usuários do Sistema

O sistema pode ser utilizado por toda clínica médica que possua uma ou várias especialidades e diariamente atenda seus pacientes realizando consultas, internações e tratamentos.

Destinado às secretárias que farão o cadastro dos pacientes, agendamento de consultas. E aos médicos para que possam controlar o tratamento de seus pacientes.


Desenvolvedores do Sistema

O sistema será desenvolvido pelo aluno Renan Adriano dos Santos, responsável por todo o projeto.

Requisitos do Sistema

Este projeto consiste em criar software que permite o gerenciamento de novas consultas, retornos, tratamentos, prontuário do paciente. E também o cadastro de pacientes e médicos. Para isso, o sistema deverá atender alguns requisitos como:

  • O cadastro de médicos.
  • O cadastro de pacientes.
  • O agendamento de consultas.
  • Controlar as internações realizadas na clínica.
  • Permitir ao médico e suas secretárias visualizar uma agenda que relaciona todas as consultas agendadas e os horários disponíveis.
  • Controlar o início e fim de um tratamento.

Protótipo

Neste capitulo serão mostradas as telas do sistema e suas funcionalidades para um melhor entendimento.

A tela exibida na imagem 1 (Cadastro Paciente) será utilizada pelas secretárias, onde será efetuado o cadastro dos pacientes. Essa ação será necessária para agendar uma consulta para o paciente. Após o preenchimento de todos os campos corretamente, ao clicar no botão “Cadastrar”, o sistema exibirá uma mensagem informando que p cadastro foi efetuado com sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com